sexta-feira, 25 de junho de 2021

Trilho do Manego 2021

Em Agosto de 2020 fui ao encontro do Trilho do Manego, aberto pouco antes pela "Rotas e Raízes" e a Junta de Freguesia de Quadrazais. Agora, menos de um ano depois, fui mostrá-lo ao Zé Rey e à Marie, os amigos de Crasto de Campia com quem, em Janeiro último, já tínhamos feito um grande brinde à Vida e à Amizade e que agora nos brindaram com uma pequena estadia no nosso "retiro raiano"! Em dia de S. João ... levei-os às Fontes Lares e a alguns lugares icónicos do concelho.
Ao fundo a Capela do Espírito Santo, junto à
praia fluvial de Quadrazais, 25.Jun.2021, 9h00

Percorremos apenas 9 km do Trilho do Manego, na minha opinião os mais bonitos, exceptuando quando muito o troço ao longo da estrada entre Vale de Espinho e Quadrazais. O trilho continua de grande beleza, com as suas três pontes suspensas e os troços ribeirinhos do Côa. Falta contudo manutenção e limpeza de mato, particularmente à saída da ponte suspensa a nascente de Quadrazais, onde somos obrigados a derivar para a estrada antes do que era necessário. Acredito que brevemente seja feita a limpeza, tanto mais que a porção que fizemos do restante percurso está impecavelmente limpa.
Desta vez a "base" foi na praia fluvial de Quadrazais, rumando à nossa primeira ponte suspensa, depois da qual tivemos de caminhar ao longo da estrada, até à Fonte e ao Largo da Igreja.
Ponte suspensa próxima das ruínas do Moinho da Escaleira. Depois ... tivemos de ir directos à estrada.
Igreja Matriz de Quadrazais, onde nidificam as cegonhas.
À esquerda: o trilho precisa de limpeza de matos,
a poente de Quadrazais
Poldrinhas no Côa, a poente de Quadrazais
Subindo o Côa, na zona do Vale Cabreiro: mais duas pontes suspensas
De regresso à praia fluvial de Quadrazais, 11h35, em fim de caminhada
Praia fluvial de Quadrazais
(Clique para ver o álbum completo)
Clique aqui para ver no Wikiloc

Sem comentários: