sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

E as ondas voaram de novo com o vento...

Depois de um tenebroso ano de 2020, 2021 foi de certo modo, para o sonhador que escreve estas linhas, um ano de "renascimento" e de reflexão. Pela primeira vez percorri dois Caminhos de Santiago no mesmo ano ... pela primeira vez tive a minha estrela e guia ao meu lado num Caminho de Santiago ... e também pela primeira vez estive sozinho, 16 dias, num Caminho de Santiago, só eu ... e eu. Mas como a Vida se escreve por fragas e pragas ... 2021 acaba da pior maneira...
No final do tenebroso mês de fevereiro de 2015 ... a minha mãe despediu-se da vida terrena. Durante quase 7 anos, o meu pai ficou a gerir, sozinho, um Caminho vivido a dois durante 69 anos de casados. Do alto dos seus quase 97 anos ... adormeceu ad aeternum dois dias depois de um Natal passado em família.
Residência Sénior de Vale de Figueira, 30.nov.2021
Apesar da idade, a partida foi completamente inesperada; mas, como um dia escreveu a sua companheira de uma Vida...

 Se a realidade
 me faz sofrer e chorar...
 Quero fechar os meus olhos
 e voltar a sonhar
(Maria Luísa Leitão Callixto)     
 
O meu pai estava há um mês exacto na "Residência Sénior F&M", em Vale de Figueira. Fora do seu espaço, claro, mas estava a integrar-se e a ser tratado com todo o carinho e dedicação.
O último "escritório", no Lar,
onde não faltava a sua Mª L
Saiu do Lar no dia 24 para um Natal em família, em que todos os elementos foram testados e deram negativo. Regressou no dia 25 ao início da noite ... falámos com ele telefonicamente no dia 26 ... dia 26 em que ainda começou a escrever mais um dos seus muitos textos; nada faria prever que, na madrugada de 27 ... se apagaria a "máquina"
que lhe alimentava a mente e as paixões.
Um dos pioneiros do jornalismo de viagens, o meu pai era um homem de paixões e de fortes convicções. De entre as muitas notícias publicadas nos media, destaco estas palavras: "O nome de Vasco Callixto cruza-se com a história do automóvel em Portugal, mas também com a história de como mostrar o mundo a quem não sai de casa."
Em 2020, Vasco Callixto, meu pai, foi condecorado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com o grau de Comendador da Ordem de Mérito. Na despedida, o Presidente fez questão de estar pessoalmente presente no velório.

Praia de Santa Cruz, 31.Dez.2021 ... se as ondas voam com o vento...
Era desejo do meu Pai ... "embarcar" no mesmo "cruzeiro" em que a minha Mãe "embarcou" em fevereiro de 2015. Terminada a jornada terrena na madrugada do dia 27, o corpo físico foi reduzido a cinzas no dia 29 ... para "viajar" no mar de Santa Cruz na tarde do último dia do ano.



Se eu um dia não voltar
Desenha o meu nome no chão
Pede um desejo às ondas do mar
E guarda na tua mão

(Sebastião Antunes, "Ninguém é dono do mar")   
Este é um local de memórias ... de saudades ... de Vidas ... de Luz...
This is the end...
E assim, abrupta mas serenamente, chegou o fim do Caminho para o meu Pai. Ficam imagens ... palavras ditas ... palavras por dizer ... memórias. Algures ... o pó reuniu-se ao pó ... e, se existirem Almas ... a dele e a da minha Mãe já se reuniram também certamente! Até sempre!



Desejo um Bom Ano de 2022 para todos … dia a dia, passo a passo … nos passos que contam Sonhos às pedras do Caminho da Vida… 🏃‍♀️🏃‍♂️🚶‍♀️🚶‍♂️
Santa Cruz ... uma casa, um espaço, um Tempo ... a pedirem que o tempo lhes dê Tempo...

1 comentário:

São Valente disse...

Viver assim vale a pena, é fechar a eternidade na palma da mão, é deixar um legado é fechar os olhos e saber que as estrelas tem mais uma companheira com o brilho da imensidão duma vida plena de aventuras e recordações. Um abraço