domingo, 17 de janeiro de 2016

Pelos montes e vales de Arranhó e Alrota

O ano de 2016 não começou há muito, mas este ano ainda não tinha caminhado com o grupo "Novos Trilhos". O primeiro percurso foi hoje, pelos montes e vales da região saloia.
17.01, 9h:08 -  A caminhada começara há pouco em Arranhó
Excepcionalmente a um domingo, a "aventura" decorreu entre os concelhos de Arruda dos Vinhos e Loures, nos campos de Arranhó e Alrota, a norte de Bucelas. Tratou-se como que de uma versão reduzida de uma outra caminhada que igualmente fiz com os "Novos Trilhos", em Fevereiro de 2014. Tal como então, saímos de Arranhó em direcção poente, passando por pitorescas aldeias e por belos recantos, como o vale de Alcobela. Há 2 anos atravessáramos Alcobela de Baixo ... hoje fomos brindados em Alcobela de Cima com um belo pão com chouriço e torresmos, oferecidos na "Tasca do Russo" por dois companheiros daquela freguesia. Atravessado o Rio dos Matos, virámos a sul.

Vale do Rio dos Matos e Alcobela de Baixo
E depois de uma boa surpresa em Alcobela ... retomámos a marcha... J
Acompanhando a margem direita do vale, rumámos a Vila Nova, atravessando aí o Rio Pequeno, afluente do Trancão. Vila Nova foi também o local de um pequeno break para morder uma fruta.

Apesar de serem quase 10h, no horizonte ainda há cores do Sol nascente (Foto superior: Anabela Pacheco)
Verdes são os campos...
Sobre Vila Nova, Bemposta e Bucelas, com a Serra de Serves ao fundo à esquerda
Nem sempre a progressão é fácil...
Travessia do Rio Pequeno, em Vila Nova
Em Vila Nova virámos o rumo a nordeste, para terras de Alrota. Os campos verdes acompanhavam-nos, com os moinhos de Alrota como guia, até ao velho Forte de Alrota, ou Forte da Ajuda Grande.

Rumo aos Moinhos de Alrota
Verdes são os campos...
Forte de Alrota, ou da Ajuda Grande
E a foto de grupo foi precisamente no Forte de Alrota (Foto: Novos Trilhos)
Do Forte descemos para a Ajuda e respectivo Santuário de Nossa Senhora da Ajuda; no artigo da caminhada de Fevereiro de 2014 refiro a lenda que esteve na origem deste Santuário.
Descida do Forte de Alrota para a Ajuda
Santuário de Nossa Senhora da Ajuda
Antes da uma da tarde, com 15 km percorridos, estávamos de regresso a Arranhó. Uma caminhada curta ... bem calculada em função da tarde de chuva que se lhe seguiria... J. Obrigado, "Novos Trilhos".
De regresso a Arranhó ... antes que a chuva viesse... J

Ver o álbum completo

Sem comentários: