domingo, 15 de novembro de 2015

Serra da Penha, Castelo de Vide

Os Caminheiros Gaspar Correia tinham agendada para o fim de semana de 14 e 15 de Novembro uma actividade na zona de Castelo de Vide. Quis contudo o conturbado mundo em que vivemos que partíssemos para este fim de semana na sequência da trágica noite de barbárie em Paris, com mais de uma centena de vidas inocentes perdidas. Cada vez mais a Vida vale pelo momento presente!...
A caminhada iniciou-se junto à Fonte da Mealhada, que teve protecção régia de D. Manuel I. Por ladeiras e ladeando velhas quintas, subimos a Serra da Penha, sobranceira à vila, até ao geodésico do Facho (762m alt.), de onde a vista alcança Marvão, terras de Espanha, o vale do Tejo; ao fundo, na neblina, percebia-se Castelo Branco.

Velhas quintas, na subida da Fonte da Mealhada à Serra da Penha, 14.11.2015
Subida "radical" à
Serra da Penha
Castelo de Vide aos pés
Geodésico do Facho (762m alt.)
Do Facho descemos ao pequeno Santuário de Nossa Senhora da Penha. Reza a lenda que, andando certo dia um pastor a guardar o rebanho, viu um grupo de malfeitores que planeavam roubar-lhe as ovelhas. Nossa Senhora apareceu então ao pastor, montada num burrinho, transformando o dia em noite e impedindo assim que se consumasse o roubo.
Capela da Senhora da Penha
O povo, vendo que na serra era de noite e sabendo posteriormente o que tinha acontecido, resolveu edificar uma capela à Senhora da Penha e escolheu para isso o sítio do Pouso, no sopé da serra. Contudo, cada vez que as obras eram iniciadas, eram misteriosamente destruídas, chegando o povo de Castelo de Vide a montar guarda durante a noite para impedir tal destruição, o que não resultou. Só quando a capela se começou a construir no local da aparição é que foi possível completá-la ... e assim a Senhora da Penha dali passou a olhar a vila.

Castelo de Vide aos pés, com Marvão ao fundo, à direita
Da Senhora da Penha seguimos para noroeste, percorrendo parte do GR41, a Grande Rota de Castelo de Vide. Senhora do Bom Fim, Fonte do Cortiço ... e entrámos na vila por noroeste. As ruas estreitas da Judiaria de Castelo de Vide e as belas panorâmicas sobre o casario, a partir do Castelo, seriam os pontos de interesse do restante percurso e da visita mais turística que o complementou hoje. Uma visita excelentemente guiada pelo Sr. Carolino Tapadejo, um poço de saberes sobre a cultura Sefardita.

Da Serra da Penha a Castelo de Vide
Hoje, domingo, a actividade terminaria em Marvão, apinhada de gente na Festa da Castanha. E S. Martinho proporcionou um autêntico verão, neste belo fim de semana vivido a sul.

15.11.2015 - Marvão. Ao fundo, terras de Espanha.
E um belo Sol a caminho do poente
Ver o álbum completo

1 comentário:

Paula Francisco disse...


Lindas palavras e fotos. Parabéns