sábado, 8 de setembro de 2018

Do Meco ao Espichel, com os Caminheiros Gaspar Correia

Regressados do périplo açoriano há quase um mês e apenas com poucos e curtos passeios nas "minhas" terras raianas … já tinha muitas saudades de dar às pernas.
Rumo ao mar,  8.Set.2018, 9h45
Ora, embora a rentrée dos Caminheiros Gaspar Correia fosse no já muito trilhado litoral entre a Lagoa de Albufeira e o Cabo Espichel, claro que não poderíamos faltar. A minha última vez naqueles trilhos tinha sido aliás em Maio, na grande Marcha Atlântica, em sentido contrário, do Espichel à Caparica.
Pouco depois das 9h30 da manhã estávamos assim a partir da zona dos Torrões, junto ao Restaurante "O Caramelo", na estrada para a Praia do Meco. Uma curta travessia de terras de cultivo levou-nos aos trilhos litorais, seguindo da praia da Tramagueira para sul, com um mar como nunca o vira. Nesta costa normalmente bravia e com ondulação, as águas pareciam cristal!

Ao longo do fabuloso litoral da Tramagueira,
com as camarinhas na sua máxima pujança

Nem sempre a progressão é fácil, mas a minha "estrelita arraiana"
venceu as dificuldades da caminhada sem problemas 😊
O mar nesta costa habitualmente bravia,
hoje parecia um mar cristal!
Às onze e meia estávamos sobre a Praia das Bicas, junto ao parque Campimeco. E ali as organizadoras da caminhada deram tempo para um bom banho a quem quis testar a temperatura das águas cristalinas, bem como para o almoço requerido pela energia necessária à segunda parte da caminhada, tão ou mais bela do que a primeira, pelos altos e baixos da Foz até ao Cabo.

Descida à Praia das Bicas
E as belas imagens sucediam-se, entre a
Praia da Foz e o Cabo Espichel
Já passava das quatro da tarde quando chegámos à encosta norte da Praia dos Lagosteiros, à vista do trilho fóssil da Pedra da Mua. Já perdi a conta às vezes que dali imaginei os velhos dinossauros, também eles caminheiros, num terreno diferente, numa época diferente.

Trilho de dinossauros da Pedra da Mua, que
ali passaram há cerca de 145 milhões de anos.
Praia dos Lagosteiros e o promontório do Cabo Espichel, com as paredes quase verticais da Pedra da Mua
Estas paredes quase verticais ... avivaram nas memórias de vários presentes a "radical" escalada que os levei a fazerem em Abril de 2003, há 15 longos anos ... e que aqui podem recordar em vídeo 😊! Desta vez ... não houve candidatos. E às cinco da tarde estávamos no Santuário de Nossa Senhora do Cabo, onde demos por terminada esta bela caminhada, neste belo sábado de Setembro.

Santuário de Nossa Senhora do Cabo (ou da Pedra da Mua), em fim de jornada.
Ver o álbum completo

Sem comentários: