terça-feira, 10 de janeiro de 2023

E do Xalmas descem as águas...

Há seis anos, também num dos primeiros dias de Janeiro, subi mais uma vez o "meu" Xalmas ... às portas do céu ... e na mesma "aventura" a solo fui também em busca das nascentes da Cervigona, a cascata a que um dia chamei a "princesa" do Xalmas. Ora bem ... depois das chuvas de Novembro, Dezembro e até já do primeiro fim de semana de Janeiro, não só a Cervigona como todas as águas que descem do cume do Xalmas deveriam estar fabulosas. As cabezadas de la Cervigona, de onde a cascata se precipita, conheci-as nessa incursão de há seis anos ... mas um trilho que diversas cartas mostram na encosta leste do Xalmas, para o vale de Carrecia, ou da ribeira de Acebo, há muito que me intrigava. As imagens de satélite não aparentam a existência de qualquer trilho; existiria mesmo?

10.Jan.2023, 7h50: numa manhã mágica, com um nascer do Sol mágico e -1ºC ... aí vou eu rumo ao "meu" Xalmas
Assim ... desenhei um projecto circular a partir da estrada Navasfrias - Payo, junto ao ponto em que as cartas localizam o suposto Castillo de Menrim ... de que nada resta. E dali parti, antes das oito e meia, rumo a sul ... com o Xalmas a reflectir ainda as cores do Sol nascente.

Rumo ao Xalmas ... de onde descem as águas. E vista para leste ... com muito mato...
Nas cartas que referi, o trilho que me intrigava parte do estradão das antigas minas para o vale de Carrecia, passando junto a uma fonte, a Fuente de los Cansados, o del Puerto. Mas, logo no estradão mineiro ... desse trilho nem sinal. Bem, pensei eu ... provavelmente já não é usado há muito tempo e portanto estará "escondido" ... mas hei-de-o encontrar! E meti-me a corta mato, seguindo o mais possível em cima do trilho virtual ... na esperança de encontrar o trilho real. Pura ilusão...

Paisagem fabulosa ... mas uma progressão super lenta,
através de uma selva de carqueja, urze ... e muito mais
E do Xalmas descem as águas...
Quanto mais descia ... mais alta se tornava a carqueja, espécie dominante ali ... enlaçando-se-me nos pés ... cruzando os ramos ... e muitas vezes envolvendo-me totalmente! A somar ... todas as pequenas linhas de água, muitas vezes secas ... desciam céleres e alimentavam uma vegetação que se transformou quase numa autêntica selva. O trilho ... é mesmo só virtual ... e quando por fim me convenci e desisti ... estava tão longe do estradão mineiro (para o qual teria de subir) como de um outro mais a leste, na direcção das cabezadas ... esse sim real e onde já tinha estado. Quando por fim o atingi eram 11h15; tinha levado mais de duas horas para percorrer 1,5 km!
Todo o plano teve de ser reajustado. Em 2017, foi daquele ponto que avancei em busca das nascentes, das Cabezadas de la Cervigona. Mas se já nessa altura eu escrevi que todo o cuidado era pouco ... e que "a nossa vida vale mais que qualquer fotografia mais arrojada" ... com a actual quantidade de água seria uma loucura. Então não ia conseguir sequer ver a Cervigona? Bem, embora estes sem continuação para o vale de Carrecia, mas todas as cartas indicam dois trilhos no morro a sul do fundo do vale. Consciente que quase de certeza teria de voltar ao mesmo ponto ... avancei ... e não me arrependi.
Cabezadas de la Cervigona ... de repente a terra embrenha-se para o vale apertado da "princesa" do Xalmas
O vale de Carrecia, ou da ribeira de Acebo, visto do alto do morro a sul das Cabezadas
Cascata da Cervigona ... isto foi o mais próximo que consegui (abaixo com zoom). Descer as tuberías que tão bem conheço, ou mesmo rodear as Cabezadas, seria um risco que não quis correr ... apesar de alguns me chamarem "maluco"... 😬🤪
Do final do trilho mais a sul talvez seja possível descer ao vale de Carrecia e a Acebo ... em tempo seco ... e com cuidado; o desnível é brutal. A ligação entre os dois trilhos, no alto e na encosta do morro, embora a corta mato é simples.
E assim ... pouco antes do meio dia e meia hora estava de regresso ao ponto onde terminara a "aventura" do 1,5 km em mais de duas horas!
Pouco mais havia agora a decidir; o regresso ao enigmático Castillo de Menrim era a única alternativa...
Já há medronhos ...
... e que bons eram!
O tronco a fazer de "ponte", à direita no vídeo ... foi lá posto na altura. No video nem parece fundo ... mas era... 😬🤪
Mesmo o regresso teve peripécias, como se vê nos vídeos e foto acima. Do Xalmas desceram mesmo muitas águas, este inverno ... que ainda nem um mês tem. O almoço foi na linha divisória entre a Extremadura e Castela. Depois foi descer o corta fogo e estradão de regresso ao ponto de partida ... onde até o regato de Payo, paralelo à estrada, normalmente seco ... está transformado em rio.

Descida para o ponto de partida desta caminhada reduzida ... onde até o regato de Payo parece um rio!
Clique no mapa para ampliar ou aqui para ver no Wikiloc
Clique para ver o álbum completo de fotos
Era uma e meia quando cheguei ao carro! Eheh ... mais do que nunca as caminhadas não se medem em quilómetros. Um projecto que equacionara poder ir aos 24 km (se descesse ao vale de Carrecia) ficou transformado em dez ... mas nem por isso deixou de valer bem a esplêndida manhã de Sol, céu azul, horizontes largos ... e muita carqueja!... 😂 E o regresso antecipado a Vale de Espinho ... ainda me valeu uma divinal sopa de lentilhas, feita com a sabedoria e o carinho ... de uma certa estrela arraiana.

Sem comentários: