sábado, 19 de março de 2022

As “Linhas” no mar de vinhas (Torres Vedras)

Uma semana depois de ter chegado a Santiago de Compostela, no meu Caminho de Inverno, participei com a minha estrela e demais Caminheiros Gaspar Correia na actividade do 37º aniversário do Grupo. A actividade decorreu na zona de Torres Vedras, interligando o contexto das Linhas de Torres com a paisagem humanizada das vinhas, numa zona sobejas vezes percorrida nas minhas deambulações.

Torres Vedras vista do Forte de S. Vicente, 19.Março.2022, 9h20
Rumo ao Varatojo ... pelo mar de vinhas entre os fortes das Linhas...
Começámos por uma visita ao Forte de S. Vicente e ao Forte dos Olheiros, iniciando depois a caminhada em direcção ao Convento do Varatojo. O Convento do Varatojo é um mosteiro franciscano, fundado por D. Afonso V em 1470, em cumprimento de uma promessa que havia feito a Santo António, pedindo auxílio para as campanhas do Norte de África. Creio que nunca tinha entrado no Convento, que hoje visitámos antes do almoço volante do grupo, junto ao mesmo.
Convento do
Varatojo, 11h20
Belos interiores e
claustros do Varatojo
A minha "franciscana" sai do Convento do Varatojo, para o almoço volante dos Caminheiros 😄
À semelhança de outras "aventuras" naquela zona, depois do almoço o "mar de vinhas" levou-nos ao Castro do Zambujal, onde tivemos uma detalhada explicação sobre aquele povoado fortificado, cujas origens remontam ao 3º milénio aC, pelo historiador Joaquim Moedas Duarte, da Associação para a Defesa e Divulgação do Património Cultural de Torres Vedras (ADDPCTV).
Rumo ao Castro do Zambujal, pelo "mar de vinhas" que caracteriza esta região vinícola
Castro do Zambujal, 14h00
E do Castro do Zambujal regressámos a Torres Vedras, de novo coma paisagem das vinhas em redor e entrando pelo Bairro das Alminhas. Depois ... depois seria a comemoração do aniversário do Grupo, que decorreu bem animada, no Restaurante "Papafina", no centro mesmo da cidade torrejana. 37 anos de actividade, com membros fundadores ainda activos ... não é para todos... 😊

Regresso a Torres Vedras, pelo "mar de vinhas" a poente da cidade

Clique no mapa para ampliar
ou aqui para ver no Wikiloc
Comemoração do 37º Aniversário do Grupo de
Caminheiros Gaspar Correia

1 comentário:

José vaz disse...

Mais uma atividade muito boa e muito bem relatada e ilustrada