domingo, 13 de junho de 2021

Nos píncaros do Monte da Lua ... 47 anos depois

Os pontos mais altos da Serra de Sintra, incluindo o Palácio da Pena e a Cruz Alta, situam-se dentro do chamado Parque da Pena, gerido há mais de 20 anos pela Parques de Sintra - Monte da Lua, S.A., tal como os restantes parques e monumentos de Sintra. A minha "peregrina especial" ... há muito que
tinha vontade de visitar os Palácios (da Pena e da Vila) ... eu há muito que tinha vontade de cirandar por aqueles píncaros, onde só se pode aceder com o bilhete de acesso ao Parque. Assim ... juntámos as duas paixões. O "mano" Zé Manel juntou-se a nós e, enquanto a pequena arraiana se deliciou com as muitas riquezas do Palácio da Pena, os dois "manos" fizeram quase 5 km pelos trilhos da Pena.
Ronda do Palácio da Pena
Gruta do Monge ... onde na pedra alguém desenhou uma imagem de Cristo
Cruz Alta (529m alt.)
47 anos separam estas duas fotografias: hoje (esq.)
e em 26 de Maio de 1974 (dir.)
Parece que já nem a Cruz é exactamente a mesma ...
eu e a minha "peregrina especial" somos os mesmos...
Gradualmente, o Palácio da Pena vai-se afastando na paisagem de uma esplêndida tarde de quase verão
Os dois Zés foram caminhando mansamente para ocidente. A combinação era a "peregrina" telefonar-me quando terminasse a visita do Palácio e do Chalet da Condessa d'Edla; mas, como o Universo é inteligente, quando chegámos ao Chalet estava ela à porta ... procurando alguma coisa na pequena mochila; "não sei do telemóvel" - disse - "devo-o ter perdido pelo caminho"...


Chalet da Condessa d'Edla; à porta ... a
peregrina especial procura algo na mochila... 😊
Entre o Palácio da Pena e o Chalet são cerca de 1400 metros ... e nem sabia bem porque caminhos tinha vindo. Procurar o telemóvel seria procurar uma agulha num palheiro. Ligámos várias vezes para o dito ... ele tocava ... mas ninguém atendia; fomos acreditando que alguém o encontrasse e o entregasse na portaria do Parque...

Jardins e estufas do Chalet da Condessa d'Edla. Foi por aqui que almoçámos...
Estávamos quase a terminar o nosso almoço volante, quando toca o meu telemóvel; era ... o telemóvel da minha parceira. "É o sr. Zé?", oiço uma voz masculina do outro lado 😊. O telefone tinha sido encontrado; pelas tentativas de contacto, foi possível ligarem-me; "Estou junto ao chalet da condessa", disse-me ... e lá fui eu resgatar o telemóvel "abandonado" algures entre a Pena e o Chalet. Quem o encontrou? Um casal jovem, penso que na casa dos 20 a 30 anos ... que ainda me disse que não tinham mexido em mais nada a não ser telefonar para a chamada perdida que ele acusava! Agradeci encarecidamente. Ainda há gente boa neste Mundo! Não percamos a esperança! 🙏


Fonte dos Passarinhos e Vale dos Lagos
Vale dos Lagos, uma das zonas mais bonitas do Parque da Pena

Passava das duas e meia. Estávamos junto ao portão do Vale dos Lagos para a Calçada da Pena, portão que sabíamos estar temporariamente fechado. Actualmente, as únicas entradas/saídas para o Parque da Pena são a principal, de acesso ao Palácio, e a do Chalet da Condessa. Tínhamos duas opções: subir mais de um quilómetro para a entrada principal ... ou saltar o muro 🤣. Pergunto: a Parques de Sintra não tem possibilidade de ter este portão a funcionar, pelo menos para saída? Um funcionário a controlar que não haja entradas sem bilhete bastaria. E daria assim uma melhor imagem. Não fomos os únicos a saltar o muro ... incluindo três turistas estrangeiros que já estavam nessa "escalada" antes de nós...
O regresso ao centro histórico de Sintra poderia ser no autocarro 434, como fizéramos de manhã ... mas optámos por descer a pé pelo lendário Penedo da Amizade, desde há muitas luas usado pelos adeptos da escalada.

Penedo da Amizade ... e Zé Manel a pensar ... "pois ... já
lá vão uns anitos eu fazia isto aqui"... 😛
Descida ao centro histórico de Sintra, pelo Penedo da Amizade e a Vila Sassetti
Uma vez no centro histórico, à minha peregrina ainda lhe faltava a visita ao Palácio da Vila. Os dois Zés ... demos por terminadas as actividades na Piriquita 😊. Foi um belo domingo na serra da Lua; um passeio que nem chegou bem a 10 km ... mas, como sempre ... as caminhadas não se medem em km.
Sintra, centro histórico, 13.Jun.2021, 15h30 - Lá em cima, o Castelo dos Mouros domina a vila
Clique para ver o
álbum completo de fotos

1 comentário:

Raul Fernando Gomes Branco disse...

Muito bonita e interessante esta reportagem, gostei! Um abraço.