segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Cumes de Somiedo e Ubiñas (2)

Domingo, 18 de Outubro, pouco depois das seis da tarde, chegamos a Saliencia, vindos do alto da Farrapona. Quase metade do grupo já conhece o Albergue onde vamos passar as próximas 5 noites, bem como a excepcional simpatia e amizade da Laly e José, seus gerentes. Instalamo-nos ... e quase logo começa a magia que dominou a nossa estadia. O "cerimonial" da sidra, os brindes à nossa amizade e Amor pela Vida, os gins com stock de pepino providenciado especialmente para nós, o jantar seguido de cantigas, de alegria, de espontaneidade, de união ... foram a imagem que o nosso grupo deixou desde a primeira hora, talvez com mais força e vigor ainda que na edição de 2014. Não sem que, antes ... os meus "anjos da guarda" tratassem cuidada e meticulosamente das consequências deixadas pela minha queda em Peña Ubiña...
(Fotos: José Manuel Messias)
Albergue de Saliencia:
uma janela aberta para o mundo de Somiedo

Do Puerto de Somiedo a Valle de Lago ... em dia de chuva
Dia 19, segunda feira, a meteorologia prometia chuva. A nossa brujita del tiempo acreditava que não ... mas S. Pedro nem sempre pode fazer milagres. Se Somiedo é o paraíso que é ... à chuva o deve. Contudo, como tudo se conjuga harmoniosamente, o dia da chuva era também o dia da caminhada mais curta: saindo do Puerto de Somiedo, subiríamos ao Collado Putracón, para depois descer a Sierra del Rebezo, rumo à Braña de Sousas e a Valle de Lago.

Puerto de Somiedo, 19 de Outubro, 9:45h:
vai começar ... uma caminhada à chuva...
Rumo ao Collado Putracón
Vertente leonesa. Por aqui ... a vedação e o nevoeiro motivaram um ligeiro engano no percurso... J
A "mana" Cristina andou amuada com o tempo, mas S. Pedro realmente nem sempre lhe pode fazer a vontade... J. Dentro dos condicionalismos de um dia cinzento e chuvoso ... o misticismo de Somiedo não deixou de se mostrar. Não vimos as amplas panorâmicas que os Caminheiros Gaspar Correia viram, neste mesmo percurso, há já 8 anos, mas não deixámos de ver as cores do Outono nos bosques das encostas leonesas ou, principalmente, na encosta mágica de La Enramada, a noroeste da Braña de Sousas.

Descida de Los Michos (1834m alt.) para norte
Sobre a Braña de Sousas e, ao fundo, o fabuloso bosque de La Enramada
Braña de Sousas, das mais antigas brañas de Somiedo

Cascatas do Rio Sousas
O Paraíso tem cores, água ... Vida! (Bosque de La Enramada)
À hora do almoço estávamos na Braña de Sousas. O prado verde, o rio, os antigos teitos de pedra, as fabulosas cores de fundo de La Enramada, tudo seria convidativo a por ali nos deleitarmos ... se não fosse a chuva. Assim, resolvemos continuar até Valle de Lago, mergulhados no bosque do qual se pareciam querer soltar as muitas figuras da mitologia asturiana.

Valle de Lago está à vista
Valle de Lago e a sua Igreja de Santa Maria Madalena
À medida que nos aproximávamos de Valle de Lago, a chuva aumentava. A cerimónia do lava-pés (ou melhor, do lava-botas) foi à entrada da aldeia, na corrente já do Rio del Valle.

Cerimónia do "lava-pés"... (Valle de Lago, Rio del Valle)
Molhados, alguns bastante ... onde iríamos afinal almoçar? Entrei na "Casa Cobrana", onde em 2014 tínhamos aliás terminado a última caminhada, perguntei se podíamos pedir umas cañas para acompanhar os bocadillos que trazíamos ... e a resposta foi que claro que sim. Somiedo também é mágico na hospitalidade das suas gentes... J! "Invadimos" portanto o bar ... que tinha a lareira acesa ... além das cañas pedimos sopa ... e quando saímos já todos estavam secos e reconfortados. Só a nossa brujita del tiempo continuava zangada: "se amanhã estiver assim, eu não vou", repetia... J

Valle de Lago, ... quando invadimos a "Casa Cobrana"
17:00h - Pola de Somiedo em dia de chuva...


Já no autocarro, descemos de Valle de Lago a Pola de Somiedo. Do programa constava uma visita livre à capital Somedana ... mas a chuva levou a maior parte do grupo a ficar-se pelas lojinhas próximas do Ayuntamiento ... e pelo bar do meu velho amigo Hermínio, do complexo "Casa Miño", à porta do qual fizemos aliás a nossa foto de grupo com as t-shirts alusivas à nossa "aventura".

Pola de Somiedo, à porta da "Casa Miño". Não estamos todos ... mas quase! (Foto: Américo Guerreiro)
Também na "Casa Miño", tinha combinado o encontro com outra "velha amiga" das terras de Somiedo: Rosalía Alvarez, autora do blog "Desde Somiedo" e proprietária dos apartamentos rurais "Buenamadre", nascida no paraíso onde estávamos. E, no Bar do Hermínio, em Pola de Somiedo ... logo combinámos que a Rosalía faria em princípio connosco a última caminhada, a caminhada do tecto de Somiedo ... o Cornón.

A "nossa casa" em Saliencia... (Foto: Lena Casal)
Regressados a Saliencia ... o "dia da chuva" ainda não tinha acabado. Ou porque a previsão meteorológica para os próximos dias era francamente melhor ... ou porque nos sentíamos de facto no Paraíso ... ou porque sentíamos verdadeiramente a Amizade no ar ... depois do jantar e (re)começadas as cantorias e os brindes ... damos connosco, espontaneamente, sem qualquer combinação ou premeditação ... aos abraços e beijos uns aos outros! Todos! A "onda", começada algures numa das mesas, contagiou todos, num gesto, num momento, num dia ... que ficou gravado nas nossas memórias como o "dia dos abraços"! Avisei a Laly e o José de que não éramos loucos ... de que não era efeito da sidra, do gin ou do vinho ... mas não foi precisa a minha preocupação: a Laly, o José e o seu cozinheiro foram igualmente contagiados ... e também eles se foram abraçando a cada um de nós, erguendo TODOS bem alto que a Felicidade existe, que a Felicidade se constrói ... que o nosso Mundo pode ser o que nós quisermos que seja ... o que nós fizermos dele! A noite daquela segunda feira foi a maior e mais exuberante manifestação espontânea de Amizade, de Amor, de Paixão, de Felicidade, que jamais vivi até hoje!

O "dia do abraço"
... momentos mágicos, inesquecíveis!
(Fotos: Rita Silva e António Saraiva)
(Escrito em Vale de Espinho, 30 de Outubro)

Sem comentários: