segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Regresso ao Gerês e à Serra Amarela (2)
26 de Novembro

Depois da caminhada solitária de sexta feira, sábado era o grande dia de conhecer a White Angel, de rever o Narciso e o Vítor, de conhecer os outros amantes do Gerês, tal como relatei no post anterior. Conforme previamente combinado, às 8:30h estava junto à ex-Bracalândia, em Braga ... e de
Serra Amarela, 26.11.2011
Obrigado White Angel !
uma meia dúzia que pensei que fôssemos vejo chegar 15 participantes para a jornada de montanha. Logo ali me senti "em casa", sentindo o calor de uma amizade nascida nas malhas das redes sociais e dos blogues, ligados por uma paixão comum: o Gerês! Obrigado a todos, mas um obrigado muito especial à Dorita (aka White Angel), por ter sido o elo de ligação e pela confiança em incluir-me neste grupo, que adorei sinceramente. Tive pena de não conhecer alguns outros apaixonados e apaixonadas pelo Gerês que não puderam estar. Tive pena que a minha "cabritinha", companheira de tantas fragas e pragas tantas vezes vividas, também não pudesse ter ido. Mas esta primeira partilha foi seguramente ... apenas a primeira.
Portela do Homem, 26.11.2011, 9:50h
E partimos, nos carros disponíveis ... rumo ao Gerês e à Portela do Homem. Só então soube mais ou menos o percurso que íamos fazer, na Serra Amarela. Ao longo da cumeada fronteiriça, ora do lado português ora do lado galego ... ia ser uma caminhada muito semelhante à que fiz sozinho em Maio de 2010 e onde guiei a minha "família" Caminheira em Junho também de 2010. Mas uma caminhada vale pela caminhada em si, pelos trilhos e pelas fragas que trilhamos, pela comunhão com a Natureza, pela catarse que aquela nos proporciona ... mas uma caminhada em grupo vale também, e muito, pelo são convívio e camaradagem, pelas amizades que se estabelecem e fortalecem, pelo enriquecimento que essa amizade e essa partilha nos dá. E foi esse são convívio, amizade e partilha que encontrei e vivi neste sábado! O facto de já conhecer a maior parte do percurso que fizemos, em nada diminuiu a alegria e o bem estar que senti, partilhando uma paixão comum, com pessoas que, nalguns casos, me parecia conhecer há anos, lendo nelas sensações e emoções idênticas às minhas, à minha ligação ao Gerês, à Natureza em geral, aos horizontes largos, aos "paraísos perdidos" que ainda nos restam.
Pouco antes das 10h estávamos a subir o estradão do Cabeço de Palheiros e da Chã da Broca. A bom ritmo, meia hora depois estávamos a passar a linha de fronteira e a entrar na Galiza. Os marcos fronteiriços do 63 ao 60 marcaram a progressão ... com o 60 no cume da Cruz do Touro. Para trás ficava a panorâmica do vale do alto Homem e da barragem de Vilarinho das Furnas, com o Pé de Cabril a dominar ... e a recordar-me que um dia antes tinha lá estado no alto.

Barragem de Vilarinho das Furnas vista do Cortado do Calvo
Dois blogueiros apaixonados pelo Gerês... J
No "ataque" à Cruz do Touro
A Cruz do Touro ficou para trás...
Progredindo para poente, em direcção à Louriça, era meio dia quando parámos nas Eiras, à vista do vale do Rio Cabril e do Ramisquedo. A paisagem que eu conhecia, de pouco antes do trágico incêndio de 2010, já não era a mesma, mas a serra felizmente já foi recuperando um pouco a sua riqueza e a sua beleza ... enquanto as mãos criminosas não destruírem de novo os paraísos que alberga.
Só dali saímos ... às 4 e meia da tarde! Mais de quatro horas de um almoço frugal, também ele partilhado, mas também e fundamentalmente de comunhão com a montanha, com as amplas panorâmicas que nos envolviam, num dia de esplêndida visibilidade. A nascente, o vale do Homem; ao fundo via-se a Nevosa, mais ao fundo a Fonte Fria. Para norte, o vale do Lima, as povoações galegas a nascente e as já lusas a poente, com o morro imponente da castreja Pena de Anamão a destacar-se no horizonte. O poente, dominado pela Louriça, num poente que prometia o espectáculo a que viríamos a assistir. E, a sul, a encosta que desce para Vilarinho, com o Pé de Cabril do lado de lá do vale.

Convívio, amizade e alegria,
numa envolvência deslumbrante
Três elementos de uma "longa história" de há 3 anos... J
... com a White Angel que agora os abençoa...
Ao fundo vê-se a Nevosa
Que melhor convite pode haver ao sonho e à meditação?...
Mas aquelas 4 horas foram também de convívio, de brincadeiras, de partilha de saberes, de construção de amizades, de entrega, de dar e receber; e ... até houve quem jogasse às cartas! Quando saímos, sabíamos bem que o regresso iria ter uma componente nocturna, componente que foi um espectáculo de cores, num magnífico pôr do Sol sobre a barragem de Vilarinho das Furnas. Esta descida das Eiras foi o único troço da caminhada que eu pessoalmente não conhecia: ao contrário de 2010, descemos directamente para o final do estradão inacabado da encosta sul da Serra Amarela, o que nos permitiu avançar depois a bom ritmo. Ao longo do estradão, de regresso à Portela do Homem, sucederam-se os muitos momentos de contemplação, de fotografia, primeiro com as cores e as sombras do pôr do Sol, depois com a noite cerrada que nos cobriu durante ainda uns bons 20 a 30 minutos. Eram 18:15h quando todos estávamos de novo reunidos na Portela do Homem.

E vamos
regressar
O grupo completo desta jornada: os 16 elementos humanos, com o elemento canídeo, igualmente excelente caminheiro!
E o dia declinava, com o Pé de Cabril sempre a dominar-nos
Barragem de Vilarinho das Furnas
Portela do Homem, 18:20h - Em fim de caminhada, uma lição de constelações
Serra Amarela, com o CMB
(álbum completo)

E este belo sábado chegou ao fim, não sem uns momentos finais de convívio, num café junto às pontes de Rio Caldo. Depois, foi o regresso a Braga e as despedidas. Mas não foi seguramente um adeus ... foi só um até breve! Mais uma vez ... obrigado companheiros! Um dia, qualquer dia, voltaremos a caminhar juntos no Gerês ... ou onde a montanha, o verde, os sons do silêncio nos levarem!

2 comentários:

Lírio disse...

Amigo! Que belos momentos esses, e como gostaria de poder estar também convosco!!
Adoro essas fotos na montanha no final do dia, em que só se vê os contornos e as sombras e essas neblinas divinas!! É lindo :)

Um grande abraço

Lírio e Orion

White Angel disse...

Um dia excepcionalmente Feliz... acho que me foi muito difícil esconder essa alegria e felicidade que sinto e que por vezes nem eu consigo explicar...
:)

Um dia que irei recordar por muitos tempos...

Beijinhos até breve