domingo, 11 de novembro de 2018

Luxemburgo ... num mergulho nas cores do Outono

Um fim de semana relâmpago no Luxemburgo, associado ao casamento de um familiar próximo, permitiu um autêntico mergulho nas cores outonais, nos bosques entre Senningerberg e a capital do Grão Ducado. Foi de certo modo reviver o Outono de 2011, em que igualmente assistimos à maravilha das falling leaves e ao quadro realista que as mesmas pintam.
Senningerberg, 9.Novembro.2018, 8h55
Logo à chegada, 5ª e 6ª feiras, o Outono luxemburguês mostrou-se bem mais adiantado que o português ... além da riqueza dos bosques, ali a menos de uma dúzia de quilómetros da grande cidade. O casamento foi no Castelo de Bourglinster ... só por si uma espécie de regresso à Idade Média.
Bourglinster e o seu Castelo e envolvência natural, 10.Novembro.2018
Sábado foi um dia chuvoso, mas domingo amanheceu semi soalheiro ... enquanto sabíamos que em Lisboa chovia torrencialmente. Saí de Senningerberg às dez da manhã; tinha portanto cerca de três horas para uma caminhada a solo, até à hora do almoço, com a família e amigos. Comecei por rumar ao já conhecido bosque de Grünewald ... e o êxtase começou.

Há cor e há formas ... há
magia no bosque de Grünewald
A Luz que ilumina
e dá cor à Vida...
Do Grünewald rumei a sul, ao vale do Glaasburgronn, onde nascem múltiplas fontes de água que sai do grés luxemburguês e que se reúnem num pequeno ribeiro que corre para Dommeldange, onde se juntam ao rio Alzette. À medida que descia o vale, bem pronunciado, continuavam a suceder-se os quadros de sonho, fazendo esquecer que estava a curta distância do centro da cidade.

Ao longo do fértil e pronunciado vale de Glaasburgronn, de águas puras
Pouco depois do meio dia estava entre Dommeldange e o planalto de Kirchberg. O plano poderia ser regressar a casa, subindo agora a margem esquerda do Glaasburgronn, ou continuar para sudoeste, continuando a descer o vale. Foi esta a opção tomada ... aproveitando a boleia do irmão, filho e netas, que estavam na cidade 😊. E assim, com quase 12 km percorridos em pouco mais de duas horas, a "recolha" foi à entrada de Dommeldange, regressando a Senningerberg pela Route d'Echternach.

Próximo de Dommeldange, em quase fim de uma jornada pedestre ... e de um mergulho nas cores do Outono
À noite ... estávamos a voar de regresso a Lisboa.
Ver o álbum completo

Sem comentários: