quinta-feira, 10 de março de 2022

De Ponferrada a Santiago, pelo Caminho de Inverno (3)

Polos Camiños máxicos dunha Galicia máxica...

Terça feira, 8 de Março, sétimo dia de Caminho. A Stella que o destino pôs no meu Caminho tinha-me dito, na véspera, que sairia cedo; "você logo me apanha", disse. Também saí cedo do Hostal Gamallo, em Chantada, já com o pequeno almoço tomado ... e este foi o dia em que tivemos de tudo: chuva, neve, granizo, Sol ... e, no final ... uma doce e amena confraternização, no albergue de Rodeiro.
Mais um verdadeiro Despertar dos Mágicos, pouco depois de sair de Chantada, 8.Março.2022, 7h55
Ao contrário dos dias anteriores, ao sétimo dia os céus toldaram-se e deles desceram, primeiro, a chuva e o nevoeiro. Com apenas cerca de 4 km percorridos ... passei a marca dos 100 km para Santiago de Compostela. Já faltava pouco! O destino, para já, era a Serra do Faro, que separa a província de Lugo da de Pontevedra e que inclui o ponto mais alto do Caminho de Santiago de Inverno.
Do bosque saltan fadas e elfos ...
mentres nos achegamos ao campo das estrelas...
Subida ao Monte do Faro, o ponto mais alto do Caminho de Inverno ... quando a neve surge aos pés...
O Monte do Faro foi, desde épocas remotas, um lugar de consagração de ritos pagãos, onde existiu provavelmente alguma atalaia galaico-romana. A sua situação estratégica fazia deste lugar um magnífico ponto de controlo entre os Conventus Lucensis e Bracarensis. No topo da serra, a 1155 metros de altitude, ergue-se a Ermida da Virxe do Faro, construída na segunda metade do século XVII, demolida no início do século seguinte para suportar os gastos das lutas contra os franceses e mais tarde de novo reconstruída. Nesta terça feira 8 de Março ... nevou copiosamente no Monte do Faro.

Monte e Ermida da Virxe do Faro (1155m alt.), 11h00
- À neve da noite juntou-se a que caía àquela hora
Descida da Via Crucis do Monte do Faro. Despois da néboa, da chúvia e da neve... chega o Sol
Na intempérie do Monte do Faro - neve e vento - pensei várias vezes onde estaria a Stella. Afinal não a tinha ainda alcançado; ou estaria para trás? Mas o Universo sabia que nos íamos encontrar.
Pazo e Igreja de San Xoan de Camba
Almocei e descansei um pouco ... no cemitério da Igreja
Quase em Rodeiro, 13h25 - Para trás ficou a Serra do Faro ... e as nuvens negras que tinham largado chuva e neve...
Rodeiro, 14h15 - O Albergue já estava perto; onde estaria a Stella?...
O Albergue Carpinteiras, em Rodeiro, foi definitivamente
o ponto de união entre dois peregrinos
Ao chegar a Rodeiro e ao Albergue Carpinteiras, que previamente reservara, levaram-me aos excelentes alojamentos. Depois de instalado logo desceria para fazer o registo. Muito bem, escolhi a minha litera perto da janela, arrumei a mochila e os pertences e desci. E quando desci ... lá estava a Stella; nem tinha subido; chegou e almoçou ... que a fome apertava 😊
A partir daquele instante ... Vivemos o resto do Caminho juntos, 24 horas por dia. Na planificação de ambos, teoricamente faltavam 4 etapas para chegarmos a Santiago; mais à frente perceberão porquê teoricamente.
E o dia seguinte acordou cinzento e com promessa de alguma chuva. A etapa era curta, uns simples 22 km até Lalín, pelo que nos demos ao luxo de sair um pouco mais tarde, após um bom pequeno almoço no Albergue Carpinteiras.

Rio Arnego, a noroeste de Rodeiro, 9.Março.2022, 9h25 (Foto inferior: Stella Cursio)
À entrada da aldeia de Penela, chamou-nos a atenção um estranho memorial, que inicialmente me parecia de algum modo ligado à guerra civil espanhola. Mas, afinal, o Mausoleo de las Aguas Ganadas é uma obra bizarra de um aldeão, Ismael Calvo, construído por ele próprio no fim da década de 1980, para se vangloriar das sentenças ganhas para levar diferentes linhas de água aos terrenos de sua propriedade! As sentenças estão expostas na frente do mausoléu, bem como uma estátua do próprio em tamanho natural, em granito ... e a bizarra inscrição que a foto da direita documenta.
Mausoleo de las Aguas Ganadas. Há pessoas insólitas...
Ponte medieval sobre o rio Arnego, na aldeia de Laxas
E numa etapa curta e eminentemente rural ... antes do meio dia e meia hora estávamos a entrar em Lalín
Igreja de Santa Maria das Dores
Santiago recebe-nos...
Igreja de Santa Maria das Dores de Lalín. Obrigado, Universo!
Chegados a Lalín à hora do almoço, ainda ponderámos avançar para A Laxe, 6 km mais à frente, mas não havia a certeza se o respectivo albergue está aberto, pelo que nos demos a nós mesmos ... uma tarde de descanso. Uma tarde de descanso ... depois de uma bela pizza para cada um n'A Casa do Gato, um local extraordinariamente acolhedor e dos mesmos donos do Albergue Lalín Centro, onde fomos mais uma vez os únicos peregrinos a pernoitar. E como a chuva faz falta ... o Universo descarregou chuva bem caída durante grande parte da tarde. O jantar ... foi n'A Casa do Gato 😋
Hoje ...
deu direito a tudo... 😉
O Universo estava a ligar de uma forma fulgurante estes dois peregrinos, para quem o Caminho pensado a solo se tinha já transformado num Caminho a dois. Ao longo desta 8ª etapa e da tarde passada em Lalín ... as nossas Vidas foram-se revelando ... Sonhos ... Paixões ... ilusões ... desilusões ... "aventuras" vividas ... o meu Caminho Inca ... tudo. É assim o Caminho! 💖 Obrigado Universo!
Lalín, 10.Março.2022, 7h55 - Homenagem ao povo mártir da Ucrânia, junto ao monumento ao aviador Joaquín Loriga
10 de Março, quinta feira. A etapa estava prevista para ser pouco maior que a anterior. Às 7h30 estávamos a tomar o pequeno almoço numa pastelaria próxima do albergue; só começámos a caminhar cinco minutos antes das oito horas, com o Sol a nascer escondido por trás de muitas nuvens.

Passeio fluvial do Rio Pontiñas, Lalín, 8h25 - Mais um Despertar dos Mágicos...
Em Lalín o Caminho começa por um belíssimo troço de pista pedonal e ciclável que acompanha o Rio Pontiñas. 6 quilómetros depois estávamos em A Laxe, onde o Caminho de Inverno entronca na Via da Prata e Caminho Sanabrés ... o que quer dizer que, a partir dali ... eu estava no Caminho já percorrido. Em 2019 - no tempo de uma ilusão - cheguei também a A Laxe, vindo ... de Vale de Espinho.

À semelhança de 2019, um dos troços mais mágicos desta etapa é na zona da Ponte de Taboada, sobre o Deza
Pela ruralidade de Trasfontao, chegámos a Silleda e à sua Igreja de Santa Baia, ou seja ... Santa Eulália. Um pequeno reforço alimentar ... e prosseguimos a jornada, rumo a Bandeira.
Igrexa de Santa Baia de Silleda ... no mundo rural e natural antes e depois da cidade
Sob a AP-53, entre Silleda e Bandeira, 12h50 - Um viaduto com os símbolos do Caminho
Pouco depois estávamos em Bandeira, com 23 km percorridos. Pouco antes, eu lançara um desafio à minha companheira de Caminho: "E se fôssemos até Ponte Ulla?". De Bandeira a Ponte Ulla são 14 km, o que igualaria os 37 km da maior etapa do Caminho ... mas pouco passava do meio dia ... e avançar para Ponte Ulla permitiria chegar a Santiago na 6ª feira em vez de sábado! A Stella animou-se com a ideia. Em Ponte Ulla poderíamos ficar na minha velha conhecida Pensión Juanito ... mas um simples telefonema revelou que infelizmente fechou. A única alternativa seria portanto o Albergue O Cruceiro de Ulla, mas não conseguia telefonar. "Só mais uma tentativa", dizia-me a Stella ... "se não der ficamos aqui em Bandeira". E da tentativa seguinte ... resultou fazermos 14 km em menos de 3 horas!

A tarde estava razoável ... e o avanço decidido em Bandeira levou-nos ... a ver o "meu" Pico Sacro um dia antes💖
(O Pico Sacro é o pico apontado aos céus, ao fundo, esbatido na névoa, na foto inferior)
Ponte Ulla, 16h40 - Que forças, que magia, nos atraem?...
(Clique na foto para ver o álbum completo)

Antes das cinco da tarde estávamos em Ponte Ulla e no Albergue O Cruceiro. Estávamos a 21 km do campus stellae; no dia seguinte chegaríamos a Santiago! Tínhamos feito 14 km em menos de 3 horas ... e transformado a etapa na maior deste Caminho, com 37,2 km.
É assim o Caminho💖! Obrigado Universo!

(Escrito e publicado em casa, em 16.03.2022)

Anterior        Seguinte

Sem comentários: