sexta-feira, 19 de agosto de 2011

A magia do Côa ... transmitida aos netos!

Exceptuando a caminhada ao nascer do Sol, anteontem, os dias que estamos a passar em Vale de Espinho têm sido pouco propícios a caminhadas e "aventuras". A razão ... é que estamos entregues aos três netos... J. Dois com 3 anos (um e uma) e outra com 1 ano ... o que tem sido uma "aventura" é sobrevivermos... J! Os dois mais velhos … combinaram querer sempre os mesmos brinquedos, guerreando-se mutuamente pela posse do almejado Mickey, ou da bola, ou seja do que for. Aos três, os ares da serra despertam-nos cedo para a "aventura" … e combinaram que antes das 8 horas já tudo esteja acordado e pronto para a "luta".  E à tarde,  quando nós sonhamos com a desejada sesta deles …
19.08.2011 ... dia de uma "longa" caminhada, que contou
com a presença ... destes 4 caminheiros... J
os mais velhos combinaram com a mais nova dormirem a horas diferentes: quando eles adormecem … já a pequena dormiu tudo e proclama um sonoro olá (que aliás repete 50 mil vezes por dia). Ao longo do dia, à balbúrdia criada pelos dois mais velhos somam-se os guinchos da mais nova, que parece ter uma gaita nas goelas... E todos reclamam os bonecos na TV … os CDs ou DVDs que já passaram outras 50 mil vezes … os bonecos que a maioria das vezes ficam a passar "pó boneco" … porque logo a seguir eles arranjam outras lides, outras guerras. As horas das refeições … são horas de balbúrdia: a velha estratégia de dizer aos mais velhos para verem quem ganha … normalmente resulta numa "bata-lha campal", em que ambos declaram estar à frente, ambos vociferam que o outro não pode ganhar … e ambos fazem javardices, na ânsia de ganhar a renhida competição. Mas, apesar destas e de outras "fragas e pragas" a vencer, claro que tem sido muito bom e muito gratificante. E, por isso, proporcionou-se que hoje se tenha podido organizar uma caminhada! Uma caminhada de cerca de 5 km ... de um avô e dos seus 3 netos … uma delas às costas, em mochila própria para o efeito. Durante duas horas e pouco … a avó ficou no céu, em casa... J! Mas, ao chegarem a casa, a mais velha relatou-lhe exaustivamente que tinha ido ao Moinho do Rato, na Serra da Malcata, de onde se via Quadrazais... J. Cerca de 5 km muito apreciados … e que lhes abriram o apetite para o almoço melhor comido por qualquer dos três... J!

Quantas gerações estas poldras e estas águas já terão visto passar?...
E pronto, vamos regressar da "longa" caminhada!
Não sei que relação com a Natureza vão ter futuramente os meus netos. Já anteriormente, com os dois mais velhos, tinha feito pequenos percursos a pé, mas hoje, 19 de Agosto de 2011 ... foi a primeira caminhada conjunta deste avô e dos seus 3 netos... J!

1 comentário:

JORGE FIGUEIREDO SANTOS disse...

E o tempo meteorológico continua a sorrir-te, bons dias de Sol, para bons passeios e fotografias brilhantes e cada vez se vêem mais Callixtos por Vale de Espinho e arredores.
Faço votos de felicidades para vocês!