domingo, 11 de janeiro de 2015

Por montes, campos e vinhedos de Bucelas

Depois de abrir o ano de 2015 com uma caminhada na Serra de Sintra, uma semana depois tinha os Novos Trilhos de novo na agenda, para uma caminhada por montes e vales, campos e vinhedos de Bucelas.
"Chão do Prado", Bucelas, 11.Jan.2015, 8:20h
Vai começar mais uma caminhada Novas Trilhos
Atravessando a pacata aldeia de Vila de Rei, uma "multidão" de quase 60 caminheiros atacou com fervor a subida do Serves, nos limites dos concelhos de Loures e de Vila Franca de Xira, passando pela necrópole megalítica (anta) do mesmo nome. Num belo dia de Sol, do cume do Serves avistava-se a Ponte Vasco da Gama e a Arrábida, sobressaindo esta de alguma neblina. E do Serves descemos de novo para norte, rumo aos Fortes da Aguieira e do Arpim. Este último tinha sido, em Outubro, o local do último abastecimento da Marcha dos Fortes ... e agora foi também o único ponto desta caminhada para um pequeno reforço alimentar ... não sem passar antes por uma componente "radical", bem à maneira dos Novos Trilhos.


Subida ao Monte Serves
Lá ao fundo está a Ponte Vasco da Gama, à direita, e a Arrábida, à esquerda
Necrópole megalítica do Monte Serves
Subida ao geodésico da Aguieira
E o grupo segue o seu rumo
Componente radical...J
"Banana time", no
Forte do Arpim
E a "procissão" continua...
E se a primeira parte da caminhada foi verdadeiramente de montes e vales, seguiram-se belos campos, vinhedos e até pequenos bosques, acompanhando as linhas de água da Ribeira da Pipa e, na parte final, da Ribeira do Boição, onde aliás os Novos Trilhos me haviam levado há menos de um ano.

Bucelas ... terra de vinhedos ...
... mas também de belas paisagens ...
... às vezes radicais...J
E por "catedrais" verdes ...
... chega-se à Cascata do Boição
Foto de Grupo, na Quinta do Boição
Mas esta caminhada tinha também outro objectivo. É que, uma vez percorridos 20 km ... a jornada pedestre culminou com um almoço de confraternização de 3 anos de caminhadas do grupo. Umas horas de são convívio, no restaurante "Chão do Prado", junto ao local onde havíamos iniciado a caminhada, na estrada entre Bucelas e Santiago dos Velhos. A vida é feita destes momentos! Não faço muitas caminhadas com os  Novos Trilhos (porque não consigo estar em todo o lado ao mesmo tempo...J), mas os Novos Trilhos fazem-me recuar ao que de melhor me recordo dos meus tempos de adolescência. Hoje foi mais um desses dias memoráveis: camaradagem, brincadeira ... a sã alegria de viver! Obrigado, Novos Trilhos!

Com 20 km nos pés, de novo no "Chão do Prado" ... onde a tarde prometia... ;)
Por montes, vales e vinhedos de Bucelas

Sem comentários: