sábado, 8 de janeiro de 2022

Pela Fórnea de Alcaria ... na "minha" Serra d'Aire

Zambujal de Alcaria, o velho "Café da Bica", a Dª Meireles ... apesar de já inúmeras vezes lá ter voltado e os ter referido nestas memórias, estes nomes trazem-me recordações de mais de meio século!
Junto ao velho "Café da Bica", na minha velha
Zambujal de Alcaria, 8.jan.2022, 8h25
Nos meus "anos loucos" de 1970 a 1973, eternizados no endereço retrospectivo deste blog, era raro o fim de semana que eu e os meus companheiros de então não rumássemos à nossa velha Serra d'Aire. Quantas "aventuras" ... quantos instantâneos de uma vida ao ar livre ali foram intensamente Vividos.
Agora, mais de 50 anos depois, o que dizer de juntar Amigos da minha "família" dos Caminheiros Gaspar Correia e das "famílias" mais recentes de "aventuras", às quais me liguei nos últimos 10 anos? De certo modo ... muitas vezes me tenho sentido recuar meio século ... voltar àqueles "anos loucos"; em termos de "instantâneos de uma vida ao ar livre" (subtítulo do blog) ... os últimos 10 anos têm também sido intensos ... e às vezes "loucos" ... mas numa loucura sã ... intensamente Vivida e partilhada!

A caminho da Fórnea de Alcaria ... numa mahã gélida. Quando iniciámos os termómetros marcavam 0ºC
(Fotos de Natércia Dias)
Há muito que esta jornada à Fórnea estava planeada. Era preciso chuva nos dias anteriores, para alimentar a cascata ... era preciso disponibilidade do grupo que se juntasse. Por duas vezes foi agendada e por duas vezes desmarcada ... a segunda das quais por uma constipação do autor destas linhas ... providencial; no fatídico dia 27 de dezembro ... teríamos voltado rapidamente...
E fomos então 5 ... só nos faltava o 'Tim', para sermos os cinco da Enid Blyton 😁. Eu e a Natércia queríamos ver o nascer do Sol já lá ... mas íamos provocando um motim 🤣; pouco passava das seis da manhã ... fiz a pé os quase três km até casa dela, onde o Américo, Isabel e Zé Manel nos apanharam. Quando chegámos a Alcaria ... o Sol já iluminava os cumes ... mas os zero graus que o carro marcava sentiam-se bem. E lá fomos nós, finalmente a caminho da Fórnea.

Cascata da Fórnea - Não estava exuberante (temos de voltar um dia) ... mas mesmo assim encheu-nos a alma de cor e de som
Depois ... depois foi a subida à nascente da ribeira, a gruta da Cova da Velha e a subida da parede SW do "caldeirão" da Fórnea. Três destes cinco "aventureiros" ... precisam de treinar para "aventuras" mais exigentes que se avizinham nos meses vindouros...

Gruta da Cova da Velha, nascente da Ribeira da Fórnea
Os cinco "adolescentes" da subida da Fórnea e desta "aventura". Obrigado, Amigos!
Subida a Fórnea, é claro que uma incursão à Serra d'Aire não se ficaria por aí. Um dia chamaram-me guia ... e portanto desenhei um percurso circular que passasse por mais alguns locais emblemáticos do maciço calcáreo. E assim descemos ao Chão das Pias e ao Serro Ventoso ... para depois subirmos ao mágico e místico "Sítio do Elias", uma tosca cabana no meio do carvalhal, que um dia me deram a conhecer ... que hoje eu dei a conhecer a três dos meus quatro companheiros desta belíssima jornada.
Chão das Pias, a poente do cimo da Fórnea
Serro Ventoso
Descida para o Vale da Fonte, para depois subir a um local emblemático...
"Sítio do Elias" ... uma cabana mítica, num local mítico e místico ... onde almoçámos (Fotos de Natércia Dias e Américo Guerreiro)
Saímos do Elias em direcção ao Trilho da Bezerra, ou da Corredoura, a ecopista adaptada a partir da linha de comboio das Minas da Bezerra, para mais a norte voltarmos a descer para o vale do Lena.

No Trilho da Bezerra, ecopista construída a partir da antiga linha mineira
Descida para o vale do Rio Lena, com Porto de Mós ao fundo
Na parte final da caminhada, de regresso a Alcaria, subimos o vale do Lena, rumo às chamadas Penas do Castelo. Antes das quatro da tarde, com sensivelmente 18 km nos pés e quase 700 metros de desníveis acumulados, estávamos de novo no "meu" velho "Café da Bica".

Regresso a Zambujal de Alcaria, pelo vale do Lena e Penas do Castelo
Além das bicas ... uma esplêndida broa de batata repôs energias ... e trouxe mais quatro para recordação... 😋.
Clique no mapa para ampliar e aqui para ver no Wikiloc
Não vimos o nascer do Sol, mas este foi um magnífico dia de Sol de Inverno ... e um magnífico dia de convívio e de partilha de Amizades ... como há 50 anos ... quando a velha Serra d'Aire era "minha" e dos meus companheiros das "aventuras" de então ... quando todos éramos jovens ... como jovem também era a Dª Meireles que, hoje como então ... continua à frente do velho "Café da Bica", na "minha" velha aldeia de Zambujal de Alcaria! Saudades? Não ... recordações!

Obrigado Isabel, Natércia, Américo, Zé Manel!

Sem comentários: