sábado, 16 de julho de 2011

De Vale de Espinho à Serra da Opa

Tal como havia feito em Agosto de 2008, quando da "romagem" à Senhora da Póvoa, aproveitei hoje uma vinda do meu júnior mais novo a Vale de Espinho para uma travessia longa da "minha" Malcata: 15 minutos antes das seis da manhã estava a partir para uma caminhada que viria a totalizar 28 km e que me levaria ... ao Terreiro das Bruxas. A ideia era, se houvesse tempo para isso, a de subir ainda à Serra d'Opa, a serrania fronteira àquela povoação e que domina a Cova da Beira, embora soubesse de antemão que quase de certeza não concretizaria esse plano, dado que a boleia de regresso a Vale de Espinho deveria passar ainda antes do meio dia, como se veio a verificar.

16.07.2011, 5:55h - O Sol ainda não nasceu sobre Vale de Espinho...
6:20h - ... e a Lua ainda olha pela capela do Espírito Santo, Quadrazais
O dia amanheceu por alturas do Espírito Santo. A jornada tinha que ser tecnicamente fácil, pelo que o percurso seguido foi o do estradão Quadrazais - Malcata. Seguiu-se a descida para a Ribeira do Arrebentão, ligeiramente a norte de Meimão ... e a penosa subida para a estrada Meimão - Sabugal.

Barragem do Sabugal, do estradão Quadrazais - Malcata
Lagoeiro, descendo para o vale do Arrebentão (Meimão)
Meimão e albufeira da Ribeira da Meimoa
Antes das 10 da manhã, com 20,5 km percorridos em 4 horas, estava no alto da Malhada da Pirraceira, à vista de Santo Estêvão e da Cova da Beira, com a Serra de Opa ao fundo! A partir daí, a descer ... a média aumentou. Em pouco mais de 35 minutos estava em Santo Estêvão, mais 15 minutos e estava a entrar no Terreiro das Bruxas. A Serra de Opa lá estava, apelativa ... mas não daria tempo de a subir e regressar. Por isso ... avancei até à Fonte dos Mourinhos, na estrada de Caria ... onde pouco depois das 11 horas o meu júnior me "capturou".

Cova da Beira à vista: Santo Estêvão e a Serra da Opa
Santo Estêvão
10:47h - Terreiro das Bruxas e a Serra da Opa: a "corrida" estava a acabar...
Fonte dos Mourinhos (Terreiro das Bruxas) ... onde fui "capturado", com 27,6 km percorridos em 5h e 23 minutos
A Serra de Opa merecerá uma "descoberta" mais específica. Esta jornada foi mais, portanto ... um "teste de resistência". Caso tivesse sido uma jornada de dia inteiro, teria hoje certamente batido o meu "record" pessoal de distância. O de média de andamento creio que terei batido... J.



(Álbum de fotos completo neste link)

Sem comentários: