domingo, 17 de novembro de 2013

Nas faldas da Gardunha ... na senda dos Míscaros

Alcaide é uma bonita aldeia, no sopé da Serra da Gardunha, com uma vista espectacular sobre a Cova da Beira. De há alguns anos a esta parte, a Liga dos Amigos do Alcaide organiza um dos mais conceituados festivais gastronómicos do Concelho do Fundão - "Míscaros - Festival do Cogumelo".
Ora, no calendário de actividades da minha "família" caminheira, a caminhada de Novembro estava agendada precisamente para as terras da Gardunha, com aquele Festival como tema central. Duas caminhadas, uma na encosta sudeste da serra, à volta da bonita vila da Soalheira, e outra na encosta nordeste, centrada na aldeia de Alcaide, onde desde sexta feira decorria o já referido festival.
E assim, antes das onze da manhã de ontem, estávamos a iniciar a primeira jornada deste fim de semana micológico, junto ao apeadeiro da Soalheira. Depois de alguma chuva que viemos a saber que tinha caído nas horas anteriores, a Gardunha mostrou-se bem colorida, coberta apenas de início por um manto de nuvens brancas que escondiam os seus cumes. O frio ... esse era bem maior do que este outono tem sido até ao presente. Na Estrela já haviam caído as primeiras neves...

Começou a caminhada, com a Gardunha em pano de fundo
O almoço foi em S. Fiel ... a recordar-nos o "mágico" Festival de sagração ao Solstício que eu e a minha parceira ali vivemos em Junho. As cores da Gardunha eram agora contudo as do Outono.

S. Fiel em tons de Outono
Antes das três da tarde estávamos a entrar na vila da Soalheira ... terra natal do dinamizador desta caminhada. E que bem sabe sentir-lhe o amor pela sua terra, posto no empenho de organização, nas palavras ... nas surpresas: finda a caminhada, na Misericórdia da Soalheira, não só tinha mobilizado um mega magusto que estava no programa, como nos brindou a todos com uma exibição do Grupo Coral da Soalheira! A música da Beira Baixa, a música popular portuguesa, a música do grande Arlindo de Carvalho voltou a encantar-nos, tal como já nos encantara no Solstício.

A Soalheira está à vista ...
... cai a tarde ...
... e chega o Canto (Grupo Coral da Soalheira)
Alcaide, 21:15h - Míscaros ... o festival do cogumelo!
À noite, já na aldeia de Alcaide, passeámos pelas habituais tasquinhas, tradicionais neste tipo de eventos, ao som dos bombos e gaitas de foles das arruadas. Um belo sábado, uma bela caminhada, um belo convívio ... com queimada galega!
Para terminar ...
uma bela queimada!
17.Nov. - Passeio micológico, sob a orientação do Engº Gravito Henriques
Hoje, domingo ... era o dia da integração nas actividades dos "Míscaros - Festival do Cogumelo". Começámos por um "passeio micológico", orientado pelo Eng.º Gravito Henriques, especialista que nos descreveu os cogumelos um por um, ensinando a distinguir frades, tortulhos e míscaros e quais os cuidados a ter com os cogumelos silvestres. A "caminhada" reduziu-se a uns curtos dois quilómetros e pouco, mas, para além dos ensinamentos do Engº Gravito, permitiu admirar as espectaculares cores outonais da encosta nordeste da Gardunha.

Cores outonais, nas encostas do Alcaide
De regresso à aldeia de Alcaide ... esperava-nos um mega almoço de arroz de míscaros, confeccionado pelos alunos da Escola de Hotelaria do Fundão. E ...estava divinal! De novo ao som dos bombos, gaitas, flautas e vozes ... aquele almoço e as horas que se seguiram nas ruinhas e tasquinhas marcariam o fim deste belo fim de semana em terras da Gardunha ... as terras onde um dia eu cheguei a pé, vindo das terras da Malcata e da "minha" Vale de Espinho...

Um mega almoço com
um belo arroz de míscaros!
Nas faldas da Gardunha
(Álbum completo)

Sem comentários: