segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Serra do Homem de Pedra, na VIII Caminhada da ADAVE

A ADAVE - Associação dos Amigos de Vale de Espinho - tem organizado nos últimos anos uma caminhada de verão a que chamou a "Caminhada da Saúde".
Das rotas do contrabando à nascente do Côa e aos trilhos da Malcata, as edições anteriores percorreram grande parte dos velhos caminhos que, há mais de 4 décadas, eram palmilhados todos os dias pela população, numa vida de trabalho e de sobrevivência. Não participei em todas; a última foi em 2016, em que o objectivo foram as ruínas do Sabugal velho. Para este ano, na VIII edição, a ADAVE delineou um percurso pela Serra do Homem de Pedra, a serra que, a norte, separa Vale de Espinho de Aldeia Velha e do Soito.
Pouco depois das 7h15 de uma manhã bem fresca para Agosto, estávamos a sair da sede da ADAVE, na antiga Escola Primária de Vale de Espinho. Pelo Cabeludo, seguimos para nordeste, rumo à Có Pequena e Seixel, passando perto das "minhas" Fontes Lares. Lá no alto estava o parque eólico que desde há uns anos "ornamenta" muitas das nossas serras. Apesar dos mais de 200 participantes, o ritmo era acelerado; pouco mais de uma hora depois estávamos nos 1140 metros de altitude dos cabeços Melhano e do Homem de Pedra. A atmosfera límpida dava-nos uma panorâmica de 360º, da Marofa à Guarda, Serra da Estrela, Gardunha mais ao fundo, a Malcata e as Mesas, o "meu" Xalmas, as serras da Gata e da Peña de Francia e até, ao longe, as alturas de Bejar.

A bom ritmo, Serra Madeira acima, rumo ao Homem de Pedra - 12.Agosto.2019, 7h50
O "meu" Xalmas altaneiro (foto de cima) e, ao fundo, a nordeste, a Serra da Peña de Francia
Junto à torre de vigia do Homem de Pedra, a organização tinha providenciado um pequeno almoço serrano: pão, queijo, presunto, vinho e outras bebidas. A manhã continuava fresca e ventosa, mas as iguarias prenderam ali o grupo por cerca de 40 minutos. Depois, voltámos um pouco atrás, pelo Cabeço Melhano, para já na descida virarmos em direcção ao Soito, pelo Barrocal e pela Malhada Alta.
Um pequeno almoço serrano, junto à torre de vigia e ao geodésico do Homem de Pedra (1135m alt.) ...
... com a Serra da Estrela ao fundo
E do alto do Homem de Pedra descemos rumo ao
Soito, junto ao muro da antiga quinta das Devesas
Aos 1000m da Malhada Alta inflectimos para sul, para os Urejais, tomando o caminho novo entre o Soito e Vale de Espinho. Às 10h40 passávamos de novo pela Có Pequena ... e já só faltava descer o Areeiro, de regresso a Vale de Espinho. O sino dava as onze horas quando chegámos às Eiras, com pouco mais de 15 km nos pés, percorridos à boa média em movimento de 5,1 km/h.
A sempre bela vista de Vale de Espinho do caminho do Areeiro, com as encostas da Malcata ao fundo
Mas a festa da ADAVE não ficaria completa sem o tradicional almoço, este ano na nova praia fluvial de Vale de Espinho, junto à Ponte Nova. Há pouco mais de três meses ...
(Clique no mapa para ampliar e aqui para o álbum completo de fotos)
por ali tinha iniciado o Caminho de Santiago 2019, com a minha "mana" Paula. Parabéns à ADAVE por mais esta iniciativa, que mais uma vez animou o verão de Vale de Espinho.

Almoço de convívio, finda a caminhada,
na praia fluvial da Ponte Nova

Sem comentários: