sexta-feira, 5 de maio de 2017

A caminho ... do Caminho de San Salvador

    Dia 0
Quando, no dia 14 de Maio do ano passado, cheguei a León com a Paula, o Zé Manel e o António, durante o nosso Caminho Francês, uma placa indicava-nos que estávamos a 309 km de Santiago ... ou a 441 km pelo Caminho de San Salvador.
O Caminho de San Salvador, ou Caminho del Salvador, é o Caminho Jacobeu seguido por muitos peregrinos que, ao longo da história, ao chegarem a Léon sentiam a necessidade de se desviarem para norte, pela imponente Cordilheira Cantábrica, para honrar a Nosso Senhor na Catedral de San Salvador de Oviedo.

Quien va a Santiago y no a San Salvador, sirve al criado y olvida al Señor

Porquê este ditado? Com a invasão muçulmana, as Astúrias foram o reduto onde os reis visigodos guardaram as relíquias Cristãs, como a Arca Santa trazida de Jerusalém, o Santo Sudário, a Cruz da Vitória, ou Cruz de los Ángeles (hoje símbolo das Astúrias) e outras, escondidas inicialmente em Monsacro, a montanha sagrada. Depois das incursões muçulmanas, Afonso II, O Casto, reedifica a basílica pré-românica de San Salvador, em Oviedo, para onde são então trasladadas todas as relíquias. Esta basílica permaneceria de pé até 1382, ano em que é construída a nova e actual Catedral gótica - a Catedral de San Salvador de Oviedo, que assim se converte no segundo lugar de peregrinação mais importante, a seguir a Santiago de Compostela, permanecendo as duas cidades para sempre ligadas às peregrinações jacobeias ... e ao imaginário dos meus Caminhos...

E assim, com a minha Mana Paula, em cujo imaginário os Caminhos também fervilham, aqui estou eu, tal como no ano passado a bordo do Sud Expresso ... a caminho do Caminho! A caminho de León, de onde o Dr. Diogo Filipe partiu para redescobrir a sua natureza*, mas agora a caminho do Caminho de San Salvador ... seguido do Caminho Primitivo ... e dos Camiños da Fín da Terra. Previsivelmente 20 dias a andar, percorrendo cerca de 540 km ... con unha estrela por guía. Para trás ficaram os estudos, os preparativos, a ansiedade da partida ... mas para trás ficaram também os entes mais queridos, ficou o ninho construído com Amor ... ficou a estrela que me apoia e ilumina há pouco menos de meio século...

Amanhã chegaremos a León pela manhã; mochilas às costas ... e estaremos no Caminho! A Catedral de León - a Pulchra Leonina - e o antigo Convento de San Marcos - antigo hospital de Peregrinos - assinalarão o Km '0' do nosso périplo ... ou da nossa peregrinação. Cinco dias depois, ao chegarmos a San Salvador de Oviedo ... contamos ter um Mano à nossa espera ... para prosseguir Caminho. Ultreïa!

* Referência ao romance "O Peregrino", de Luís Ferreira

Sem comentários: