domingo, 18 de setembro de 2022

Aveiro e a Ria ... ou um fim de semana caminheiro

Depois das "aventuras" nos Picos de Europa, a rentrée do Grupo de Caminheiros Gaspar Correia estava agendada para a Ria de Aveiro, neste último fim de semana de verão. E para uma abordagem à ria, a opção recaiu nos passadiços da Esgueira, inaugurados em 2018.

Passadiços do cais da Esgueira, 17.Set.2022, 10h30
Às dez e meia de uma manhã soalheira, 57 "gasparitos" estavam assim a iniciar a caminhada, junto ao cais da ribeira da Esgueira. Os passadiços, maioritariamente sobrelevados, permitem um contacto privilegiado com a ria, numa bonita zona de sapal onde até, ao fundo, se viam flamingos.

E pelos passadiços de Esgueira chegamos a Vilarinho e ao Vouga ... superpovoado de jacintos...
Com pouco mais de 7 km percorridos, em Vilarinho deixámos os passadiços, que ali terminam, para cruzarmos o rio Vouga pouco antes do parque de merendas de Cacia. Rio Vouga ... infestado de jacintos, cuja beleza e cor escondem a destruição que esta praga provoca na vida aquática.
O parque de merendas de Cacia foi o local do almoço volante, seguindo-se mais cerca de 8 km ao longo de zonas de exploração agrícola, irrigadas por diversos canais. As muitas sombras amenizaram uma tarde mais quente do que as previsões. Troços dos trilhos utilizados fazem parte da Grande Rota da Ria de Aveiro ... e antes das quatro terminámos em Canelas, com 16 km percorridos.

Do parque de merendas de Cacia ao canal de Canelas ... e fim de caminhada
Clique no mapa para ampliar ou aqui para ver no Wikiloc
Mas a tarde de sábado reservava-nos ainda a vista da bela cidade de Aveiro a partir da água. Divididos por dois barcos típicos da Ria - o moliceiro e o mercantel - percorremos os quatro principais canais da cidade: Canal Central, Canal do Côjo, Canal das Pirâmides e o Canal de São Roque. Os Moliceiros eram utilizados na apanha do moliço, uma alga usada como principal fonte de adubagem nas terras agrícolas de Aveiro; os barcos de Mercantel são um pouco maiores e, antigamente, eram utilizados nas zonas ribeirinhas para o transporte do sal e mercadorias.
Ao longo da viagem, de 45 minutos ... ainda tivemos direito a espumante ... e ovos moles!
Passeio em barcos Moliceiro e Mercantel pelos canais da bela cidade de Aveiro
E do terraço do Hotel Imperial, o belíssimo pôr-do-Sol sobre a Ria de Aveiro, 17.Set.2022, 19h40
Aos 16 km da caminhada de sábado, a actividade em Aveiro ainda somou mais quase 4 km de passeio pela cidade no domingo, com destaque para o núcleo histórico e as visitas ao Museu de Arte Nova, o Museu da Cidade, a Igreja de Jesus e o túmulo da Princesa Santa Joana. Mas ... a nossa deslocação a terras aveirenses não podia passar ... sem um encontro com o meu "Mano" Vítor e com a sua estrela. Parafraseando-o ... o mais importante na Vida é a fraternidade que se alimenta da amizade sincera. Aliás ... brevemente lá estaremos de novo...
Aveiro, 18.Set.2022, 09h35
E com os "Manos" Vítor e Paula em Aveiro ... além
dos "Manos velhos" Mousinhos e da neta caminheira 😊
... e com toda a "família gasparita" (Grupo de Caminheiros Gaspar Correia) em fim de festa!
Gracias a la Vida !

4 comentários:

José vaz disse...

Excelente reportagem de uma magnífica atividade!

Margarete disse...

Que atividade recheada de beleza e muito bem documentada pela tua reportagem com fotografias lindas.
Que saudades dos bons momentos que estou certa foram vivenciados pela família caminheira.

João Branco disse...

Olá viva José. Sigo este blogue desde há muitos anos. Aprecio imenso a sua dedicação e amor pela natureza.

Se me puder ajudar com a seguinte questão: conhece umas boas sandálias de caminhada que me possa recomendar? Enquanto caminhante, tenho uma grande aversão a usar sapatilhas ou botas em tempo quente, mas não é facíl encontrar sandálias que se equiparem a calçado fechado em termos de conforto durante caminhadas longas.

José Carlos Callixto disse...

Caro João Branco, há boas sandálias de trekking, de várias marcas, mas a publicidade não cabe no âmbito do blog. Encontra facilmente em lojas especializadas na net.