quarta-feira, 8 de maio de 2024

Uma aventura no PANTANAL, BONITO e Cataratas do IGUAÇU

(3) Três dias nos rios e cachoeiras do Pantanal de BONITO

Na borda sudoeste do Pantanal, a cidade de Bonito e a Serra da Bodoquena constituem um dos principais polos de ecoturismo do estado do Mato Grosso do Sul. Depois da aventura no coração do Pantanal,
Ainda com o Daniel Rondon em Bonito, 05.05.2024, 08h00
a Bravo Brazil instalou-nos 4 noites no "Bonito Ecotel", uma muito boa unidade hoteleira perto do centro da cidade, onde os sete 4x4 que nos transportaram desde a inesquecível Barra Mansa nos deixaram a meio da tarde de sábado, 4 de maio. O Daniel Rondon, que aliás conduzia um dos veículos, só nos deixou no domingo de manhã ... antes de partirmos para a primeira das actividades desta segunda fase da nossa ronda brasileira. Com ele tínhamos também jantado na véspera, no Restaurante típico "Casa do João".
Tentar comparar Bonito com a Barra Mansa é comparar o incomparável. Na Barra Mansa estávamos afastados de tudo; éramos nós e o pessoal da fazenda. Em Bonito estávamos numa cidade, cosmopolita, cheia de vida, de movimento, de lojas, de restaurantes ... e de muita Natureza.
Na Estância Mimosa Ecoturismo, Bonito, 05.05.2024, 09h25
Tendo por base o "Bonito Ecotel" e de autocarro conduzido por um simpático Jesus ... seguiram-se três dias à descoberta de outros tantos encantos nos muitos rios de águas cristalinas que descem da Serra da Bodoquena. A Estância Mimosa, as nascentes do Rio Sucuri e a Fazenda Ceita Corê foram os locais
O caldeirão da poção mágica? Não ... a produção
artesanal do doce de leite na Estância Mimosa...
eleitos no programa desenhado pela Irene e Alice, com a Bravo Brazil do já nosso Daniel Rondon. Elemento comum às três maravilhas da Natureza ... a água, sem dúvida! E que águas! Pequenas caminhadas levaram-nos a recantos autenticamente paradisíacos. Em Lisboa, antes da partida, tinha posto dúvidas se iríamos ou não entrar nas cachoeiras que sabíamos que íamos ver ... mas lá não houve dúvidas nenhumas ... e poucos foram os locais onde estes dois arraianos (um é adoptado 😀) não se deliciassem. Depois, em qualquer dos três locais, o programa terminava com um revigorante almoço ... do qual nas sobremesas não faltava o "manjar dos deuses" ... leia-se doce de leite... 😂

