sábado, 2 de setembro de 2017

Travessia Foz do Arelho - São Martinho do Porto

Um Verão excepcionalmente quente, em que Portugal viveu a tragédia (ou o descalabro...) dos incêndios, foi um Verão "morno" em termos das minhas "aventuras" por fragas e pragas. Mesmo as quase duas semanas no meu "retiro" das terras do Côa, proporcionaram apenas uns poucos quilómetros a pé ... pelo que o desejo de desentorpecer as pernas era já muito.
Sobre a Foz do Arelho, 2.09.2017, 9h25
O regresso às lides foi pela mão dos "Novos Trilhos", na sequência de uma série de travessias ao longo do litoral oeste, de que fez parte aliás a minha última actividade com o grupo, em Julho. Com a minha "mana" Paula, pouco antes das oito e meia da manhã estávamos em S. Martinho do Porto, para uma "dança" de carros em que alguns ficaram ali e outros "desceram" para a Foz do Arelho, onde a caminhada se iniciava.
Depois ... depois foi um permanente sobe e desce de falésias e linhas de água, por caminhos de pesqueiros e por ... novos trilhos... 😊. Com um dia esplendoroso, sempre a ver o mar, com as Berlengas à vista, lá íamos progredindo. Entre a "quebrada da mó" e a da menina ainda andámos em derivações, à procura de trilho ... que achámos.

Ao longo das falésias da costa oeste, entre a Foz do Arelho e Salir do Porto
Quase às quatro da tarde estávamos a chegar à extremidade sul da baía de S. Martinho do Porto. O sobe e desce continuava ... e continuou até descermos a famosa duna de Salir.

Baía de S. Martinho do Porto, extremidade sul
Foz do Rio Tornada e a Duna de Salir
Descida da Duna de Salir ... ao estilo Novos Trilhos... 😊
Às cinco da tarde estávamos em Salir, junto à praia e à foz do Tornada. Depois de matar a sede ... faltavam-nos os 2 km finais até S. Martinho. E no final, junto à bela baía, ainda houve uma alegre confraternização de aniversário. É que ... alguém tinha feito 64 anos poucos dias antes... 😇

Praia e Baía de S. Martinho do Porto, 17h30
Ver o álbum completo

2 comentários:

Unknown disse...

Adorei ... obrigado pela partilha ... beijinhos

António Mousinho disse...

Bom regresso, após férias!