quarta-feira, 27 de julho de 2022

Nasce o Sol sobre as searas ... em Bürgel, antiga DDR

Quatro dias depois de ter regressado dos Alpes, estava a voar com a minha companheira de Sonhos e de Vida para Berlim e para a Turíngia, onde já estivemos por duas vezes, por conta de termos um sobrinho ali radicado. Uma semana na pequena cidade de Bürgel, próximo de Jena, na ex-DDR ... onde ainda se encontram relíquias de um passado ainda presente em muitas memórias. Hoje, cá e lá ... temos dúvidas sobre um futuro cada vez mais inseguro e incerto; estávamos a 2200 km de casa ... a menos de mil km da guerra... 😥 Por isso e por muito mais, cá e lá ... o presente é que conta!...
Don't dream your life ... live your dreams
22.Jul.2022, 06h25 - Ruralidade e Natureza em Bürgel, Turíngia
Uma semana na Turíngia permitiu pequenas incursões pedestres, maioritariamente a solo ... e matinais. Nesta altura do ano, naquelas paragens o dia começa antes das cinco da manhã, com o Sol a nascer vinte minutos depois. Por isso, depois de uns curtos 6 km na sexta feira ... no domingo saí eram 4 e 40, com o alvorecer. Queria ir ver nascer o astro rei ... queria procurar a luz também ali ... o ar ... a Natureza ... o Universo ... e em cerca de três horas vi três corços, uma raposa, dois coelhos, milhafres, e até duas águias; pelo menos os corços também me viram ... mas não se deixaram fotografar.
Também vi campos cultivados, alguns a perder de vista. Afinal não é só a Ucrânia que tem cereais; e nestes tempos conturbados ... voltar à terra é viver! Portugal precisa de ir ver aqueles campos...
24.Jul.2022, 04h50 ... e já vai alvorecendo o dia, em Bürgel
24.Jul.2022, 05h19 - Nasce o Sol sobre as searas, entre Bürgel e Hohendorf, Turíngia
Igreja de Hohendorf ... 05h50
Floresta e ruralidade em conjugação perfeita
De regresso a Bürgel, 07h45 ... 14 km percorridos antes das oito da manhã...

Clique no mapa para ampliar
ou aqui para ver no Wikiloc
Com a "parceira", tínhamos estado em Jena no sábado, véspera deste percurso madrugador. Não houve caminhada propriamente dita, mas fomos relembrar as panorâmicas da Fuchsturm, a torre da raposa, onde há 11 anos jantámos, na nossa primeira visita à Turíngia.
Fuchsturm, a torre da raposa, Jena, 23.Jul.2022, 16h45
E como os voos foram para e de Berlim ... os últimos dois dias em terras alemãs dedicámo-los à capital. A minha raiana não conhecia e eu ... voltei a Berlim 57 anos depois da minha segunda e última vez (1965) ... e 61 anos depois da primeira, em Junho de 1961 ... pouco mais de um mês antes da construção do muro! Agora, 28 anos depois da queda do muro, Berlim continua a viver entre o passado e o presente ... a olhar com esperança para um futuro sempre incerto.

26.Jul.2022 - Berlim ... entre o passado e o presente

Sem comentários: