terça-feira, 1 de março de 2022

De Ponferrada a Santiago, pelo Caminho de Inverno (Prólogo)

A 19 de Julho do ano passado, a bordo do autocarro Madrid - Santander, publiquei o Prólogo do meu primeiro Caminho de Santiago a solo ... o Caminho que me levou a cruzar a Cordilheira Cantábrica, pelos velhos Caminhos Lebaniego, Vadiniense e Olvidado. De Santander a Ponferrada, percorri 438 km em 16 dias ... com 12 mil metros de desníveis acumulados. Atravessei os Picos de Europa; venerei o Lignum Crucis em Santo Toribio de Liébana; atravessei os Montes de León desde Cistierna; e cheguei, por fim, às terras templárias de El Bierzo. Foi sem dúvida o Caminho mais duro de quantos já percorri ... mas foi também Viver um Sonho ... um Sonho nascido no Tempo de uma ilusão.
Ponferrada, 4.Agosto.2021, 11h30 - Ao fim de 16 dias e de 438 km desde Santander ... chegava às terras templárias de El Bierzo, no mais duro Caminho de Santiago de quantos já percorri.
Hoje, neste momento, encontro-me também a bordo de um autocarro, entre Lisboa e Madrid. É o Dia 0 do Caminho que começarei amanhã ... junto ao Castelo Templário de Ponferrada ... onde a 4 de Agosto do ano passado terminei o Camino Olvidado. Se leram o Prólogo e as crónicas de então ... o projecto era deixar Ponferrada - Santiago de Compostela para percorrer um dia ... num próximo Inverno ... pelo Caminho de Inverno. Esse dia chegou ... embora num Inverno que mais tem parecido Primavera ... num planeta a clamar por água ... a clamar pela Paz ... a clamar pelo bom senso dos homens 🙏
Credencial do meu Caminho Santander - Ponferrada
(19.Jul. a 4.Ago.2021) ... a completar a partir de amanhã 💖
Historicamente, o chamado Caminho de Inverno foi uma alternativa ao Caminho Francês à sua passagem pelos montes de Leão e pelo Cebreiro, de maiores altitudes e de maior risco em Invernos rigorosos. Os Peregrinos que seguiam o Caminho de Inverno acompanhavam, nas etapas seguintes a Ponferrada, o vale do Rio Sil ... a Ribeira Sacra ... "Ribeira Sacra" que os Luar na Lubre tão maravilhosamente homenageiam e cantam no seu penúltimo álbum, precisamente com aquele título.
Caminho de Inverno ... para mim só faria sentido percorrê-lo no Inverno. Dispensei-me contudo de o pensar para os meses mais rigorosos, até para não criar preocupações e ansiedade maiores nos que ficam e que Amo; deixei, por isso, fermentar a ideia do fim do Inverno ... mas afinal já o poderia estar a relatar há semanas atrás. Infelizmente não tivemos Inverno; os rios, campos e ribeiros anseiam por água ... e se agora, no meu Caminho, apanhar chuva ... sentir-me-ei Feliz ... e bailarei coa chúvia que cae nos campos leoneses ou galegos...🙏
A somar aos que levo sempre ... desta vez levo também comigo outro sentimento, outra prece ... outro aperto no coração...
Que Santiago ilumine as mentes e as almas🙏
Escrito e publicado este prólogo ... vou tentar dormir... 😌. Amanhã de manhã, em Madrid, farei o transbordo para um segundo autocarro para Ponferrada, onde conto chegar às 12h50. Junto ao Castelo Templário ... começarei o meu segundo Caminho a solo, rumo a Toral de Merayo e ao igualmente templário Castelo de Cornatel; só eu ... e eu! 💖 BOM CAMINHO 💖

Sem comentários: