sábado, 15 de abril de 2017

De Sintra a Cascais, por serras e vales encantados

Para sábado de Páscoa, os Novos Trilhos agendaram uma caminhada linear ligando Sintra a Cascais. Embora conhecendo a quase totalidade do percurso, uma travessia deste género é sempre sedutora.

Sintra, 15.04.2017, 09h27 - Tinha começado uma travessia até Cascais, no Sábado de Aleluia
Com passagem por lugares emblemáticos, como a Ermida e o Miradouro de Santa Eufémia, a caminhada iniciou-se no já habitual Parque da Liberdade, no vale abaixo do Palácio da vila, em Sintra. Dado tratar-se de uma caminhada linear, alguns carros ficaram em Cascais, outros em Sintra. Uma caminhada sem grandes histórias para contar ... mas um belo sábado, primaveril e soalheiro, subindo e descendo a serra, descendo o vale encantado do Rio da Mula, passando pela Quinta do Pisão, para chegar a Cascais ao longo do vale da Ribeira das Vinhas ... e, como sempre, com muito convívio pelo meio.


Ermida e Miradouro de Santa Eufémia
Descida para a Barragem do Rio da Mula
Belos troços da serra, entre o Rio da Mula e a Quinta do Pisão
A Quinta do Pisão situa-se no sopé da serra de Sintra. Constitui actualmente um Parque de Natureza administrado pela Câmara de Cascais, com 450 hectares de área totalmente inserida no Parque Natural de Sintra-Cascais. A quinta pretende a salvaguarda do património ecológico, cultural e histórico, perpetuando uma interacção produtiva entre a actividade humana e o espaço natural.

Foto de grupo, junto à Eira dos
Fornicos, na Quinta do Pisão
Antes das três e meia estávamos em Cascais, ao fundo da Ribeira das Vinhas, com 21 km percorridos desde Sintra. Os habituais votos de Boa Páscoa ... e até às próximas "aventuras"... 😊

Ao longo da Ribeira das Vinhas
Ver o álbum completo

Sem comentários: