sábado, 25 de novembro de 2017

Caminhos do Freixial

Desde o início de Setembro que não caminhava com os "Novos Trilhos", quando da travessia Foz do Arelho - São Martinho do Porto. Quase três meses depois ... a caminhada de hoje foi bastante mais perto, pelos caminhos do Freixial, ali entre Bucelas e o Cabeço de Montachique, na região saloia.
À saída do Freixial, 25.11.2017, 9h05
Às nove em ponto estávamos a sair do largo principal do Freixial, subindo ao longo da Ribeira do Juncal, afluente do Trancão. Um belo trilho! Às portas de Lisboa, dir-se-ia que estávamos no verde Minho, ou noutras paragens distantes.
Meia hora e estávamos na Chamboeira; mais meia hora e passávamos junto ao Parque do Cabeço de Montachique, para rumar a sul, rumo a Casainhos e Pintéus. Num dia cinzento, a esperança na chuva não passou contudo de uma morrinha leve e passageira.
Ao longo da Ribeira do Juncal. Dir-se-ia que estávamos em paragens distantes.
E os horizontes abrem-se...
À entrada de Casainhos, 10h40
Entre Casainhos e Pintéus, nem sempre a progressão foi fácil... 😊. Alturas houve em que o trilho como que formava um túnel de silvas ... alturas houve em que não havia trilho... 😛. Mas pouco depois do meio dia estávamos em Pintéus, cruzando a Ribeira de Fanhões.
Novos Trilhos ... fazendo trilho
Moinho do Murtal, Pintéus
Pintéus, pequena aldeia pertencente já à freguesia de Santo Antão do Tojal
Cruzada a Ribeira de Fanhões, em Pintéus, subíamos agora a Serra das Galegas, para o alto do Mosqueiro e a respectiva Estação Eléctrica ... junto à qual fizemos umas pequenas "derivações"; leia-se ... uns pequenos enganos no trilho 😜. Rodeámos os painéis e a Estação Eléctrica e pouco depois das duas tínhamos Bucelas à vista e o vale do Trancão, para depois rumarmos a noroeste, pela crista dos Picotinhos, passando no que resta, infelizmente muito pouco, do Forte do Picoto, pertencente à segunda linha do sistema defensivo das Linhas de Torres Vedras.

Encosta Oeste da Serra das Galegas, Fanhões: moinhos ... de estilos e séculos diferentes...
Panorâmica sobre Fanhões
E ... Bucelas à vista
Ao longo da crista dos Picotinhos, entre Fanhões e o vale do Trancão
Às três da tarde, já com 20 km percorridos, tínhamos o Freixial de novo à vista. Faltava-nos apenas descer da crista ... e atravessar zonas onde as cores do Outono se exibiam de novo no seu máximo esplendor, mesmo à entrada do Freixial, junto ao antigo Palácio do Visconde do Rio Seco, do século XVII, actualmente uma Residência Senior.

Descida da crista dos Picotinhos para o Freixial
Belas cores outonais, à entrada do Freixial
Antigo Palácio do Visconde do Rio Seco (Palácio Freixial)
E às três e meia da tarde, com um pouco mais de 23 km percorridos, estávamos de regresso ao ponto de partida. Quis o destino que, com estes 23 km ... eu ficasse exactamente com 1700 km percorridos este ano ... por fragas e pragas. Até ao fim do ano ... vamos ver quantos mais... 😊

Freixial, 15h32 ... e regressámos ao ponto de partida. No meu caso ... exactamente com 1700 km percorridos este ano...
No largo onde deixáramos os carros, uma lápide recorda-nos a vivência de Alves Redol no Freixial, entre os anos de 1952 e 1969. Ali escreveu, entre outras, a obra "Constantino Guardador de Vacas e de Sonhos". E foi junto à lápide que fizemos as despedidas ... não sem antes brindarmos a um aniversariante presente nesta bela jornada, como é tradição nos Novos Trilhos.
Ver o álbum completo

Sem comentários: