quinta-feira, 31 de maio de 2018

Marcha Atlântica, do Espichel à Caparica

O Clube Associativo Santa Marta do Pinhal (CASMP) organiza há dois anos consecutivos uma Marcha Atlântica entre o Cabo Espichel e o Cristo Rei. No último dia de Maio, a minha Mana Cristina pegou nesta ideia ... e desafiou 3 Amigos para a acompanharem 😊. O projecto, ligeiramente mais curto, acabava na Costa da Caparica, implicando a logística de deixar um carro em cada ponta do percurso.

Santuário de Nossa Senhora do Cabo (Espichel), 31.05.2018, 8h15
Assim, pouco depois das 8 da manhã estávamos os quatro destemidos caminheiros, prontos para nos lançarmos à aventura. Tínhamos um desafio especial, dentro do desafio: saber se seria possível passar a Lagoa de Albufeira; a maré vazia era às 10h30...

Ermida da Memória, Cabo Espichel (Foto: J. M. Messias)
Descida à Praia dos Lagosteiros ... e subida à Pedra da Mua
As cores e os perfumes, os sons do mar ao longo de uma belíssima manhã de Primavera, faziam-nos querer ser gaivotas, agradecendo ao Universo dar-nos dias assim. Para mim ... o ano bem poderia ter apenas Outono e Primavera, o adormecer e o renascer...

Entre a ponta dos Lagosteiros e o parque "Campimeco", numa sucessão de paisagens ... que me lembravam a Irlanda
Obrigado Universo! (Foto: J. M. Messias)
A seguir ao "Campimeco", optámos por descer à praia. Tínhamos recebido a confirmação de que a Lagoa estava aberta, mas que se passava bem, embora a vau. Foram contudo mais de 5 km de areia, onde a progressão é sempre fastidiosa, amenizada pelo voo dos muitos Fernão Capelos.

Ao longo da praia, entre a foz do Rio da Prata e a Lagoa de Albufeira (Foto: Cristina Ferreira)
A sempre bela Lagoa de Albufeira ... que era preciso ultrapassar
Algum atraso inicial e as características do terreno ditaram que chegássemos à Lagoa ... mais de duas horas depois da maré baixa. Mas a ligação entre a Lagoa e o Mar não oferecia dificuldades, embora obrigando-nos a descalçar e à passagem com água pelos joelhos ... almoçando nas dunas, logo a seguir à "aventura". Depois ... continuaria a progressão para norte.


Travessia da Lagoa de Albufeira ... "remando" contra a maré a encher...
(Foto da esquerda: Cristina Ferreira)
Passava das duas da tarde quando deixámos a lagoa para trás. O Espichel, contudo, vigiava-nos sempre, a sul, enquanto a norte a Serra de Sintra se aproximava, bem como as arribas fósseis da Mata dos Medos e da Caparica.

O Cabo Espichel vigia-nos a sul, enquanto a norte a Serra de Sintra se aproxima...
E entramos nas arribas fósseis, a caminho da Fonte da Telha (Foto de cima: Cristina Ferreira)
Eram quase seis da tarde quando chegámos à Praia do Rei. Depois de umas "loirinhas", durante um troço seguimos pela linha do mini-comboio da Caparica, mas depois ao longo das praias da Rainha, da Mata e da Saúde, até à Costa, assistindo ao ocaso gradual do astro-Rei e às lides da tradicional arte Xávega, tipo de pesa artesanal cujas origens se perdem na noite dos tempos.

Brincando aos comboios 😊 (ao longo da linha do Transpraia, o mini-comboio da Caparica)


O Sol desce sobre as praias da Caparica, enquanto avançamos para norte
e as redes são recolhidas por artes que têm séculos de história

x
Às 19h00 estávamos ... a matar a sede pela última vez. E meia hora depois terminávamos, junto aos Bombeiros da Caparica, onde nos havíamos encontrado mais de 12 horas antes. Depois ... havia os abraços e as despedidas, até à próxima "aventura" ... e havia que ir buscar o outro carro. Obrigado Cristina, Zé Manel, Arménio! Foi um belo dia de Marcha, com o Atlântico como tema.
Ver o álbum completo

Sem comentários: