sábado, 28 de janeiro de 2012

Canhão Cársico da Ota

Um amigo desafiou-me para uma caminhada com um pequeno grupo, na zona do canhão cársico da Ota. Zona na qual só conhecia estradas - e mesmo assim mal - não fazia ideia de que ali houvesse tanta natureza para apreciar e desbravar. O canhão é um vale encaixado do Rio da Ota, afluente  do Tejo, que
Olhos de Água da Ota, 28.01.2012 - Início da caminhada
resulta do encaixe por epigenia do curso do rio no maciço calcário que deu origem à serra da Ota.
Uma caminhada próxima de Lisboa, numa zona desconhecida para mim, com um pequeno grupo de amigos ... e rapidamente aceitei o desafio. E em boa hora o aceitei... J
Assim, às 9 da manhã estávamos 9 caminheiros a encontrar-nos junto à igreja e aos Olhos de Água da Ota. E rapidamente nos pusemos em marcha, subindo o curso do Rio da Ota ... nem sempre com uma progressão muito fácil, conforme as fotografias documentam... J. As íngremes encostas do canhão, por vezes com as típicas cascalheiras deste tipo de formações, ofereceram-nos contudo belas perspectivas do rio e do seu profundo vale. À medida que subíamos, a Serra de Montejunto ia surgindo como pano de fundo.

Primeira travessia...
A progressão nem sempre era fácil ...
... mas permitia
desbravar maravilhas
E já em boa "estrada" ... J
Já em terreno mais acessível, chegámos à entrada da aldeia de Bairro. Daí à Atouguia das Cabras o andamento foi rápido ... e chegou a hora de repôr energias.

Aldeia de Bairro
Atouguia das Cabras, 13h ... horas de almoço
Depois do almoço ... há que subir! O próximo objectivo era o Monte Redondo, uma elevação redonda, como o nome indica, cujo cume se encontra a 212 metros de altitude, 100 metros acima da base. Subi-lo foi fácil, por estradão empinado ... mas descê-lo já o não foi tanto...; houve que abrir caminho pelo meio do carrasco e do tojo!

A Serra de Montejunto imponente!
Os "oito magníficos" no cume do Monte Redondo ...
... de onde a descida seria épica ... J
        Daqui até que parecia fácil...
Belas formações        
E estamos quase de regresso à Ota
Agora em direcção sudoeste, cruzámos a velhinha EN1 e pouco depois das 16:30h estávamos a descer de novo para o Rio da Ota. Às cinco ... estávamos nos Olhos de Água.

De novo junto ao Rio da Ota
E cá estamos quase no ponto de partida. Bela jornada!
Esta foi sem dúvida uma bela caminhada. Palmilhámos sensivelmente 18 km ... nem sempre fáceis. Excelente grupo, excelente equipa, excelente jornada de convívio ... e às portas de Lisboa. Mas antes do regresso à capital, o convívio terminou com um "pica-pau" e "companhia", num Snack de beira de estrada, em Cheganças. E qual não é o nosso espanto e ainda mais o delas ... quando a proprietária do snack e uma companheira do nosso grupo chegaram à conclusão que tinham sido colegas de escola! E que não se viam há 20 anos!
Obrigado, Companheiros! Foi a primeira vez que caminhei com vocês ... não será seguramente a última!

1 comentário:

Gambuzina disse...

Excelente o teu relato!! Muitos Parabéns!!! Foi óptimo partilhar os trilhos de sábado contigo e com o restante grupo de caminheiros!!
Beijinho e até uma próxima... Tockandar!!! :)