sábado, 25 de março de 2017

Por terras de Odivelas, Ferreira do Alentejo

No passado dia 1 de Março, com três amigos da "família" Gaspar Correia, participei num reconhecimento para a caminhada comemorativa do 32º aniversário daquele vetusto Grupo. Em terras alentejanas de Ferreira do Alentejo, a caminhada foi hoje ... um dia em que as previsões apontavam para chuva e aguaceiros ... mas em que, mais uma vez, não apanhámos uma pinga de água!

Odivelas, 25.03.2017, 10h50 - Os campos verdes a nascente
Chegados pouco depois das dez da manhã, Odivelas recebeu-nos para uma pequena volta pela povoação, situada no alto de uma colina a dominar os campos verdes em redor. O rumo, depois, foi para nascente, em direcção ao geodésico da Cova do Medo (114m alt.) e à Barragem de Odivelas.

Saímos de Odivelas para nascente
Através dos belos campos verdes,
com "mirones" a observarem-nos...
... chegamos à Barragem de Odivelas
A barragem foi o local eleito para o almoço. Pouco antes, bordejámos o Parque Markádia, uma área recreacional que inclui parque de campismo, apartamentos turísticos, praia e parque de recreio.

Barragem de Odivelas e respectivo Bar da praia fluvial
Depois do almoço, o regresso foi inicialmente junto ao Canal de irrigação que leva as águas para os campos a sul, atravessando depois belas colinas de um verde ondulante, entre a barragem e o Monte do Olival ... onde tal como há três semanas nos esperava uma "comissão de recepção" bovina... 😊

Gente
jovem... 😉
E prosseguimos rumo a Odivelas
Pouco depois das três da tarde tínhamos de novo Odivelas à vista. O troço final seguiu o curso da Ribeira de Odivelas quase até à entrada na povoação ... que nos recebe com uma empinada rampa e escada de acesso ao centro e ao nosso ponto de partida.

Ao longo da Ribeira de Odivelas
"Subidinha" final...
Cinco minutos antes da hora prevista - quatro da tarde - estávamos junto ao Pavilhão Desportivo e Cultural de Odivelas, de onde tínhamos partido ... e onde nos esperava o lanche/jantar comemorativo dos 32 anos do Grupo. Como já aqui tenho destacado, o Grupo de Caminheiros Gaspar Correia - a cuja Direcção pertenci durante 10 anos - é um dos mais antigos grupos de pedestrianismo portugueses, que se orgulha (e muito) de ainda contar, no activo, com vários elementos fundadores! Caminheiros Gaspar Correia ... Parabéns!

Ver o álbum completo

Sem comentários: