domingo, 19 de julho de 2015

A noite dos morcegos
                   ... nos Olhos de Água do Alviela

A "Noite dos Morcegos" é uma acção promovida pelo Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio - no espaço que envolve a nascente dos Olhos de Água do Alviela ... um dos locais das minhas "aventuras" dos longínquos anos 70 do século passado, primeiro nos tempos áureos da Espeleologia, depois para estudo dos nossos "primos" quirópteros, já nos tempos de faculdade.
Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio
Como actividade extra, os "meus" Caminheiros Gaspar Correia calendarizaram uma visita àquele mundo dos morcegos ao final da tarde de um sábado quente de verão. E lá voltei, assim, às "minhas" velhas nascentes do Alviela, onde já não ia há mais de 10 anos. A acção desenvolvia-se só a partir das 19:30h, mas cerca de duas horas antes estávamos lá, alguns para gozarem a frescura da praia fluvial - onde um dia, na "préhistória", tive de lavar uma mochila dentro da qual se havia vertido um pudim... J - e outros, como eu e a minha "sócia", para uma pequena caminhada proposta pelo roadbook do Centro, na "Rota dos Moinhos". Por ali passa aliás o "Caminho do Tejo" dos Caminhos de Fátima e de Santiago; parte do percurso pedestre coincidiu, por isso, com o início do 4º dia do Caminho de Fátima que fiz em 2013 com os Novos Trilhos.

18.07.2015, 18:20h - À vista da aldeia de Monsanto do Ribatejo, perto das nascentes do Alviela ...
... na Rota dos Moinhos ...
... e nos Caminhos de Fátima e de Santiago
A actividade propriamente dita começou por uma explicação e visita ao Carsoscópio, onde se divulgam as principais características geológicas e ambientais do ecossistema das nascentes do Alviela e das diversas espécies de morcegos que ali vivem.
Os Caminheiros reúnem-se para a "Noite dos Morcegos"
(Foto: Natércia Dias) 
Associados às mais variadas crenças e alvo de desconfiança como transmissores de doenças, os morcegos são criaturas mal amadas e subestimadas em termos de importância ecológica. Segundo as crenças ciganas, por exemplo ... o morcego foi criado por um beijo dado pelo Diabo a uma mulher adormecida!
De Abril a Setembro, as grutas que envolvem a nascente do Alviela e a Ribeira dos Amiais são procuradas por várias espécies de morcegos, que ali se reproduzem. Durante este período, dão à luz normalmente uma única cria, que cresce rapidamente durante os meses quentes do ano.

A caminho da Lapa da Canada (grutas do Amiais)
Ao lusco fusco e depois já noite, junto à entrada da Lapa da Canada, "armados" de detectores de ultra sons para "ouvir" os morcegos, dispusemo-nos num anfiteatro construído com troncos. Primeiro através de alguns "batedores" que vinham ver se éramos de confiança, os morcegos começaram a sair do seu mundo subterrâneo, por vezes com voos rasantes às nossas cabeças.
No anfiteatro natural à entrada da Lapa da Canada
Presentemente, a entrada nas grutas está vedada por traves de madeira, como é compreensível. Naquele mesmo anfiteatro e mesmo na plataforma à entrada da gruta, há 40 anos e mais, era precisamente o local onde costumávamos acampar ... nos anos "loucos" e "revolucionários" da década de 70 do século passado... J.


 Acampamento nas nascentes do Alviela ...
 em 13 de Setembro de 1975


Morcego-de-ferradura-mediterrânico (Rhinolophus euryale) (Foto: Centro Ciência Viva do Alviela)
Foi assim uma bela actividade ... e um regresso ao passado quase pré-histórico de há mais de 40 anos...!

Sem comentários: