sexta-feira, 8 de setembro de 2023

Cammino di Assisi ... nos passos de S. Francisco e Santo António (2)

Dal Sacro Monte della Verna a Gubbio

Acordar em La Verna e ir para o ar fresco da manhã, antes mesmo do nascer do astro rei ... é um autêntico Despertar dos Mágicos. No terreiro da Santa Croce ou no interior do Santuário ainda deserto ... respira-se Paz ... sente-se Amor. Sem dúvida neste Caminho há um antes e um depois de La Verna!

Depois de um dia mágico ... um autêntico Despertar dos Mágicos em La Verna, 04.Set.2023, 06h50
Depois do Sacro Monte della Verna... seria difícil extasiar-me mais ... tanto mais que grande parte da manhã do dia seguinte ficámos a vê-lo ficar para trás. Caminhávamos agora para sudeste, rumo à Umbria ainda distante, no dia em que ultrapassámos os primeiros 100 km desde o início.

O Monte della Verna ia
ficando para trás, a norte...
Já há tantas folhas caídas no chão que pisamos no Caminho...
Eremo della Casella, pequena Ermida
Franciscana no cume do Monte Foresto

Pequenos pontos, pequenas
marcas ... que marcam o Caminho
Caprese Michelangelo, terra natal de Michelangelo, onde terminámos a 6ª etapa de Caminho ...
... e onde iniciámos a 7ª etapa, com este magnífico nascer do Sol - 05.Set.2023, 07h10
Através da ruralidade dos campos e montes de Fungaia ... com um último adeus a La Verna, lá ao fundo...
Ao 7° dia de Caminho, entre Caprese e Sansepolcro, surgiu-nos pela primeira vez, contudo, uma etapa com muito alcatrão e muito estradão. A Toscânia ia ficando para trás.
 
Na barragem e nos campos alagados do Tevere, 05.Set.2023, 12h30
Igreja de Santa Maria dei ServiSansepolcro,
em cujas instalações para peregrinos nos instalámos
Sansepolcro, Igreja de S. Francisco, 05.Set., 16h50
Ruas de
Sansepolcro ... e um merecido
gin... 😊
06.Set.2023, 08h30 - 8ª Etapa: subida de Sansepolcro ao Eremo de Montecasale
Imerso no verde dos bosques, e embora o edifício original remonte ao Séc. XI, Montecasale foi fundado por Francisco de Assis em 1213, que a recebeu de presente do bispo de Città di Castello. Toda a ermida é rica em memórias franciscanas: o oratório com a pedra que Francisco usou como cama, um crucifixo trazido pelo Santo, três pequenas urnas contendo algumas relíquias, dois crânios dos ladrões cuja conversão se lhe atribui ... e até, quem sabe ... o próprio Padre Giovanni, que tão amavelmente nos recebeu e que é a prova viva de que a vida monástica pode contribuir para a longevidade: 96 anos de idade e 82 de eremita não será para todos...; será o Padre Giovanni a reencarnação de S. Francisco?...

No Eremo de Montecasale, com o Padre
Giovanni ... uma autêntica lenda viva!
Nos montes entre Montecasale e Celalba, a caminho de Città di Castello
O Eremo de Montecasale foi sem dúvida o ponto alto da oitava etapa. Entretanto a meteorologia começava a enviar algum calor ... enquanto os bosques diminuíam gradualmente. Um bar "perdido" na pequena povoação de Celalba foi o oásis que encontrámos para almoçar ... e às cinco da tarde estávamos em Città di Castello, com mais 28 km percorridos e mais quase 900 metros de desníveis.
Città di Castello, já na Umbria, 06.Set. - Um jantar comunitário no Mosteiro de Santa Cecilia, 19h50
Um jantar comunitário, sim ... mas com um grupo de peregrinos, maioritariamente italianos, pouco comunicativos e mesmo pouco simpáticos, que viríamos a encontrar uma vez ou outra nos dias seguintes. E o dia seguinte ... eram 30 km com mais de 1100 metros de desnível de subidas.
Città di Castello, 07.Set.2023, 06h55 - Para uma etapa de 30 km ... havia que sair cedo...
Contudo uma etapa rural, sem grande história ... a não ser tratar-se, para mim, de um dia especial...
E 30 km depois ... Pietralunga e a sua Igreja de Santa Maria, 16h30
Pietralunga é uma pequena mas muito bonita cidade, no cimo de um morro com uma bela panorâmica. Alojados no Refúgio Paroquial ... este foi talvez o dia do melhor jantar do Caminho, na muito recomendável Locanda dei Fiorucci. Estávamos a três etapas do nosso destino ... Assis.

Pietralunga, 19h50 - Com esta vista panorâmica da Locanda dei Fiorucci ... o melhor jantar do Caminho
Pietralunga, 08.Set.2023, 06h30 - De saída do Refúgio ... íamos tomar o pequeno almoço e partir para a 10ª etapa
Antes da unificação italiana, Gubbio fez parte dos Estados Pontifícios, mas as suas raízes remontam à idade do bronze e aos úmbrios, povo pré-romano que deu o nome à região. O seu patrono é Santo Ubaldo, que em 1151 terá tido intervenção milagrosa na vitória de Gubbio sobre outras cidades estado vizinhas. Como cidade monumental que é, Gubbio foi uma bela surpresa neste Caminho.

Ao meio dia do nosso 10º dia de Caminho, entramos em Gubbio, uma cidade monumental e cheia de história
Igreja de S. Francisco de 
Assis, em Gubbio
Para dormirmos em Gubbio, nada melhor do que o
Convento de S. Francisco, nas traseiras da Igreja
Tínhamos uma tarde para visitar Gubbio ... com o nosso amigo Antonio Pascale como cicerone, já que ele já conhecia a cidade. E assim ... subimos na original funivia ao Santuário de Santo Ubaldo, padroeiro da cidade, quase no cume do Monte Ingino, de onde se avista toda a cidade e arredores.

Subida nas originais cabines abertas da funivia de Gubbio ao Monte Ingino
Basílica de Santo Ubaldo, padroeiro da
cidade de Gubbio, no Monte Ingino
Regresso às ruas do centro histórico de
Gubbio e monumento ao seu padroeiro
Teatro romano de Gubbio, 08.Set.2023, 17h05
Mas a cidade ainda tem para contar a bela história do lobo de Gubbio. S. Francisco de Assis, encontrando os cidadãos assustados com a presença de um lobo feroz que os atormentava, decidiu procurá-lo. O lobo recebe São Francisco ameaçadoramente, mas depois de receber a bênção e de ouvir as suas palavras de reprovação pelo seu comportamento feroz, acalma-se. Francisco promete ao lobo que, se ele se arrepender do mal feito e mudar o seu modo de vida, o povo ficará feliz por recebê-lo na cidade e alimentá-lo.
Monumento alusivo ao episódio do
lobo de Gubbio - o irmão lobo - junto
à Igreja de S. Francisco
O lobo aceita esse acordo e coloca o focinho no joelho de Francisco, como sinal de submissão. Francisco e o lobo entram em Gubbio sob os olhos atónitos dos cidadãos. O pacto foi respeitado por ambas as partes e grande foi a gratidão dos habitantes de Gubbio a São Francisco, como grande e sincera foi a sua dor, alguns anos depois, pela morte do "irmão lobo".

Quanto a nós ... i quattro pellegrini portoghesi e un italiano ... estávamos cada vez mais próximos de Assis ... menos de 50 km. Faltavam-nos duas etapas ... mas faltava-nos a etapa ... a que chamei de todas as provações. Vou deixar os leitores em suspense ... a terceira e última crónica deste fabuloso Cammino di Assisi contará ... a provação e o êxtase!...

(Escrito na semana que se seguiu ao Caminho)

Continua         

3 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Zé Carlos achei as tuas etapas de devoto peregrino muito ricas de informação e beleza. Claro, é Itália, país milenar e prenho de rica história. Sobretudo usufruiste de uma experiência e transformação interior. Um abraço de parabéns e agradeço a tua partilha.

José Carlos Callixto disse...

Obrigado ... só é pena não saber quem és... 🙄

Jacinta Franco disse...

José Carlos, espero que seu relato chegue a um grande número de leitores-peregrinos, pois é uma belíssima e enriquecedora imersão neste caminho tão especial! Obrigada!