quinta-feira, 13 de maio de 2021

A caminho ... de renascer no Caminho

De Valença do Minho a Santiago … no Caminho Central Português (Preâmbulo)

Trilho ribeirinho de Alhandra a Vila Franca de Xira, 14. Dez.2019 - O Universo a antever o futuro?...
Aos 60 anos (já lá vão 7...), depois de mais de 40 anos por fragas e pragas ... depois de "aventuras" as mais diversas, nos mais diversos paraísos perdidos da Ibéria ... os Caminhos de Santiago entraram na minha Vida ... e entraram pela porta grande. Entre 2014 e 2019, seguindo as estrelas até ao campus stellae e aos Camiños da fín da Terra, percorri mais de 3300 km nos trilhos do Apóstolo ... desde Braga ... de Santa Cruz ... de Lisboa ... de Saint Jean Piet-de-Port ... de León ... da Vale de Espinho do meu saudoso Zé Malhadinhas, pai da minha estrela, a quem dediquei o meu Caminho de 2019.

2020 seria o ano em que pela primeira vez tinha planeados dois Caminhos; foi o primeiro ano em que não fiz nenhum...! O Universo trocou as voltas ao Mundo ... e o Universo trocou também as voltas às minhas ilusões...! Mas o Universo é Inteligente. À minha pequenina estrela arraiana, à minha companheira da grande Aventura da Vida ... tinha-se-lhe um dia, repentina e surpreendentemente, acendido a luz que ilumina os Caminhos. Em 2020 ... tínhamos planeado percorrer, ambos, o mais acessível dos Caminhos de Santiago ... o Caminho Central Português, desde Valença do Minho a Santiago de Compostela. Impedidos de concretizar o Sonho, adiámo-lo para quando fosse possível ... e achamos que chegou a hora! Para a grande mulher que me acompanha há quase meio século, é o seu primeiro Caminho de Santiago; para mim ... é o renascer do meu Caminho!

     O Universo sabe porquê...

          Nesta noite escura e bretemosa
          na que vai camiñando o noso esprito,
          vese un raio de Sol, vese unha rosa,
          que abrirá, no mencer, novos camiños...

                    ("Compañeira", Fuxan os Ventos, )
Cada vez que te atopas no Camiño é unha experiencia única, irrepetible e máxica...
E assim ... as mochilas estão quase prontas; estamos a dois dias de nos começarmos a sentir ... "Entre o Silêncio das Pedras". Para trás fica o ninho ... para trás ficam as botas que já fizeram Caminhos e caminhos! Mas agora ... agora deixamos o ninho a dois! Que Santiago e o Universo nos protejam!

𝕭𝖔𝖒 𝕮𝖆𝖒𝖎𝖓𝖍𝖔! 𝖀𝖑𝖙𝖗𝖊𝖎̈𝖆!

3 comentários:

Raul Fernando Gomes Branco disse...

Bom caminho, sem contratempos! Um abraço.

José Carlos Callixto disse...

Obrigado, Raul, assim espero.
Um abraço.

Margarete disse...

Bom Caminho. Mais um sonho a concretizar. Que tudo corra como planearam...