domingo, 29 de março de 2015

Em terras do Serro Ventoso e da Bezerra

Há mais de dois anos, em Setembro de 2012, numa jornada de grande rota na Serra de Candeeiros, conheci ... o "Sítio do Elias". O "sítio do Elias" é uma cabana "perdida" no meio de um frondoso bosque, na encosta entre as aldeias de Bezerra e Serro Ventoso, construída há 15 anos por um simpático morador da Bezerra.
Serra de Candeeiros, 29.03.2015, 9:35h
Ali se encontram apetrechos de cozinha, um grelhador, sal, carvão e outros utensílios que proporcionam facilmente um agradável repasto. A única regra é deixar tudo como estava, limpo, deixando também se possível alguma coisa que os próximos possam utilizar. E assim, o mentor daquelas a que chamámos as GRDs - Grandes Rotas Duras - agendou para hoje ... uma "pequena rota" em torno do dito "Sítio do Elias"; apesar de incluir uma componente pedestre ... o mote principal, hoje, era uma grelhada e um convívio naquela muito simpática e original cabana! J
Serro Ventoso, no coração da Serra de Candeeiros
Numa manhã fria, em que o nevoeiro teimava em não levantar dos cumes ... estávamos quase a ficar-nos pela cabana... J; mas a previsão de um bom dia de Sol, neste início de Primavera, viria a confirmar-se.

Subida ao Moinho do Picoto, sobre Serro Ventoso
Apesar de curta - um pouco menos de 9 km - a caminhada não foi por isso menos interessante e bem panorâmica. Da Bezerra descemos a Serro Ventoso e deste subimos ao geodésico de Covas Tojeiras e ao seu Moinho do Picoto, a 546 metros de altitude. À medida que subíamos ... o nevoeiro abria... J.

No Moinho do Picoto
Descida de regresso à Bezerra
Antiga Mina da Bezerra
No bosque mágico onde se situa a "cabana do Elias"
E pouco depois da uma da tarde estávamos de regresso ao "Sítio do Elias". As horas seguintes ... foram de alegre e são convívio, animado pelos comes e bebes com que os convivas contribuíram. O dia já era então um belo dia de Sol e até de algum calor.

Na "mítica" Cabana do Elias, em ameno convívio
Pórticos naturais...
E assim, entre pórticos naturais e o são convívio de quem partilha a paixão pelo ar livre ... se passou o último domingo de Março!

2 comentários:

António Mousinho disse...

Bela despedida do mês de Março!

Lena disse...

E que boa forma de finalizar um mês, com amigos, natureza, boa comida e melhor bebida!!!