sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Rota do Malhão, Aldeia do Bispo

A associação RAIAR, de Aldeia do Bispo - aldeia raiana a 11 km da "minha" Vale de Espinho - inaugurou em 2007 aquele que é até agora o único percurso pedestre sinalizado do Concelho do Sabugal: a Rota do Malhão. Tendo já passado anteriormente nalguns troços deste PR, ainda nunca o havia percorrido na totalidade. Foi hoje... J.
Aldeia do Bispo, manhã gélida de 6.01.2012
Trata-se de um percurso circular de pequena rota, com sensivelmente 12 km de extensão, maioritariamente ao longo de antigos caminhos rurais. Engloba dois miradouros naturais de onde se avista uma vastíssima panorâmica: o Malhão, que dá o nome à rota, a 1105 metros de altitude, e o Cabeço Vermelho, sobre a raia, a 1126 metros.
Pouco antes das 8 e meia de uma manhã gélida - os campos geados testemunhavam bem os 2,2ºC que os termómetros assinalavam - estávamos assim a deixar o carro em Aldeia do Bispo; ao contrário da longa jornada de anteontem, esta foi uma caminhada a dois. Uma suave subida ao longo da ribeira dos Munhos permitia-nos ouvir o cantar da água, a acompanhar o estalido dos cristais de gelo que as nossas botas iam pisando. Um pequeno desvio levou-nos à margem da ribeira e a um conjunto de sepulturas antropomórficas perdidas nos matos ... e na noite dos tempos.

Ribeira dos Munhos
Sepulturas escavadas na rocha, junto à Ribª dos Munhos
Acima já dos 1000 metros de altitude, o objectivo era agora a cumeada da Serra Alta, onde se situa o miradouro do Malhão. Ali se ergueu uma mesa de orientação que, além da identificação das serranias e povoações que se avistam ... também indica as distâncias para lugares tão distantes como S. Petersburgo ou Istambul! O cenário estende-se para norte e leste, destacando-se no horizonte a Serra da Penha de França e, mais perto, o morro imponente do Xálima.
A Serra da Penha de França sobressai no horizonte
Quem me dera
poder voar assim!
Miradouro do Malhão (1105m alt.)
Penha de França
Ao fundo recorta-se o Xálima, imponente
Do Malhão descemos à Rodeira, na estrada Foios - Aldeia do Bispo, para logo subirmos a empinada escarpa do Cabeço Vermelho, ponto mais alto do percurso. Agora ao longo da raia, voltámos a descer para o Vale Salgueiro ... a que chamaríamos o reino dos líquenes e dos musgos.

Geodésico do Cabeço Vermelho, 1126m alt.
No Cabeço Vermelho
Foios, do Cabeço Vermelho
E o Xalmas, sempre o Xalmas, "deus" das águas
No reino dos líquenes e dos musgos
E ... estamos quase no fim de mais uma caminhada
Pouco depois do meio dia, com pouco mais de 12 km percorridos, tínhamos completado esta bela Rota do Malhão. Sem dúvida aconselhável.

2 comentários:

Gambuzina disse...

Lindo o vosso abraço que pontua de alegria a vossa caminhada!!
Uma vez mais, Parabéns!!
S.Valentim

Unknown disse...

Foi uma verdadeira emoção, ver a reportagam desta caminhada.
Caminhar nestas regiões em Janeiro? Nem imaginava que fosse possivel.
Afinal, só nestas alturas se pode medir a verdadeira dimensão destas terras e compreender a natureza destas gentes : rudes como o clima mas fortes como o sol que tudo ilumina.
Foi uma das melhores recompensas que a Raiar recebeu desde que iniciámos os trabalhos sobre este percurso.
Obrigado José Carlos
Domingos Ricardo