sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Da nascente ao Sabugal, preparando a Grande Rota do Vale do Côa

Há apenas 3 ou 4 dias, estava muito longe de voltar já à "minha" Vale de Espinho ... mas a vida é feita das fragas que de repente nos surgem! A Associação Transumância e Natureza,  sediada  em Figueira
Lameirão, 31.01.2013 - Vai começar a preparação da GR
de Castelo Rodrigo, ia começar ontem, 31 de Janeiro, os trabalhos de campo de reconheci-mento para um percurso pedestre de Grande Rota (GR) ao longo do Côa. A minha descida pedestre do Côa no concelho do Sabugal chamou-lhes a atenção ... e a proposta de colaboração tornou-se-me irrecusável.
A Grande Rota do Vale do Côa é um projecto promovido pela Associação de Desenvolvimento Regional Territórios do Côa e já conta com 30 km marcados, entre Cidadelhe e Castelo Melhor. O renovado percurso pretende-se agora que se estenda ao longo de cerca de 200 km, entre a nascente e a foz do Côa, atravessando os concelhos do Sabugal, Almeida, Pinhel, Figueira de Castelo Rodrigo e Vila Nova de Foz Côa.
E eis que as águas do Côa brotam para uma longa viagem
Participei assim, como colaborador e de certo modo como guia, nos dois primeiros dias de levantamento de dados de campo para aquela Grande Rota, entre a Serra das Mesas e o Sabugal. Imperativos da minha agenda sempre recheada não me permitem mais ... mas estes dois primeiros dias eram, naturalmente, os que mais me diziam.
Começámos no Lameirão dos Foios. Embora a nascente do Côa seja um pouco mais abaixo, o lençol freático do Lameirão é contudo seguramente a origem natural do Côa e do Águeda, o seu rio irmão. Como é evidente, a projecção e futura marcação de um percurso pedestre é diferente de uma caminhada que se faz a solo, ou com meia dúzia de amigos. O percurso da Grande Rota nunca poderia ser exactamente o mesmo que segui naquela "descida pedestre", dadas as múltiplas propriedades privadas, por exemplo. Aproveitámos assim o mais possível os velhos caminhos rurais, estudando um ponto ou outro de necessária limpeza de matos ou de eventual colocação de poldras para atravessar as ribeiras, por exemplo.


Estes dois dias de reconhecimento foram assim duas jornadas de acompanhamento do Côa, mas também duas belas jornadas em que conheci uma equipa dinâmica e dedicada, com quem gostei sinceramente de colaborar. A Grande Rota do Vale do Côa vai seguramente ser um êxito.
Aqui fica o registo fotográfico mais completo, bem como o percurso utilizado nestes dois dias, entre o Lameirão dos Foios e a cidade do Sabugal.

Sem comentários: