sábado, 18 de março de 2023

Pelos campos de Viana do Alentejo... em aniversário Caminheiro

Março é mês de aniversário do Grupo de Caminheiros Gaspar Correia. Mais concretamente, neste Março de 2023 ... 38 anos de actividades pedestres. É obra ... principalmente quando continuam no activo, a caminhar, elementos que participaram na fundação do Grupo! Por isso, a actividade de Março do GCGC é, tradicionalmente, uma actividade festiva ... que hoje se desenrolou nos campos à volta de Viana do Alentejo. E que belos estavam os campos de Viana!

Castelo de Viana do Alentejo, 18.Março.2023, 10h00            
Aproximadamente equidistante das cidades de Évora e Beja, o Castelo de Viana do Alentejo ergue-se no sopé norte do Monte de S. Vicente, em posição dominante sobre a parte antiga da vila. Juntamente com o Castelo de Alvito, é considerado um dos mais notáveis conjuntos arquitectónicos fortificados do final do período gótico.
Foi com a visita ao Castelo que a nossa actividade começou, após o que rumámos a sudoeste, para as pedreiras do famoso mármore alentejano e para o Monte de S. Vicente. Os campos anunciam a Primavera que começa daqui a dois dias, transformando a caminhada numa palette de cores, mas também de sons e de cheiros. O almoço foi junto a uma das pedreiras ... bancos e mesas não faltavam 😋
Verdes são os campos ... nos campos de Viana do Alentejo
Para além da parceira de Vida e dos "Manos" mais velhos dos "Manos Velhos", a neta Sofia lá esteve também mais uma vez nesta jornada festiva; os meus "genes caminheiros" foram bem transmitidos 💖
E pouco depois da uma da tarde estávamos no cume do Monte de S. Vicente, ponto mais alto do concelho, a 384 metros de altitude. A ermida encontra-se em ruínas, subsistindo apenas a torre, de onde se avista uma espectacular panorâmica sobre a planície alentejana.

Subida ao Monte de S. Vicente e
às ruínas da respectiva Ermida (384m alt.)
Regresso a Viana do Altentejo e, através de campos multicoloridos, rumo ao Santuário de Nossa Senhora d'Aires
O Santuário de Nossa Senhora d'Aires é o maior Santuário Mariano a sul do Tejo. Tudo terá nascido de um voto feito por alguns comerciantes, devido a uma epidemia de lepra. Uma vez atendido o voto, iniciou-se a construção santuário, palco de peregrinações provenientes de todo o Alentejo.

Santuário de Nossa 
Senhora d'Aires
Ruínas da Ermida do
Senhor Jesus do Cruzeiro



De regresso a Viana, o destino seguinte era ... o Restaurante do Sporting Clube de Viana 😂. Foi lá a comemoração do 38º aniversário do Grupo. Mas Viana do Alentejo também é Caminho de Santiago, mais concretamente o Caminho Nascente, ou Via Nascente ... pelo que as setas amarelas tinham de me acompanhar!
Caminho de Santiago ...
sempre no Caminho...
Clique no mapa para ampliar ou aqui para ver no Wikiloc
E assim se comemoram 38 Anos de Actividades Caminheiras!
(Clique para ver o álbum completo)
                                     A terminar um dia bem passado, às seis da tarde iniciávamos o regresso à capital.
A "família" caminheira estava de parabéns!
A próxima "aventura gasparita" ... é bem mais a norte...

Sem comentários: