sábado, 9 de fevereiro de 2013

Quintas além Penedo (Runa), com os mariolas.com

Caminhando por entre as fragas e pragas das redes sociais, nos últimos dois anos conheci dezenas de outro(a)s apaixonado(a)s pela vida ao ar livre, pelo respirar os ares e os odores da Natureza. Da grande urbe à minha Malcata, ao Côa, ao Gerês, a Somiedo, todos fazemos parte de uma comunidade ... a comunidade dos que se sentem "pedra, orvalho, flor ou nevoeiro"...
Runa, 9.02.2013, 5ºC - Tínhamos partido rumo a Penedo
Vivo a Natureza integrado nela,
de tal modo que chego a sentir-me,
em certas ocasiões,
pedra, orvalho, flor ou nevoeiro.
Nenhum outro espectáculo
me dá semelhante plenitude
e cria no meu espírito
um sentido tão acabado
do perfeito e do eterno.
Miguel Torga
Há algum tempo já que vinha acompanhando as actividades de um grupo informal de caminhantes - os Mariolas - do qual conhecia aliás alguns elementos, de outras "aventuras" noutros destes grupos que se têm formado - felizmente - através da internet e das redes sociais. Hoje foi a vez de participar numa actividade organizada por estes amigos, em terras de Runa e por quintas ... além Penedo. Penedo é uma pequena aldeia próximo de Runa, no concelho de Torres Vedras. Para leste e sudeste de Penedo, estendem-se quintas e vinhedos, matas de carrasco e urze, mas também de carvalhos, sobreiros, medronheiros, zambujeiros.
Antigo pombal, junto à aldeia de Penedo
E aqui também há "selvas"...
Moinho da Carrasqueira
Odores fortes, por vezes, talvez de predadores selvagens como o saca-rabos ou a raposa. Aves de rapina sobrevoavam o descampado, à procura de presas incautas. Destacando-se nos campos, de onde em onde, várias quintas, muitas ainda bem cuidadas, como a Quinta da Granja, a Quinta (velha) do Espanhol, a Quinta Nova do Espanhol, a Quinta da Conceição, a Quinta da Curvanceira, a Quinta dos Vales, a Quinta do Codorno, a Quinta da Casa Boa.
Por entre matos
e vinhedos...
Quinta (nova) do Espanhol
                         
A Quinta nova do Espanhol e parte da ribeira do mesmo nome fizeram-me relembrar a caminhada feita em Setembro de 2012 com a minha "família" caminheira, na "rota da vinha e do vinho". Mas apenas pequenos troços foram comuns.

Ao longo da Ribeira do Espanhol
Cores e odores de uma Primavera anunciada
Aves de rapina sobrevoavam o descampado
Quintas e vinhedos, aos pés do Moinho de Caixaria
E o grupo (quase) todo, no Moinho da Caixaria
Foi assim um sábado de Carnaval a cheirar já a Primavera. Os 5ºC com que partimos de Runa às 9 horas da manhã rapidamente subiram ... ao ritmo a que se desenvolvia a caminhada e o convívio entre os quase 30 participantes. Obrigado Mariolas, obrigado amigos! Mais fotos aqui.



Sem comentários: