sexta-feira, 25 de abril de 2014

Regresso ao Pulo do Lobo ... nos 40 anos de Abril!

Pulo do Lobo, 25 de Abril de 2014
Na "aventura" de Março passado, pelas razões então verificadas, não chegámos ao Pulo do Lobo. Por mera coincidência, no primeiro de três dias da actividade de Abril da "família" caminheira Gaspar Correia, estava programada a passagem por terras de Mértola ... com a primeira caminhada precisamente ao Pulo do Lobo. Hoje, felizmente ... não fomos parar ao Hospital de Beja...J.
Guadiana à vista!
Comemorar Abril a caminhar no Alentejo ... até é uma forma alternativa de o fazer. Há 40 anos gritava-se LIBERDADE! Há 40, 42, 44 anos ... cantava eu muitas vezes o "Canto Moço" da minha juventude: somos filhos da madrugada...! Depois, um dia, numa madrugada de Abril ... veio a esperança de ver voar definitivamente os vampiros, que vinham em bandos ... com pés de veludo ... pela noite calada...! 40 anos do 25 de Abril! Parece que foi ontem...! Oxalá o céu não volte a ser cinzento, sob o astro mudo...
Antes das onze da manhã estávamos no Monte de Pias, a seguir à aldeia de Amendoeira da Serra. A caminhada desta vez era pequena. Começámos por caminhar para norte, em direcção ao Moinho do Escalda, um dos antigos moinhos de rodízio, no Guadiana.

Ao longo da margem direita do Guadiana
Desde próximo da foz da Ribeira de Terges, acabámos portanto por fazer o percurso que não fizemos em Março, devido ao incidente de então, ao longo da margem direita do Guadiana, sobre as irregulares formações xistosas que antecedem o grandioso e apertado salto do rio.

Já nas imediações do Pulo do Lobo
Em dia soalheiro e convidativo, o almoço foi precisamente próximo do salto. O nosso habitual companheiro geólogo fez-nos viajar no tempo, acompanhando o trabalho da erosão e a formação e regressão dos glaciares, assistindo assim ao "filme" da formação do Pulo do Lobo.


Hoje não caiu...J
Depois do grande salto, o Guadiana segue o seu curso...
Do leito do Guadiana subimos à Herdade do Pulo do Lobo ... e às duas da tarde tínhamos esta pequena mas bela caminhada completada. Estava quebrado o "enguiço" do mês passado...J

Estava completada a "aventura" no Pulo do Lobo,
interrompida um mês antes por um incidente de percurso
Das terras do Pulo do Lobo rumámos a Mértola, e de Mértola a Tavira, onde a actividade caminheira vai continuar pelo fim de semana.
Mas, em plenas comemorações dos 40 anos da revolução dos cravos ... ainda houve lugar para uma caminhada by night, para um memorável concerto da Brigada Victor Jara junto ao belo Rio Gilão! Hoje, como há 40 anos ... grita-se LIBERDADE!

Tavira by night ...

... para um concerto da Brigada Victor Jara,
comemorativo dos 40 anos do 25 de Abril

   
Ver álbum completo

Sem comentários: