sábado, 12 de outubro de 2013

Em busca do Santo Lenho, em terras de Vera Cruz

Três dias depois de regressar do Gerês, a caminhada mensal dos Caminheiros "Gaspar Correia" levou-nos a terras alentejanas. Situada no concelho de Portel, a povoação de Vera Cruz guarda um pedaço da célebre relíquia do Santo Lenho, a verdadeira cruz de Cristo, que se supõe ter vindo da Palestina durante a 7ª Cruzada. Esta relíquia era destinada à Sé de Évora, não ficando lá de imediato por o novo edifício ainda se encontrar em construção.
Olivais a sul de Vera Cruz, Portel, 12.Out.2013
O nosso percurso começou em Vera Cruz, desenvolvendo-se numa zona de planalto, entre olivais, passando por fornos de carvão e algumas pedreiras de calcário, entretanto abandonadas.
Regressados a Vera Cruz, voltámos a sair para uma zona de hortas, adjacente à povoação, passando também por uma gruta natural, que se diz dar ligação subterrânea até à igreja da pequena vila. Seguindo depois por entre alguns montes, descemos até à frondosa Ribeira da Cenrada, onde se ouviam cantar alguns papa-figos que comeram os ditos!

A gruta através da qual, supostamente,
se chega à igreja de Vera Cruz de Marmelar
Vera Cruz e a sua histórica Igreja
Pouco passava do meio dia ... e estávamos pela terceira vez em Vera Cruz, agora para a visita à igreja e para o merecido almoço, no parque de merendas, após o qual partimos para a terceira etapa, que começou entre olivais e depois se desenvolveu pelo meio de densos montados, sempre em terreno limpo e praticamente plano.


O Santo Lenho de Vera Cruz de Marmelar 
Barragem da Ribeira da Horta do Vale
Subindo o Barranco da Horta do Vale, chegámos a uma pequena barragem junto ao Monte do Bulgão. Estávamos já próximos do final; o autocarro aguardava-nos na estrada ... para um regresso ao bulício da capital.

E a caminhada aproximava-se do fim...

Sem comentários: