segunda-feira, 9 de março de 2020

Um mergulho K40 na "minha" Malcata ... 1319m D+/1175m D-

Travessia Sabugal - Meimão - Quinta do Major - Vale de Espinho

Já vão longe os anos em que comecei a desbravar as bredas da Malcata e das Mesas. A pé, de bicicleta e de "burro" - o meu velho UMM - os cantos e recantos destas terras e serras foram passando a ser cada vez mais ... meus.
Sabugal, 09.Março.2020 - Rente ao Côa e pela Ermida da
Srª da Graça, saio à (re)descoberta da "minha" Malcata
Lugares como a Quinta do Major, os Moinhos do Bazágueda, a Marvana de todas as lendas ... aldeias como o Meimão (que viu nascer a mãe da minha estrela) ou a Malcata ... aquelas colinas ondulantes passaram também elas a conhecer-me. Já não vi linces, naquela que foi a serra que os celebrizou pelas piores razões, mas ainda vejo javalis, oiço cantar os tentilhões, vejo levantar as perdizes, sigo o esvoaçar dos grifos. Já até dormi na serra ... mas agora há já algum tempo que não "mergulhava" a sério na "minha" Malcata, numa jornada a solo de longo curso ... dura q.b. ... porque a Malcata é uma verdadeira montanha russa de relevo ... e de emoções.
Em mais uma das habituais estadias em Vale de Espinho ... no canto dos meus Sonhos nasceu de novo a Vontade de um longo desbravar ... e do Sonho ao projecto mediou apenas o estudo do percurso a palmilhar. Sozinho? Não ... na Natureza nunca se está sozinho ... estão comigo, sempre, os sons, os cheiros, as luzes, os brilhos ... daquela que é uma das maiores áreas naturais deste nosso rectângulo no ocidente europeu.
E assim ... de Vale de Espinho ao Sabugal fui na carreira da "Viúva Monteiro". Eram 8h45 quando comecei a caminhada; tarde demais para o meu gosto, mas estava sujeito ao horário da carreira ... e deste modo a "aventura" terminaria previsivelmente ao nascer da super Lua, como se veio a concretizar. Rente ao Côa, comecei por me dirigir ao Santuário da Senhora da Graça, para mais à frente cruzar a estrada de Malcata e começar a descer para o vale da Ribeira do Arrebentão, já em terras de Penamacor e, consequentemente, na Beira Baixa. O primeiro rumo era a aldeia do Meimão.
Não ... não estava sozinho...
Ao longo do vale do Arrebentão, descendo a ribeira rumo à velha aldeia do Meimão
A aldeia do Meimão é a aldeia natal da mãe da minha companheira da aventura da Vida. Ali cresceu, mas Vale de Espinho fez também sempre parte da sua vida; no Meimão ... deixou memórias. E mal sabia eu que, acompanhando a Ribeira da Meimoa para montante ... eu ia entrar num paraíso onde encontrei uma outra filha daquela aldeia perdida nas faldas da Malcata.

Igreja do Meimão e, à direita,
o Páteo Cerdeira, berço da mãe da minha
companheira de "aventuras"
A Barragem da Meimoa e o vale da Ribeira do mesmo nome, onde os verdes lameiros são belas pastagens
O vale da Ribeira da Meimoa é um autêntico paraíso, onde as águas correm e cantam, alimentando os lameiros verdejantes ... e alimentando velhas lendas. Dizem as gentes mais antigas do Meimão que no lugar da Patada da Mula, quando Nossa Senhora percorria o mundo, a mula escorregou ao passar pelo local, ficando a pata gravada na rocha. Os mais crentes dizem que se deu então um milagre: Nossa Senhora subiu ao céu e a mula aparelhada com um selim em ouro foi soterrada pelas terras que deslizaram encosta abaixo. Não vi, por isso, vestígios do selim em ouro ... nem da patada na rocha.
Sítio da Patada da Mula, 11h25 ... onde segundo a lenda a mula de Nª Senhora deixou uma pata gravada na rocha
Entre a Patada da Mula e os Forninhos, ali nos verdejantes lameiros da margem direita da ribeira ... surgiu-me um quadro de romantismo e bucolismo que teima em subsistir: uma pastora, com um rebanho de cabras e o seu cãozito, ali estava, sozinha, sob o peso dos seus 78 anos ... a lembrar-me a saudosa ti Mari Zé Salgueiro, que encontrei pela primeira vez há 14 anos, à beira do Bazágueda. Como então escrevi, são "exemplos vivos de uma gente simples, que dorme em paz e sem sonhos ... por quem Freud jamais teria existido e inventado a psicanálise!"
Uma pastora do Meimão, no sítio dos Forninhos:
"uma gente simples, que dorme em paz e sem sonhos..."
Atravessei a ribeira quase logo a seguir ... com a sensação de que se pudesse continuar ali a falar ainda agora lá estaria. E trouxe comigo algumas palavras daquela simpática pastora ... como aquele "eu vi logo que o senhor tinha cara de ser boa gente" ... vindo do mais puro daquela alma pura.
Não me tinha apercebido, felizmente ... da dimensão e inclinação da subida que tinha a seguir pela frente: dos Forninhos ao cume dos Concelhos ... dos 600 aos 1000 metros em 3 km ... até aos 800 metros no primeiro quilómetro. Parecia-me ... uma subida interminável...
Ribeira da Meimoa nos Forninhos ...
... e a íngreme e pedregosa subida para os Concelhos
Para trás, além da ladeira que ainda subo ... já fica uma "vista aérea" dos vales e das colinas da Malcata
Para a frente, a sudeste ... ao fundo já se destaca o morro de Monsanto
Geodésico dos Concelhos (1007m alt.)
Cartaz da RNSM, no Cabeço dos Concelhos
Lá ao fundo está a Quinta do Major ... e foi mesmo
pelo meio deste mato que tive de descer ... tipo javali...
Uma pequena paragem junto ao cartaz da Reserva, para o já apetecido reforço alimentar ... e agora era finalmente a descer, para o Cabeço do Pão e Vinho (760m alt.). Mas ... o estradão que eu conhecia e pelo qual já conduzi, há anos, grupos de caminheiros e amigos, está abandonado e o mato vai tomando conta dele. Diversos pinheiros caídos, atravessados no caminho ... não me faziam de qualquer modo imaginar o que ia viver na descida do Pão e Vinho para a Quinta do Major. A ideia era descer pelo corta fogo que já várias vezes percorri ... mas ... onde estava o corta fogo? Não estava! Já verifiquei que acabei por descer um pouco mais a poente, mas não vi vestígios dele, nem no cume nem em baixo, junto ao Ribeiro da Casinha. A descida não foi portanto a corta mato ... foi, em muitos pontos, autenticamente a furar mato. Não o vi ... mas ouvi a restolhada de um javali que deve ter pensado que andava ali um extraterrestre...
Ribeiro da Casinha e ruínas da casa que lhe deu o nome ... no emaranhado de mato por onde desci
Pouco depois das três e meia estava na Quinta do Major, à beira do Bazágueda. Quantas memórias de gentes de Vale de Espinho ali estão "enterradas". Da velha eira já só restam ténues vestígios. A grande casa senhorial lá jaz em ruínas ... e a Casa Abrigo da Reserva lá continua, fechada e abandonada. O Estado ... há anos que opta por manter estas casas ao abandono, ao longo de sucessivos governos ... de sucessivas tendências. É triste, muito triste...

Quinta do Major ... memórias perdidas num tempo sem Tempo ... em vários tempos...
O paraíso do Bazágueda, junto à Quinta do Major ... e antes de eu iniciar o regresso a Vale de Espinho
Da Quinta do Major a Vale de Espinho são sensivelmente 15 km ... maioritariamente a subir até à Lomba, pelo alto da Mina, Ladeira Grande e Clérigo (Crelgo, na gíria de Vale de Espinho). As minhas pernas e pés já denotavam o efeito dos desníveis acumulados e da muita pedra ... as subidas já eram feitas a menos de metade da velocidade. Acompanhando a linha de fronteira, o Locus registou os 30 km pouco antes da Ladeira Grande; faltavam 10 km para Vale de Espinho.
Subida da Quinta do Major para a cumeada fronteiriça, 16h15
E chego às colinas ondulantes que bordejam com terras de Valverde del Fresno. Ao fundo a sempre mística Marvana
Próximo do Clérigo (à esquerda), com as Ellas ao fundo ...
e na Lomba, 18h00: vai começar a descida final para Vale de Espinho
Às seis da tarde estava na Lomba, no limite das Beiras e onde a raia de Espanha inflecte para leste. Faltavam 5 km para Vale de Espinho ... e agora maioritariamente a descer. O Sol preparava-se para se esconder detrás dos últimos relevos da Malcata ... e a super Lua preparava-se para nascer a ocidente. Em sensivelmente uma hora ... regressei ao ninho, já na penumbra do anoitecer ... com 39,52 km nos pés ... cansado, dorido ... mas realizado. Tinha descido, subido, descido ... tinha mergulhado a fundo, de novo, nas bredas da minha Malcata.
Os últimos raios de Sol escondem-se atrás das colinas da Malcata ...
... e, já na descida para Vale de Espinho, nasce a super Lua a oriente (18h37)
Vale de Espinho à vista, 18h45
Os números desta aventura:
Duração total: 10h e 16m
Total de paragens: 2h e 3m
Média geral: 3,9 km/h
Média em movimento: 4,8 km/h
Desníveis acumulados: 1319m D+ / 1175m D-
Altitude mínima: 573m / máxima: 1007m
(Clique para ver o álbum completo de fotos)

Sem comentários: