sábado, 20 de julho de 2019

Por mares nunca dantes navegados ... até ao Bugio

Por fragas e pragas... a "caminhada" de hoje foi marítima! Tantas vezes visto na barra do Tejo, de ambas as margens, tantas vezes visto de avião quando se aterra em Lisboa, mas nunca tinha ido ao Bugio, nem mesmo nos meus velhos tempos das aventuras subaquáticas.
Entre a Marina de Oeiras e o Bugio, 20.Jul.2019, 12h50
A Torre, ou Forte, de São Lourenço da Cabeça Seca, vulgarmente conhecida apenas por Torre do Bugio, é uma fortificação formada por uma torre circular com 2 pisos e uma muralha também circular,
construída no final do sec. XVI para defesa marítima de Lisboa, preocupação efectiva para a Coroa portuguesa pelo menos desde o reinado de D. João II.
Não poderia falar da história do Bugio sem falar de um dos maiores apaixonados pela história das "Fortificações Marítimas do Concelho de Oeiras", na qual se integra a Torre do Bugio. Carlos Pereira Callixto, meu Tio paterno, dedicou grande parte da vida, como historiador amador, ao estudo do património militar edificado ao longo de toda a costa portuguesa, do Minho ao Algarve. A Câmara Municipal de Oeiras editou a referida publicação em 1986 e reeditou-a em 2002. Hoje, portanto ... "vi" o meu Tio ao visitar pela primeira vez o Bugio e ao ouvir a história daquelas paredes seculares.
A visita foi organizada pela EMACO (Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras). O meu "mano" Zé Manel Messias lançou-me o desafio, que aceitei de muito bom grado. E assim, pouco depois do meio dia e meia hora partíamos da Marina de Oeiras rumo à velha Torre da barra do Tejo, a bordo de um dos vários pneumáticos da Water X. A viagem leva pouco mais de 5 minutos.

O Tejo, a costa de Oeiras e a Serra de Sintra, vistas do Bugio
Quem me dera ser ... Fernão Capelo...
Clique para ver o álbum completo de fotos
Nesta "caminhada" não houve componente pedestre, mas foi sem dúvida um belo "instantâneo de ar livre", num dia de verão de muito Sol, calor ... e vento. Nunca tinha navegado nos mares do Bugio ... a não ser quando fui para a Madeira no velho "Carvalho Araújo" ... quando tinha 5 anos... 😋. E sem dúvida que gostei da visita e da experiência. Obrigado Zé Manel e família!

O regresso foi um pouco mais picado, contra o vento... 😊

1 comentário:

Rui Cortes disse...

o bUGIO É DOS SÍTIOS DE lISBOA QUE ANSEIO POR VISITAR. E ESSA PUBLICAÇÃO DO TEU TIO DEVE SER INTERESSANTÍSSIMA. SEMPRE GOSTEI DAS FORTALEZAS DA COSTA...