quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Conhecer e reconhecer Torres Vedras e seus arredores ...

Passos com (alguma) história


 
A semana passada andámos pelos montes e vales da Serra da Vila e da Ribeira de Pedrulhos ... mas logo ali nasceu o projecto de uma volta ... à volta de Torres Vedras.
Parque do Choupal, Torres Vedras, 3.Dez.2020, 8h37
E com guia! O proponente conhece a região como as suas mãos ... e prometeu mostrar-nos os cantos e recantos à volta da cidade torreense. E assim, antes que chegasse a "Dora" que promete trazer muita chuva ... às oito e meia estávamos no parque do Choupal, de onde partimos para uma caminhada circular que nos levaria ... por montes e vales 😊
O primeiro monte foi o do Forte de S. Lourenço e do reduto dos Olheiros, de onde voltámos a descer a Torres e a cruzar o Sizandro ... para logo subir o trilho da "Amazónia" rumo ao Moinho do Varatojo.
Subida ao Monte e Forte de S. Vicente ... a primeira de muitas 😊
Forte de S. Vicente, 8h55

Subida pela "Amazónia", rumo ao cume do Varatojo,
junto à Ermida e painéis de Santo António
Moinho do Varatojo, 10h00. Ao fundo, à direita, a Serra de Montejunto
O Convento do Varatojo é um mosteiro franciscano, fundado por D. Afonso V em 1470, em cumprimento de uma promessa que havia feito a Santo António, pedindo auxílio para as campanhas do Norte de África. O Fernando, nosso "guia", explicou essa e outras histórias e estórias do Mosteiro.
Convento, ou Mosteiro do Varatojo, 10h15
Do Varatojo rumámos a sul, repetindo um pequeno troço do percurso da semana passada, mas agora rumo ao Castro do Zambujal, povoado fortificado cujas origens remontam ao 3º milénio aC, no início da Idade do Cobre. Inserido num conjunto mais vasto de fortificações similares, crê-se ter sido o mais importante centro de fundição e comércio de minério da Estremadura.

Castro do Zambujal ... vestígios de há 5 mil anos atrás
Mas esta também foi ... a caminhada dos cogumelos ...
e dos túneis de vegetação mágicos!

Depois do Zambujal, rumámos à Serra da Vila ... a nossa "base" dos montes e vales da semana passada. Mas agora quase nem daríamos pela aldeia, íamos rumar a leste.
Próximos da Serra da Vila, por trilhos próximos dos percorridos há uma semana atrás
Depois da Serra da Vila o destino era o Monte da Pena e o Tholos do Barro. Um tholos, ou tholoi, no plural, são monumentos megalíticos também chamados de monumentos de falsa cúpula. O tholos do Barro situa-se ao lado do monumento da Senhora da Pena, onde almoçámos.
Rumo ao Monte da Senhora da Pena e ao Tholos do Barro
Senhora da Pena
Tholos do Barro (Foto: Fernando Damil)
Torres Vedras vista da Senhora da Pena
Ao almoço, o grupo reduziu-se de 5 para 4 elementos ... continuando a descer e a subir, em direcção à Louriceira e passando próximo da autoestrada A8. O objectivo próximo era o vale do Sizandro.

Rumo ao vale do Sizandro, aqui sob a Linha do Oeste ...
... e junto às Azenhas da Boiaca
Seguimos o curso do Sizandro, passando
pelo antigo forno da cal ...
... e chegamos às Termas dos Cucos, 14h35
Termas dos Cucos. Será que os peixitos também vieram aos tratamentos termais?...
Há 5 anos já tinha percorrido este troço com os "Mariolas", partindo dos Cucos. E tal como há 5 anos, subimos ao que chegou a ser identificado como um trilho de pegadas de dinossauros. Contudo, estudos mais recentes referem que são fósseis de animais marinhos, originados por bioturbação, provavelmente de crustáceos decápodes, de que fazem parte os atuais caranguejos e lagostas.
Subida dos Cucos para o suposto trilho das pegadas de dinossauros
Parecem pegadas ... já foram classificadas como tal ... mas são vestígios da actividade de crustáceos
Mas a caminhada continuava também
a ser ... a dos cogumelos 😊
Estávamos já perto de Torres Vedras. Descemos da serra, cruzámos a linha do combóio ... e estávamos na cidade. Mas a caminhada não podia terminar sem uma espécie de visita guiada - e bem guiada - pelos locais mais significativos, como a Igreja de S, Pedro, a Fonte dos Canos ... e o Castelo.

E de novo o Sizandro, já na cidade de Torres Vedras
Igreja de S. Pedro,
Torres Vedras, 15h40

Fonte dos Canos
Na subida ao Castelo ... ainda ficámos a saber que afinal muitos de nós ainda somos ... do tempo da Maria Cachucha... 😋

(Clique para ver o álbum completo)

Panorâmicas do Castelo de Torres Vedras ... em fim de jornada, 16h40
E foi no Castelo que nos despedimos de Torres. Depois, era só descer ao Sizandro e regressar ao Parque do Choupal. Tinham sido 23 km de uma bela jornada de caminhada, convívio e amizade ... com nuvens escuras no final, a indiciar a "Dora" prevista para amanhã...! Com esta jornada ... fiquei a 1 km dos mil ... neste estranho e conturbado ano de 2020! A média dos últimos anos tem sido acima dos 1700 km/ano...! Mas ... "Amanhã Já é Amanhã "...
Passagem para outra dimensão?...

(Clique aqui para ver no Wikiloc) ⏩

1 comentário:

Raul Fernando Gomes Branco disse...

Mais uma admirável reportagem...como não poderia deixar de ser! Abraço Callixto