sábado, 10 de setembro de 2016

Trilho dos pescadores: Zambujeira - Praia de Odeceixe

A Rota Vicentina é uma grande rota pedestre, inaugurada em 2012, que cruza o Sudoeste de Portugal, totalizando 350 km. Dela faz parte o chamado Trilho dos Pescadores, que segue os caminhos usados pelos locais para acesso às praias e pesqueiros.

Zambujeira do Mar, 10.09.2016,  10:20h - Ia começar uma caminhada fabulosa
O trilho dos pescadores inclui um total de 4 etapas e 5 circuitos complementares, desde Porto Covo a Odeceixe, num total de 120 km. É um constante desafio ao contacto com a paisagem costeira e uma natureza selvagem. Foi este desafio que os "velhos" Caminheiros Gaspar Correia escolheram para primeira actividade pós interrupção estival, entre a Zambujeira do Mar e a foz da ribeira de Seixe!
Capela de Nossa Senhora do Mar e praia da Zambujeira
Depois de uma viagem madrugadora desde Lisboa, às dez horas estávamos na Zambujeira. Recordações de infância e adolescência para a minha "namorada", que ali passou dois ou três verões. E o que íamos viver seria uma fabulosa actividade, num dia soalheiro mas, inicialmente, até com um saboroso ar fresco, tão diferente do calor abrasador de dias anteriores, o que dificultaria bastante a tarefa, já que a exposição solar é quase permanente. Permanente é, também, a sucessão de belíssimas praias e enseadas, naquele que é considerado provavelmente um dos melhores trilhos costeiros do mundo. Alteirinhos, Meia Laranja, Bernosas, Lomba do Asno, Alvorião, são só alguns nomes dos primeiros autênticos quadros de sonho que se sucediam na primeira parte da nossa progressão, até à praia do Carvalhal.

Praia dos Alteirinhos
You have the freedom to be yourself, your true self, here and now, and nothing can stand in your way"
(Richard Bach, Jonathan Livingston Seagull - Fernão Capelo Gaivota)
À descoberta dos paraísos perdidos...
Um fotógrafo apanhado a fotografar uma mariola litoral... (Foto: Eduardo Baptista)
Praia do Carvalhal
Pouco depois do meio dia estávamos no Carvalhal. Já sabia bem o almocinho! E até o banho, para alguns, nas águas transparentes que estavam até bem quentes, segundo eles! E depois, para sul, sempre sul. Espigões rochosos que entram pelo mar dentro, quais cascos de navios fantasmas encalhados, cegonhas que nidificam nos rochedos sobre o mar, indiferentes à fúria das ondas que parece irão atingir os ninhos, todo um filme de paraíso se ia descortinando a cada nova curva ou subida do trilho.

E até bisontes nos
surgem no caminho...
Praia dos Machados

A fabulosa descida do Cabo Velho
No Cabo Velho (Foto: Raul Branco)
A fabulosa descida do Cabo Velho
Ninhos de cegonha
nos rochedos
Cascatas litorais: no tempo chuvoso, transformam-se em ribeiros caudalosos que se despenham falésias abaixo
Praia da Amália
Por entre túneis
de vegetação
Descida à Praia da Amália, o refúgio preferido da diva do fado
Ruínas do velho moínho de água da ribeira que desagua na Praia da Amália
"O mar não é de ninguém ... Ninguém é dono do mar ...." (Sebastião Antunes)
E assim chegamos
à Azenha do Mar
Às quatro da tarde estávamos na Azenha do Mar, que foi em tempos palco das maiores apanhas de algas moliceiras a nível nacional. Tínhamos quase 10 km percorridos; alguns já se sentiam cansados de tanto tornear esta bela costa ... mas a maior parte do grupo continuou até à foz da ribeira de Seixe, que, dividindo as praias de Baiona e de Odeceixe, separa também o Alentejo do Algarve.

Para Sul, sempre para Sul...
E, da Ponta em Branco, avistamos a fabulosa foz da Ribeira de Seixe. Do outro lado, é já Algarve.
Ribeira de Seixe
Praia de Baiona (Alentejo) e de Odeceixe (Algarve)
Poucos minutos depois das cinco estávamos à cota '0', na dupla praia de Baiona / Odeceixe. Ali acaba o Antejo e começa o Algarve. E ali acabava, também, esta nossa fabulosa caminhada pelos trilhos do SW Alentejano. A viagem de regresso a Lisboa seria abrilhantada com um espectacular pôr-do-Sol ... e com um certo e "milagroso" serviço de massagens, no autocarro, aos mais necessitados fisicamente...
Massagens on board... :)

Ver o álbum completo

1 comentário:

Luís Costa disse...

Excelente inspiração para quem, como eu, está longe e ambiciona fazer todo o trilho dos Pescadores na próxima Primavera.
Obrigado.
Luís Costa