sábado, 12 de dezembro de 2020

Os Sete Vales Suspensos, do Carvoeiro à Praia da Marinha


O Barlavento algarvio é caracterizado por um alcantilado de arribas sulcadas por linhas de água maiores ou menores. As rochas carbonatadas são muito vulneráveis ao contacto com a água e facilmente esculpidas por esta, dando origem a uma típica paisagem cársica. Mas, se quisermos acreditar nas lendas da região ... podemos tentar consolar a princesa moura que, junto ao mar, chora a morte do seu amante, originando, com as suas lágrimas, o rendilhado típico da rocha calcária.
Vista do Hotel Baía Cristal Beach & SPA, 9.Dez.2020
Vem esta introdução a propósito de uma incursão a Sul, comemorativa de uma efeméride que normalmente celebramos por esta altura. Em vez das nossas habituais "migrações" para terras mais célticas, desta vez a minha pequena arraiana teve um chamamento para o غرب الأندلس (Algarbe Alandalus), mais concretamente para a zona do Carvoeiro. Chamara-lhe a atenção o que vira sobre os vales suspensos, um dos trilhos mais bonitos do Algarve, eleito em 2019 como o melhor destino de caminhadas da Europa (liderou o top do site "European Best Destinations").
Para base destes dias algarvios, escolhemos o Baía Cristal Beach & SPA, sobre a praia de Centeanes. E foi ... uma óptima e principesca escolha! De frente para o mar, do quarto tínhamos a vista da foto acima ... e no trilho litoral, mesmo sobre a falésia, a mesa e duas cadeiras da foto de abertura são uma cortesia do hotel para qualquer caminhante! Com um bom gin e um bocadinho de imaginação, lá ao fundo no mar, pouco mais de 200 milhas a sul ... via-se المغرب (al-maḡrib, Marrocos)... 😊
Praia do Carvoeiro, 11.Dez.2020, 7h25
O PR1 LGA (os Sete Vales Suspensos) pode percorrer-se de leste para oeste ou vice versa, sendo o Vale de Centeanes o respectivo extremo ocidental. Chegados ao Baía Cristal ao início da tarde de 4ª feira, quase logo calçámos as botas e nos pusemos ao caminho.
"Depois da vista consolar e o corpo descansar, fica sempre
a pensar neste local adorado
" (Nª Srª da Encarnação,
padroeira do Carvoeiro, 11.Dez.2020, 7h25)
Mas talvez pela primeira vez neste blog ... não vou seguir uma ordem cronológica. É que o percurso também pode começar no Carvoeiro, totalizando cerca de 10 km lineares até à Praia da Marinha. Assim ... desta vez um percurso pequeno foi feito em três etapas: de Centeanes até pouco depois de Benagil na tarde da chegada, a dois; de Centeanes ao Carvoeiro pela estrada e regresso pelos trilhos litorais, na 6ª feira de manhã, a solo; e de Benagil à Praia da Marinha (troço final) na tarde de 6ª feira, de novo a dois. Além de uma "aventura" marítima 😂
Antes do nascer do Sol de sexta feira, estava portanto a sair sozinho do hotel, pela estrada, para os curtos menos de 2 km até ao Carvoeiro. Toda esta zona nos lembrou várias vezes a ilha grega de Santorini, onde estivemos há dois anos precisamente por esta altura. Tal como lá e então, claro que o turismo de massas está agora felizmente afastado ... para mais em tempos "covídicos".

Igreja de Nossa Senhora da Encarnação, padroeira do Carvoeiro. Lá ao fundo, perdida na neblina, está ponta de Sagres
Ao longo do litoral do Carvoeiro, para nascente, foi construída uma rede de passadiços, agora tão na moda, que levam facilmente qualquer caminheiro a apreciar o soberbo rendilhado da costa. Formadas por lenta deposição de sedimentos marinhos ao longo de milhões de anos, o fácil desgaste destas rochas carbonatadas cria e acentua um relevo caracterizado por uma complexa rede de fendas e cavidades - os algares - de que o Algar Seco é um dos mais conhecidos.

Ao longo dos passadiços litorais do Carvoeiro, a caminho do Algar Seco
Como referi no início, não são vulgares as nossas deslocações a Sul. Mas sabia que já tínhamos estado no Algar Seco ... há muitos, muitos anos ... talvez ainda no tempo dos dinossauros... 😊😋. Pois ... há mais de 41 longos anos, em Agosto de 1979! Não haveria dinossauros ... mas a comparação entre as duas fotos abaixo ilustra também a dinâmica desta paisagem cársica.
Algar Seco, Agosto de 1979

Algar Seco, 11.Dez.2020 ... 41 anos depois!  ⏩
Algar Seco, "A Boneca" ... uma janela sobre o mar
A costa selvagem do Carvoeiro avança como num filme, até à Praia de Centeanes, 11.Dez.2020, 8h45
Não fosse a hora matinal ... só
(A mesa e as cadeiras são uma cortesia 
me faltava o gin sobre o mar 😋
permanente do Hotel Baía Cristal Beach & SPA)
Pouco depois das nove da manhã estava de regresso ao hotel ... e só então fui tomar o pequeno almoço 😂. E, agora sim ... podemos recuar no tempo; no hotel ... tínhamos começado a caminhada a dois, dois dias antes. Ao litoral do Carvoeiro a Centeanes ... seguem-se os sete vales suspensos.
Praia de Vale de Centeanes, abaixo do Hotel Baía Cristal Beach & SPA, 9.Dez.2020, 15h00
De Vale de Centeanes ao Farol de Alfanzina e à praia de Vale Espinhaço
Os algares sucedem-se ao longo deste fabuloso litoral. Autênticas chaminés abertas, nalguns vê-se a água do mar a bater no fundo, como entre o Vale Espinhaço e o Leixão do Ladrão, o grande penedo que avança mar dentro, também conhecido como “The Eyes of the Devil”, os Olhos do Diabo. Os recortes entre as arribas parecem feitos para os piratas se esconderem...
Algares e alcantilados entre o Vale Espinhaço e o Leixão do Ladrão ... ou os olhos do Diabo...
"Trago o destino das águas, no aguardar dos rochedos. Dizem que o tempo é que apaga as mágoas ... quem será que apaga os medos?" (Sebastião Antunes, "Ninguém é dono do mar")
Praia do Carvalho, entre o Leixão do Ladrão e Benagil
Praia de Benagil, 9.Dez.2020, 16h45 ... talvez actualmente a praia mais conhecida do Algarve
A praia de Benagil tornou-se famosa pelo seu algar, ou Gruta de Benagil, também conhecida por "A Catedral". Trata-se de um algar como tantos outros nesta costa, mas com a particularidade de ter uma praia no seu interior,
Gruta de Benagil (Foto: www.algarvefun.com)
com duas aberturas que apenas têm acesso por mar e iluminada pela entrada superior do algar.
Entrada superior do Algar de Benagil
Já eram contudo cinco da tarde quando chegámos ao topo
do algar de Benagil, resguardado, como todos os outros, por uma cerca de madeira que permite debruçarmo-nos sobre o interior. O Sol descia já no poente. Não faltava muito para o final do trilho dos vales suspensos, mas chegaríamos já no escuro, pelo que pouco depois da praia da Corredoura seguimos o trilho que leva à estrada M1273, de onde um Uber rapidamente nos reconduziu ao hotel.

9.Dez.2020, 15h05 - Praia da Corredoura ... e o Sol lança chispas a poente
Quinta feira foi dia de relax. E que relax! No Baía Cristal Beach & SPA tínhamos reservado também uma "Massagem anti-stress ou relaxamento", de uma hora cada. E foi só ... o melhor serviço de massagem que alguma vez tivemos em qualquer lugar!
"Mar d'Fora" ... um paraíso sobre a Praia do Paraíso

Praia de Benagil, 11.Dez.2020, 12h15 ...
prontos para embarcar numa "aventura" marítima  ⏩

E onde é que na zona se poderia almoçar uma boa cataplana? Indagados os serviços do Hotel, recomendaram-nos o Restaurante "Mar d'Fora", no Carvoeiro. E foi só ... a melhor cataplana que alguma vez comemos em qualquer lugar! Numa falésia debruçada sobre a Praia do Paraíso ... o "Mar d'Fora" é um autêntico paraíso culinário, de localização, simpatia e bom gosto. E como o Universo joga a nosso favor ... acertámos no último dia em que estavam abertos, fechando agora nesta época baixa e "covídica" pelo menos até Fevereiro!
A cataplana era tão farta e tão rica ... que a tarde foi para relaxar na nossa suite do Baía de Cristal ... e à noite ... nem conseguimos apreciar devidamente o jantar incluído na meia pensão. Talvez também por isso ... no dia seguinte levantei-me cedo, para percorrer sozinho o já descrito troço do Carvoeiro a Centeanes 😊.
O que nos faltava então para completar os sete vales suspensos? Faltava-nos o troço final, da Corredoura à Praia da Marinha ... e faltava-nos a visita por mar à "Catedral", a entrada na Gruta de Benagil. De entre algumas propostas, escolhemos os serviços da Taruga Benagil Tours; conforme combinado, pouco depois do meio dia lá estávamos na praia de Benagil ... prontos para começar a "aventura" marítima.

Entre Benagil e a Praia do Pau, a leste da Praia da Marinha, visitámos as grutas e praias desertas deste belíssimo troço de costa, incluindo, evidentemente, a famosíssima praia/Algar de Benagil. Uma embarcação de 12 lugares limitada a 8 pessoas, segura, rápida, guiados pelas explicações do Fábio e Rafael, os dois simpáticos guias que, segundo nos disseram ... em cerca de 26 horas nos poderiam pôr em Marrocos... 😃
Começou ... a "caminhada" marítima pelo litoral de Benagil
Algar de Benagil ... agora visto por dentro, com a pequena praia de acesso apenas por mar
Rocha do Nariz (em cima à esquerda) e Rocha do Crocodilo (esta foto)
Um elefante de pedra bebe nas águas da costa de Benagil...
Passamos o arco natural da Praia da Marinha, até às praias do Buraco e do Pau, a leste daquela
E da Praia do Pau ... os nossos dois guias levaram-nos de regresso a Benagil, em completa segurança. Eram horas de almoço ... desta vez frugal. Já só nos faltava completar, de novo por terra e a pé, o pequeno troço final do PR1 LGA (os Sete Vales Suspensos). Deixámos o carro onde dois dias antes tínhamos sido recolhidos de Uber ... e aí vamos nós de novo para as falésias e algares.

Falésias e algares entre a Praia do Cão Raivoso e a Praia da Mesquita, já com a Marinha ao fundo
Arco natural da Marinha ... ou o elefante a beber
agora visto de cima...
11.Dez.2020, 14h25 - No fim do percurso dos vales suspensos, deixamos a costa que tínhamos percorrido!
Eram duas e meia quando chegámos ao estacionamento da Praia da Marinha, final deste fabuloso trilho dos sete vales suspensos ... e quase final destes dias a sul.
(Clique para ver o percurso no Wikiloc)
Por trilhos que o Locus me tinha mostrado, fui buscar o carro em pouco mais de quinze minutos ... enquanto a menina comia um gelado... 😋. E como não tinha estado no Algar Seco ... ainda lá voltámos de carro, até porque o Baía Cristal Beach & SPA fica bem próximo. Com os pequenos troços circulares descritos, percorri pessoalmente apenas 14 km ... mas fabulosos!
Ainda na tarde de 6ª feira, desde a "janela" do Algar Seco,
ao fundo na neblina está a Ponta de Sagres

Da varanda do Baía Cristal Beach & SPA, 12.Dez.2020, 7h45 - Na manhã do último dia, o Sol nasceu esplendoroso! O Algarve é dos poucos sítios onde o Sol, nesta altura do ano, nasce e põe-se no mar! No verão nasce mais a norte e portanto em terra.

(Clique AQUI para ver o álbum completo de fotos)

Sem comentários: