sábado, 3 de abril de 2021

Da navegação à vista à precisão do GPS... (2)

... ou a evolução tecnológica da minha paixão pela vida ao ar livre


 
Em Julho de 2019 publiquei, nestes meus instantâneos, uma crónica sobre a evolução da orientação nas minhas "aventuras" de ar livre. Nos primórdios, como escrevi nessa crónica (desde há mais de 50
respectivo kit outdoor
Ulefone Armor 10 5G e
anos e até aos últimos anos do século passado) recorria a guias, ou aos velhos mapas em papel, à velha bússola, aos azimutes; a navegação era eminentemente à vista, baseada nos sentidos ... e nunca me perdi... 😃. Mas depois ... o GPS veio revolucionar tudo. Naquela crónica, fiz o historial da minha utilização das tecnologias de orientação, desde os "velhos tempos" do receptor Magellan Meridian Gold (2002), passando pelos Pocket PC's e PDA's baseados em Windows Mobile (2005/2013), até aos actuais smartphones baseados em Android. Continuo a preferir, hoje como há quase 20 anos, as vantagens de um sistema "livre" (smartphones) associadas às características outdoor dos "velhos" receptores GPS dedicados (resistência à água, poeiras, quedas, duração da bateria). A junção do melhor destes dois mundos ... são sem dúvida os rugged smartphones, ou "telefones robustos", como os da Caterpillar, Doogee, Ulefone e outros.
Ulefone Armor 10 5G ... em todos
os ambientes...
Mas porquê esta segunda abordagem à evolução tecnológica? Mais uma vez, na crónica de há dois anos referia também, obviamente, a evolução do software por trás da utilização dos aparelhos que fui tendo e da análise, em PC, dos trilhos e caminhos percorridos. Aos mais interessados, convido-vos a lerem essa crónica de Julho de 2019, na qual ressaltam essencialmente, em termos de software, duas ferramentas que me acompanharam durante estas primeiras duas décadas do século XXI: o OziExplorer e o OruxMaps; o Ozi ... ainda hoje o utilizo correntemente, para o estudo das cartas e trilhos no PC.
Locus Map, v. 4.0.0, 30.03.2021
Mas na parte final da crónica de há dois anos referi uma outra aplicação que estava já em desenvolvimento e em crescente expansão no mundo das actividades outdoor: o Locus Map. Na altura, escrevi que estava a utilizá-la em fase experimental ... mas rapidamente o Locus Map suplantou tudo aquilo que o OziExplorer e o OruxMaps me tinham dado.
O Locus é hoje a aplicação de GPS número 1 para quase três milhões de entusiastas do pedestrianismo e de outras actividades outdoor em todo o mundo, bem como para equipas de resgate, reconhecimentos aéreos e outras funções profissionais ligadas ao ar livre. E se já o era antes ... a versão 4 do Locus, acabada de lançar, vem revolucionar ainda mais as capacidades já existentes, ao incluir diversas e úteis funcionalidades, como sejam, entre muitas outras, o espaço em nuvem para a partilha e sincronização dos percursos, pontos e rotas, o desenvolvimento da monitorização ao vivo (live tracking), bem como, pela primeira vez, uma aplicação complementar para PC - Locus Map Planner - séria candidata a substituir o meu velhinho OziExplorer. Para quem como eu também sempre gostou de "aventuras" a solo, só eu e a Natureza, só eu e os grandes espaços, a função de live tracking é uma segurança adicional, associada às funções SOS da maioria dos actuais outdoor rugged phones. É claro que estas seguranças dependem ... da existência de rede telemóvel e de dados; segurança mais sofisticada, mesmo sem rede, essa já passa por localizadores / transmissores por satélite, como os Spot.
E assim, complementando e actualizando o que publiquei em Julho de 2019, a minha opção e conselho apontam sem dúvida para a utilização de:

No campo, para navegação, orientação e registo de percursos:
Smartphone: de preferência "todo o terreno", com um bom processador, bateria e receptor GPS;
Software no smartphone: Locus Map (actualmente na versão 4.0);
Em casa, para estudo das cartas e percursos:
Software no PC: Locus Map Planner e/ou WTracks e/ou OziExplorer (estes dois últimos dependendo da evolução do Locus planner, actualmente em versão beta).

Locus, na sua versão 4.0, disponibiliza uma versão free, portanto gratuita mas limitada nalgumas funções, e duas versões com assinatura anual, Silver e Gold, com níveis sucessivamente maiores de funcionalidades. A versão Gold inclui todos os LoMaps de todo o mundo e respectivas actualizações.
Locus Map Planner: a versatilidade da construção de tracks no ecrã do computador
Com estas ferramentas ... ninguém se perde em ponto nenhum do planeta ... desde que saiba usar as ferramentas. Próximos capítulos desta "história"?... Como disse na primeira, nunca se sabe. Mas, para já, penso que nos largos tempos mais próximos o Locus continuará a ser o meu fiel companheiro de campo. Assim a pandemia nos deixe a todos regressar aos campos e aos caminhos ... e Caminhos 🙏

4 comentários:

francamente disse...

Com esta promoção a Locus deveria patrocinar.te. Pode ser...

José Carlos Callixto disse...

Pois ... mas eu realmente não recebi nada da Locus, não tenho comissão... 😁

Paulo disse...

Já uso Locus há bastante tempo. Mesmo a versão free é muito boa

José Carlos Callixto disse...

Paulo, concordo com algumas das tuas observações, mas além de um new look muito agradável em termos gráficos e de disposição do ecrã, vejo as vantagens importantes que referi no artigo (cloud storage, sincronização, etc.).
Em relação aos mapas, os LoMaps são efectivamente baseados nos OpenStreetMap ... mas apenas isso mesmo, baseados, porque na minha opinião ficam a milhas de distância, para muito melhores. Além disso, nesta versão 4 o próprio mapa base online é LoMap, enquanto que nas versões anteriores era OSM básico, só os offline eram LoMap, comprados e com actualizações igualmente compradas, o que agora não acontece na versão Gold.