quarta-feira, 25 de setembro de 2013

De S. Pedro de Palmela a S. Lourenço de Azeitão

No primeiro dia de uma chuva benfazeja, com vários amigos e amigas das fragas das terras entre Tejo e Sado, lançámo-nos ao caminho de Palmela a Azeitão, numa primeira etapa dos trilhos místicos da tradição dos "círios" a Nossa Senhora do Cabo Espichel, ou Nossa Senhora da Arrábida.
Castelo de Palmela, 25.09.2013, 9:15h
No Castelo de Palmela avistámos o Sado, envolto na magia de um início de manhã em que o Sol e as nuvens a prometer chuva lutavam tenazmente. Lá estava a velha Igreja de Santiago, um Santiago Matamouros bem documentado na estatuária e baixos relevos ali depositados. Depois, já no Largo do Município encontrámos a Igreja de São Pedro, da qual verdadeiramente partimos para a jornada a que nos propusemos, ao longo dos moinhos da Serra do Louro.

O Sado
mágico...
Moinhos da Serra do Louro
A primeira parte desta caminhada coincidiu praticamente com o percurso da "marcha" entre Castelos, quando em Novembro do ano passado ligámos Palmela a Sesimbra. Enquanto que nessa longa jornada seguimos a cumeada da Serra de S. Francisco, agora virámos contudo para sul, já que a passagem entre os montes de São Simão e São Francisco se fazia em solo do Morgado de Alcube e era conhecida por Portela da Cruz, por ali ter sido erigido um cruzeiro por Vasco Queimado de Vilalobos, a que se chamou Cruz das Vendas.

Ao longo da encosta sul da Serra de S. Francisco
Pequena ponte sobre
Ribeira de Alcube
"Catedrais"...
E foi precisamente ao longo de autênticas "catedrais" que percorremos parte do curso da Ribeira de Alcube, até à Quinta do Alcube ... e aos saborosos néctares que ali se podem apreciar.

Quinta do Alcube
Capela de Alcube ... em auto-retrato...
Já numa tarde de chuva miudinha, pelo Moinho do Cuco e Casal dos Cortiços chegámos a Vila Nogueira de Azeitão, onde o largo central e a Igreja de S. Lourenço marcaram o términus desta jornada pedestre ... em dia de chuva benfazeja.

Campos regados pelas primeiras chuvas de outono...

E entramos em Vila Nogueira de Azeitão, com 19 km percorridos

Sem comentários: