sábado, 9 de novembro de 2019

Nos caminhos da Batalha da Roliça

339ª Actividade dos Caminheiros Gaspar Correia … a segunda caminhada no grupo da minha neta Sofia, depois da estreia na minha velhinha Serra d'Aire.
Columbeira, 9.Nov.2019, 10h00
Foi também a caminhada do magusto caminheiro, em terras do Bombarral … nos caminhos da batalha da Roliça, a primeira vitória aliada na Guerra Peninsular, travada pelas forças anglo-lusas a 17 de Agosto de 1808, contra as tropas Napoleónicas, durante a Iª Invasão Francesa.
Um pequeno percurso circular de 10 km teve por base a aldeia de Columbeira. Pelas 10h00 estávamos a partir em direcção ao, percorrendo depois o vale de Tornada por um bonito trilho em áreas de mata mediterrânica e com passagem por várias pontes pitorescas.

As tropas tinham
começado a batalha...
Ao longo do vale de Tornada, em direcção a sul
Antes da aldeia de Reguengo Grande, cruzámos o topo do planalto até atingirmos o Vale do Rôto, ponto central do itinerário, onde existem várias cavidades geológica e arqueologicamente importantes. Com a chuva miudinha que começava a cair ... uma das cavidades foi o nosso abrigo para o almoço.

Um "restaurante" improvisado, na Lapa Larga, no Vale Rôto
Subindo depois a encosta a nascente, chegámos ao miradouro da Serra do Picoto, palco principal da batalha da Roliça. E o regresso ao local de início foi feito de novo por um belo trilho em mata mediterrânica ... com várias "aventuras" na lama... 😊. Não chegámos a ver o túmulo do Tenente Coronel George Lak, veterano das guerras da Índia e que pereceu na batalha da Roliça.

No miradouro do Picoto, sobre a Columbeira
Descida do Picoto para a Columbeira ... com várias "aventuras" na lama descendente...
E como resultado das "aventuras" ... fazem-se estas figuras... 😊
De regresso à aldeia, seguiu-se o saboroso e divertido magusto, organizado pela Comissão de Melhoramentos da Columbeira. Os caminhos da Roliça marcaram também a estreia da Madalena - a minha panaymi machupiccheña - nas actividades da minha mais antiga "família" caminheira. Entre "manos velhos" e as Amizades e "mano(a)s" dos últimos anos … eu e a minha estrela temos contribuído para injectar sangue novo na alma do GCGC 😊.
Quanto à Sofia … espero bem que seja a minha sucessora na vocação pelas "aventuras" pelas "fragas e pragas" dos grandes espaços naturais...
Ver o álbum completo

Sem comentários: