sábado, 17 de janeiro de 2026

Vale do Jamor... em estreia "gasparita" de 2026

Em junho de 2023, na 4ª etapa da "Rota dos Palácios", com mais 8 carolas das caminhadas, fui de Oeiras a Queluz, seguindo a partir da Cruz Quebrada o vale do rio Jamor. Hoje, na primeira actividade do ano dos Caminheiros Gaspar Correia - a grande família gasparita - descemos o Jamor desde o fundo de Carnaxide, junto ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição da Rocha.
Santuário de Nª Srª da Conceição da Rocha,
17.01.2026, 10h00, junto ao rio Jamor
O Santuário da Senhora da Conceição da Rocha é um Santuário Mariano no vale do Jamor, na localidade de Linda-a-Pastora. A 31 de Maio de 1822 foi encontrada uma imagem de Nossa Senhora da Conceição - padroeira de Portugal - numa gruta das margens do Rio Jamor. Sobre o local da aparição, foi mais tarde construído este templo, inaugurado em 1893.
Descendo o Jamor, pelo túnel sob a A5 e pelos passadiços que em 2023 estavam destruídos
Mas depois... nem tudo foram rosas, para chegar ao Moinho de Linda-a-Velha
Começou a "dança na lama", na descida
para o Centro de Treino de Ténis do Jamor
Cruz Quebrada, 12h15... próximo da foz onde o Jamor se entrega ao Tejo
O topónimo Cruz Quebrada flutua entre a lenda de um cruzeiro partido por uma cheia e o romantismo de um marco de navegação que sucumbiu ao tempo. A Cruz Quebrada ensina-nos que mesmo o que se parte pode dar nome a um lugar, pode criar uma identidade nova e tornar-se um ponto de chegada.
Agora, há que subir de novo o curso do rio... e vinha lá chuva...
E aí estava ela...
Que borrasca havia para os lados de Cacilhas...
Mas entretanto eram horas de almoço, junto à Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem
O nome "da Boa Viagem" não é por acaso: era aqui que as famílias dos pescadores e marinheiros da zona (e também de Paço de Arcos) vinham rezar e acender promessas, pedindo proteção contra as tempestades e o sucesso das fainas. Foi ali que almoçámos, com Tejo lá em baixo.
Farol do Esteiro, que em conjunto com o Farol da Gibalta, mais abaixo, e o Farol de S. Julião,
formam o que se chama de uma "linha de enfiamento"
Regressamos ao vale, agora rumo a montante
O Jamor proporciona belos recantos, belas cores
Estávamos na parte final desta estreia "gasparita" de 2026! Junto ao Jamor, regressaríamos ao túnel sob a A5 e à Senhora da Rocha, totalizando 10 km de uma bela caminhada com alternância entre Sol e chuva. Venceu contudo o astro rei... e venceu o convívio a indiciar a continuidade deste "jovem" grupo de caminheiros, no início do seu 41º ano de vida.
Clique para ver no Wikiloc ou no Relive

E assim se passaram umas horas de ar livre... na véspera de umas eleições que podem ditar muito do futuro deste cantinho lusíada.

Sem comentários: