sábado, 12 de dezembro de 2015

Por terras de Monfirre e A-dos-Cãos

Numa das últimas caminhadas de 2015, os "Novos Trilhos" convocaram as suas "tropas" para a zona saloia entre Mafra e Loures, mais concretamente a sul da zona que vai de Negrais ao vale de Lousa.
Covas de Ferro, 12.12.2015,  09:15h
Às nove e meia da manhã estávamos a partir da aldeia de Covas de Ferro, subindo aos quase 400 metros da Serra de Monfirre, que talvez tenha sido o Mons Firrus romano, de onde se obtém uma vista soberba de toda a região envolvente. A porção norte do percurso incluía aliás alguns troços comuns a uma longa "aventura" que me levou do Trancão ao Atlântico, em Outubro de 2014, juntamente com dois companheiros. Rumando a leste, subimos então ao geodésico dos Bolores, para depois descer à Loca do Gato.
O caminho nem sempre é fácil...
Rumo ao geodésico dos Bolores, Serra da Carva (327m alt.)
A Loca do Gato é uma pequena gruta na escarpa denominada Penedo do Gato, sobre Ponte de Lousa e o seu rio. Parece ter tido ocupação humana ... e ainda hoje poderia servir de belo abrigo.

Penedo do Gato, sobre o vale de Lousa
Loca do Gato ... ou um belo abrigo na Serra da Carva, sobre Ponte de Lousa
Rumo ao extremo leste da Serra da Carva
Agora em direcção sul, das panorâmicas sobre o vale de Lousa descemos à Ribeira de Pinheiro de Loures e a A-dos-Cãos, terra do navegador Diogo Cão ... para voltar a subir ao planalto até Aruil e Albogas ... de novo em direcção norte. O almoço foi pouco a norte do geodésico do Rebolo.

Catedrais verdes ...
Casal do Rebolo
E que dizer de um almoço
num belo campo de azedas?
Depois do almoço, tínhamos à vista as pedreiras de Negrais, por onde mais uma vez tínhamos passado na "longa marcha" do Trancão ao Atlântico. Os lagos das extracções ... até que pareciam bonitos.

Pedreiras
de Negrais
Quase de regresso a Covas de Ferro ... contornando campos semeados
Covas de Ferro ... 5 horas e meia depois
E às três da tarde estávamos de regresso a Covas de Ferro, com 22 quilómetros percorridos. Tinha sido mais uma bela jornada, bem ao estilo "Novos Trilhos", com mais de 700 metros de desnível acumulado. Para grande pena dele, o mentor e habitual "comandante" dos "Novos Trilhos" não esteve presente, por razões de saúde ... mas a tradicional foto de grupo prestou-lhe a devida homenagem! Força Francisco!

Covas de Ferro, 15:10h ... "Força Francisco"

Ver o álbum completo

2 comentários:

Ricardo Jesus disse...

Bom dia,
A foto da lorca do Gato (foto 9) tem entrada pelo mesmo local (foto 8)?
Muito obrigado, Ricardo Jesus

José Carlos Callixto disse...

Caro Ricardo, sim, a entrada da Loca do Gato é a mesma.