Êxtase ... nas cachoeiras do Rio Mimosa, 05.05.2024
E se na Mimosa nos deliciámos com a frescura das cachoeiras ... no dia seguinte, nas nascentes do Rio Sucuri ... senti-me voltar aos meus tempos do mergulho amador, nos "anos loucos" do início da década de 70 do século passado. Creio que há quase 50 anos que não vestia um fato de neoprene...
Nas matas do Rio Sucuri, 06.05.2024 -
 Nas árvores há quem nos observe, curiosos...
E aí estão dois veteranos preparados para regressar ao mundo subaquático... 😊
O Rio Sucuri e o Rio Formoso são dois pequenos rios ao sul de Bonito, que atravessam a fazenda São Geraldo, como tantas outras originalmente dedicada à criação de gado. O desenvolvimento do turismo de Natureza iniciou-se na década de 90, tirando partido da extraordinária limpidez das águas, entre as mais cristalinas do planeta. E naquelas águas azul turquesa, munidos de máscara e snorkel ... deixamo-nos flutuar levados pela suave corrente, acompanhando miríades de peixes multicolores.
Os mergulhadores preparam-se ... para se extasiarem
E aí vamos nós para o reino da maravilha!
O que ali vivi (vivemos) ... é difícil de esquecer. Citando o próprio site da Rio Sucuri ...
Mais do que flutuar no azul surreal destas águas, este passeio proporciona ao visitante uma experiência marcante e segura, cheia de emoções, onde o divino, a natureza e o homem se encontram em perfeita harmonia e interacção.
Flutuação nRio Sucuri, 06.05.2024, ou ... no Reino da Maravilha!
Foram 40 minutos, condensados nos pouco mais de 4 do pequeno vídeo acima. Quem não quis fazer a flutuação foi no barco de apoio que igualmente recolhia quem quis sair antes do final. E foi ... uma das experiências mais maravilhosas das minhas muitas "aventuras" "Por fragas e pragas...".
Mas o dia 6 também era dia de aniversário ... da minha "mana velha" Maria dos Anjos. Por isso ... tinha levado uma garrafa de Quinta dos Termos Vinhas Velhas especialmente para este dia; bebemo-la ao almoço, depois da maravilha nas águas cristalinas do Sucuri. Há quase 5 anos ... tinha feito o mesmo no Peru, para celebrar o terminus do Caminho Inca de Machu Picchu.
E à noite, no "Bonito Ecotel" ... ainda houve bolo de aniversário, parabéns e espumante! 🎂
Fazenda Ceita Corê, 07.05.2024, 08h40
O terceiro e último dia em Bonito foi dedicado à Fazenda Ceita Corê ... mais um mundo de água, cachoeiras, caminhada, pontes suspensas, banhos ... e muita diversão. Em língua tupi-guarani, Ceita Corê significa “Terra de Meus Filhos”. Os guaranis eram povos indígenas que habitavam esta região e outras áreas que se estendiam pela Bolívia, Argentina e Paraguai. A sua presença ainda é fortemente reflectida no vocabulário e em alguns costumes e tradições locais.
Caminhada, pontes suspensas e cachoeiras na Fazenda Ceita Corê, 07.05.2024
Ceita Corê foi também para nós ... o mundo das borboletas. Esvoaçavam à nossa volta, pousavam nas mochilas, nas mãos, acompanhavam-nos no percurso ... se não mesmo na alegria e na diversão.
No mundo
das borboletas...

No mundo da água ... e da alegria de Viver!
Sabe tão bem estar de molho... 😂
Mas em Ceita Corê também havia flutuação, a partir da nascente do Rio Chapena. Sem fato de neoprene, dado que era menos tempo e a água menos fria. O rio nasce numa caverna com 155 metros de profundidade, a partir da qual se flutua rio abaixo até à lagoa frente à sede da fazenda. O nosso guia mergulhou e nunca mais aparecia; o fotógrafo local dizia ... "eu acho que vocês ficaram sem guia"... 😂
A caminho da nascente do Rio ChapenaCeita Corê, 07.05.2024, 12h00
Depois de na véspera nos termos maravilhado no rio Sucuri, a flutuação no Chapena não teve o mesmo impacto, o que não significa que tenha sido menos maravilhosa.
Flutuação nRio ChapenaCeita Corê, 07.05.2024
E com a Ceita Corê terminámos as actividades na zona de Bonito. Era suposto passarmos ainda a noite do dia 7 no "Ecotel". No dia seguinte seguiríamos para Iguaçu, com escalas em Campinas e em Porto Alegre; mas o aeroporto de Porto Alegre continuava encerrado, devido à tragédia que se abateu sobre o Rio Grande do Sul. Assim, a Azul alterou-nos os voos e acabámos por voar de Campo Grande para Campinas às duas e meia da manhã do dia 8; e de Campinas para Foz de Iguaçu às oito e meia!
E assim ... pouco depois das 19h de 3ª feira 7, estávamos a sair de Bonito no autocarro conduzido pelo nosso Jesus, para uma viagem de 300 km até ao já nosso conhecido Aeroporto de Campo Grande.
Voo Campinas - Foz do Iguaçu, à vista do Rio Iguaçu, 08.05.2024, 09h28
Depois da Barra Mansa e de Bonito ... a nossa epopeia ia passar à terceira e última fase...
(Escrito depois do regresso a Portugal, em 15 e 16.05.2024)                                  (Continua)