sábado, 15 de março de 2025

Segredos da Serra da Lua ... nos 40 anos dos Caminheiros Gaspar Correia

Quando em 2011 comecei a escrever as minhas memórias "por fragas e pragas",
uma das referências retrospectivas mais importantes que então relatei foi, naturalmente, a entrada para a minha "família" caminheira, em outubro de 2002. Já nessa altura tinha ouvido falar de algumas caminhadas organizadas por um certo grupo de pessoas inicialmente ligadas à Escola Gaspar Correia, na Portela de Sacavém. "Alistei-me" em outubro de 2002 ... e senti desde logo que estava ali para ficar!
Fundado em Março de 1985, o Grupo de Caminheiros Gaspar Correia transformou-se numa das mais antigas Associações Pedestrianistas portuguesas, com actividades realizadas um pouco por toda a Península Ibérica e ilhas, para além de actividades culturais e outras. Mas, para além das actividades em si, encontrei nos Caminheiros Gaspar Correia uma autêntica família, um grupo extraordinariamente coeso, com um extraordinário sentido de grupo, elevando bem alto os valores da Amizade, da camaradagem, do são convívio. Sempre me considerei "exigente" a nível de amizades (verdadeiros amigos não se fazem de um momento para o outro), mas vim a alargar nos Caminheiros o leque de amigos com quem gosto de estar, de partilhar emoções, vivências, experiências. Menos de um ano depois ... levei para os Caminheiros a minha companheira da caminhada da Vida ... mais tarde também três dos nossos "manos velhos" ... e até a nossa neta Sofia já é "gasparita" há quase seis anos!
Vem esta introdução a propósito ... do 40º aniversário do Grupo de Caminheiros Gaspar Correia. Quarenta anos de actividades é obra ... particularmente quando 4 "gasparitos" se mantêm ainda hoje em actividade ... desde a primeira caminhada! A primeira caminhada, em março de 1985, foi na Serra de Sintra ... pelo que a caminhada comemorativa do 40º aniversário tinha de ser lá ... na Serra da Lua.
Às 09h30 da manhã de sábado 15.03.2025 ... o 40º aniversário do GCGC afastou a prevista tempestade Konrad... 😍
Com belas panorâmicas para o Cabo da Roca e o Guincho, íamos subindo a encosta poente da bela Serra de Sintra
A mais jovem caminheira actual já está
no grupo vai para seis anos!

Os organizadores da actividade, quatro
veteranos do grupo, quiseram reconstituir
o mais possível o percurso da primeira
caminhada, realizada a 3 de março de 1985,
relembrando inclusive o "programa" de
então ... e o preço, equivalente a 2,00 € 😬
Para este sábado ainda de Inverno, estava prevista a depressão Konrad, que traria chuvas intensas ao Algarve, litoral alentejano e área metropolitana de Lisboa. O bom senso aconselhava os gasparitos a levar uma muda de roupa para depois da caminhada ... mas afinal tivemos um esplendoroso dia que mais parecia de Primavera, com algum vento, é certo ... mas chuva só veio à tarde, quando já estávamos na festa de aniversário.
Os quatro heróicos resistentes que continuam activos, 40 anos depois! ⏩
Subida à Peninha, 10h50 ... tal como há 40 anos!
Neta e avó ...
em meditação... 😜
Sobre a Capela de S. Saturnino

E a vista espraia-se para o Guincho (à direita) e a desembocadura do Tejo (ao fundo, à esquerda)
Saímos da Peninha eram 11h30. Aquele lugar impõe sempre a sua magia, os seus segredos, como aliás toda a Serra, frequentemente apelidada de "Serra da Lua", devido à sua profunda associação histórica, cultural e esotérica, dado que a região era considerada sagrada e associada a cultos relacionados com a natureza e os astros. Além disso, o clima frequentemente misterioso da serra, com nevoeiros e paisagens oníricas, sempre contribuiu para o imaginário ligado à Lua e ao misticismo, ligação que ressoa em mitos, lendas e na atmosfera única da Serra.
E por falar em magia e atmosferas únicas ... descemos da Peninha pela floresta mágica rumo a norte
A próxima etapa eram agora as pedras de Adrenunes,
também ela envolta em mistérios e segredos
Subida à Pedra de Adrenunes, 13h00 ... um dos muitos segredos da Serra da Lua (Foto: António Mousinho)
Nos penedos
de Adrenunes

Rocha, Mar e Vida ... numa sinfonia de cores e de magia...
E de Adrenunes restava-nos descer para os Capuchos, onde terminaríamos a caminhada antes das 15h30
Clique para ver o mapa ou aqui para ver no Wikiloc
Quem sabe se os "gasparitos" não são um grupo mágico ... por ter começado as suas actividades nesta serra mágica. Só um grupo mágico tem gente mágica que, 40 anos depois, continua a caminhar ... e a Caminhar no sentido mais lato que o termo pode ter ... um sentido que chega a ser esotérico. Caminhar não é só seguir trilhos, não é só pisar o chão. Caminhar é dar e receber ... é Sentir ... é Amar ... é Viver! Só um grupo mágico recebe os novos membros como eu fui recebido há quase 23 anos! Só um grupo mágico se consegue renovar e rejuvenescer, ao longo de 40 anos, cativando tanta gente boa e sã que tem vindo "atracar" ao "porto de abrigo" que o grupo também é. De abrigo, sim ... porque a Amizade também é um abrigo, um amparo ... diria mesmo que o mais importante dos abrigos e dos anseios.
Por tudo o que disse acima e por muito mais, quando depois da caminhada passámos à Festa do 40º Aniversário da "família gasparita" ... gritei três ou quatro vezes VIVA NÓS TODOS! Vivam os fundadores do Grupo ... Vivam os 4 heróis que perduram activos desde a 1ª caminhada ... Vivam os organizadores da memorável comemoração ... Vivam todos os presentes e ausentes que, por vezes "por fragas e pragas", ajudaram a construir o que o Grupo foi e o que o Grupo é ... VIVA NÓS TODOS!
Festa comemorativa do 40º Aniversário do Grupo de Caminheiros Gaspar Correia ... uma Festa da Vida e da Amizade!

1 comentário:

Prof. de História disse...

Que continuem as caminhadas👍 Bjs